Banco de Dados - SQL Server

O que existe de novidade no SQL Server 2008

O SQL Server 2008 é a próxima versão da família Microsoft SQL Server. É fornecida uma plataforma de comunicação de dados ainda mais completa, segura, confiável, gerenciável e escalonável para suas aplicações.

por Diego Nogare



O SQL Server 2008 é a próxima versão da família Microsoft SQL Server. É fornecida uma plataforma de comunicação de dados ainda mais completa, segura, confiável, gerenciável e escalonável para suas aplicações. Permitindo aos desenvolvedores criem aplicações de nova geração, que poderão armazenar e consumir qualquer tipo de dado em qualquer dispositivo e ainda, melhora a tomada de decisões de funcionários e analistas através de maior percepção dos negócios utilizando a plataforma e as ferramentas de BI (Business Intelligence) do SQL Server 2008. Foram abordados e detalhados alguns tópicos interessantes desta nova versão.

O SQL Server 2008 trabalha nas quatro grandes áreas chaves da plataforma de visão de dados.

Plataforma de Missão Crítica: O SQL Server 2008 permite que grupos de TI trabalhem com mais produtividade, oferecendo maior segurança, escalabilidade e plataforma de gerenciamento. Isso inclui uma nova política baseada no Framework, que permite gerenciamento por Scripts e gerenciamento por Regras. O SQL Server 2008 também protege os valores das informações em aplicações existentes e dispositivos desconectados.

Desenvolvimento Dinâmico: O SQL Server 2008, juntamente com o .NET Framework permite aos desenvolvedores criar soluções nos padrões da nova geração de aplicativos. Os desenvolvedores terão mais produtividade, pois trabalharão com as entidades de negócios diretamente em tabelas e colunas.

Armazenamento de Dados: O SQL Server 2008 permite que desenvolvedores consumam e armazenem qualquer tipo de dados, desde arquivos XML a documentos diversos.

Compreendendo a persistência de negócios: O SQL Server 2008 disponibiliza uma infra-estrutura flexível que permite o gerenciamento de relatórios e análises, de qualquer complexidade ou tamanho ao mesmo tempo. Isso é possível para os usuários, porque o SQL Server 2008 é integrado com o Microsoft Office System.

Acelerando seu desenvolvimento com Entidades

Uma tendência comum de desenvolvedores que trabalham com banco de dados é, quando vão interagir os dados com o banco, frequentemente definem altos níveis de detalhamento para os objetos de negócios que mapearão. No SQL Server 2008, melhor que escrever a lógica da aplicação desta forma (trabalhando com tabelas e linhas), os desenvolvedores utilizarão entidades, como "Funcionário" ou "Cliente". O ADO .NET Entity Framework possibilita ao desenvolvedor programar similarmente a dados relacionais, os dados de suas entidades. Ao se programar neste elevado nível, a produtividade é incrivelmente elevada e permite que os desenvolvedores utilizem modelagem direcional de Entidade-Relacionamento.

Language Integrated Query (LINQ): Permite desenvolvedores editarem Queries contra os dados, trabalhando em sua linguagem de programação instanciando o SQL. Este recurso garante continuidade, dados fortemente tipados, ajuste orientado a Queries em C# ou VB quando conectados ao ADO .NET Stack (SqlClient), ADO .NET DataSet e ao provider Entity Data Service Mapping.

Serviços de Objetos do ADO .NET: A camada de serviços de objetos do ADO .NET Stack permite materialização, garante a mudança e persistem os dados como objetos da Common Language Runtime (CLR). Desenvolvedores que utilizam o ADO .NET Framework podem programar o banco usando objetos da CLR que sejam gerenciados pelo ADO .NET. O SQL Server 2008 introduz maior eficiência, otimização do suporte que melhora a desempenho e simplifica o desenvolvimento.

Armazenamento de qualquer tipo de dados

O SQL Server 2008 possui uma transição continua entre dados relacionais e não relacionais. Possibilitando aos usuários acessarem e simularem documentos como sendo dadas, hierarquias complexas com XML, e queries utilizando relacionamentos e dados de textos.

Dados de FileStream: O objeto FileStream do SQL Server permite armazenamento de grande quantidade de dados binários, contudo, mantém partes integrais do banco utilizando consistências transacionais. Isto permite em larga escala, o gerenciamento do banco de dados e do armazenamento, um maior custo-benefício em armazenamento e "File Systems".

Procura integrada com o Full-Text: A procura integrada cria uma transição entre a procura de textos e dados relacionais, enquanto permitem usuários utilizarem índices nos textos para melhorar a performance da procura em colunas com grande quantidade de texto.

Colunas escassas: Permitem aos usuários armazenarem modelo de objetos em dados relacionados sem submeter-se a grande custo de armazenamento. Ele também permite os usuários gerenciarem completamente as aplicações, submetendo o armazenamento do banco.

Tipo grande definido pelo usuário: É permitido a usuários criar tipos definidos grandes, expandindo o tamanho máximo definido aos tipos de dados, eliminando o limite de 8kb.

O programa para avaliar o "SQL Server 2008 CTP" teve seu Início em 21/05/2007 e terminará em 30/06/2008. Deve ser feita a inscrição no projeto, antes de fazer o download.

Link para download da versão CTP de Junho/2007:
https://connect.microsoft.com/SQLServer/content/content.aspx?ContentID=5395

Diego Nogare

Diego Nogare - Graduado em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Engenharia de Computação com ênfase em Desenvolvimento Web com .NET, Colaborador do Portal Linha de Código, co-Líder do grupo de usuários Codificando .NET, co-Líder dos Microsoft Student Partners [MSP] de São Paulo e Microsoft Most Valuable Professional [MVP] em SQL Server, possui certificações MCP e MCTS em SQL Server 2005, é palestrante em eventos da Microsoft, Codificando .NET e INETA BR, mantém o site: www.diegonogare.net.