Desenvolvimento - PHP

Configurando o IIS para rodar php 5 – Windows XP SP2

Como programadora ASP e iniciante no PHP, passei o maior sufoco atrás de informações sobre como fazer o IIS rodar PHP5...

por Claudia P. Vasques



Como programadora ASP e iniciante no PHP, passei o maior sufoco atrás de informações sobre como fazer o IIS rodar PHP5, uma vez que, no meu caso, é a solução mais adequada, visto que meu interesse é o de programar aplicações web também em php, e não de substituir o asp, o que torna meio sem sentido para mim instalar um servidor Apache (o que, convenhamos, também trás muita dor de cabeça para um iniciante).

Assim sendo, disponibilizo aqui um tutorial que montei para mim, depois de muito procurar net afora e peneirar muita coisa, para ajudar àqueles que estejam em busca desta mesma solução.

Conforme mencionado no título, utilizo o Windows XP SP2, e portanto não tenho a menor idéia se os passos a seguir servem também para outras plataformas.

Partindo do mais básico possível, temos:

1) Verifique se o IIS já está instalado na sua máquina.

a. Para isso, clique em Iniciar > Painel de Controle > Adicionar ou Remover Programas > Adicionar/Remover Componentes do Windows. Você estará na janela “Assistente de Componentes do Windows”. Na listagem que aparece, desça a barra de rolagem e verifique se a opção “Internet Information Services (IIS)” está marcada.

b. Se estiver, você já tem o IIS instalado. Feche as janelas que abriu e siga para o passo 2.

c. Se não estiver, marque a opção “Internet Information Services (IIS)”, clique em Avançar e siga as instruções. Tenha o cd de instalação do Windows em mãos, pois será solicitado.

d. Depois de concluída a instalação, feche as janelas que estiverem abertas e no Windows Explorer procure por uma pasta chamada “Inetpub” no seu diretório C:

e. Esta pasta é a raiz do seu servidor IIS. A mesma contém uma pasta chamada “wwwroot”, que é onde você criará as pastas de todos os sites que for desenvolver em asp, php, etc.

f. Voltaremos ao IIS mais adiante. Vá para o passo 2.

2) Baixe (no Desktop mesmo pra facilitar) o arquivo zip contendo a versão binária do php5 na seção “Windows Binaries” no seguinte endereço: http://www.php.net/downloads.php

OBS.: No momento em que preparo este tutorial, o arquivo a ser baixado chama-se PHP 5.2.3 zip package

3) No Windows Explorer, crie uma nova pasta com o nome php no diretório C: e descompacte o arquivo zip dentro dele.

4) Agora vamos configurar o path do Windows para que ele enxergue o php. Clique em Iniciar > Painel de Controle > Sistema. Será aberta a janela “Propriedades do sistema”. Clique na aba “Avançado” e depois no botão “Variáveis de Ambiente”. Será aberta a janela “Variáveis de Ambiente”. Na listagem inferior, chamada “Variáveis do sistema”, desça a barra de rolagem e localize a variável “Path”. Dê um duplo clique sobre ela e na caixa “Valor da variável”, inclua no final da mesma o seguinte: ;C:\php

Clique em OK e reinicie seu computador para que alteração no path seja ativada.

5) No Windows Explorer, abra a pasta php que vc criou no diretório C. Localize um arquivo chamado php.ini-recommended e o renomeie como php.ini

6) Abra este arquivo de preferência em um editor que numere as linhas de código, para facilitar. Se não tiver um, abra no bloco de notas mesmo. Atenção agora! Substitua o conteúdo das linhas abaixo conforme especificado:

a. linha 517: doc_root = C:\Inetpub\wwwroot

b. linha 524: extension_dir = C:\php\ext

c. linha 535: cgi.force_redirect = 0 (tem q tirar o ; do início)

Salve o arquivo e feche o editor.

7) Agora vamos configurar o IIS, finalmente. Clique em Iniciar > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Internet Information Services (é uma boa criar um ícone dele no Desktop).

Com o IIS aberto, clique no sinal de mais ao lado do ícone de identificação do seu computador, no lado esquerdo da tela.

Clique com o botão direito sobre a pasta “Sites da Web”, e selecione “Propriedades”. Será aberta a janela “Propriedades de Sites da Web”.

Na aba “Filtros ISAPI”, clique em “Adicionar”. Será aberta a janela “Propriedades do filtro”. No campo “Nome do Filtro”, digite PHP. No campo “Executável”, digite C:\php\php5isapi.dll . Clique em OK.

Agora, clique na aba “Diretório Base”. No campo “Permissões de execução”, selecione “Somente scripts” e clique no botão “Configuração”. Será aberta a janela “Configuração de aplicativo”, na aba “Mapeamentos”. Deixe marcada a opção “Armazenar em cache aplicativos ISAPI” e clique no botão “Adicionar”.

Será aberta a janela “Adicionar ou editar mapeamento de extensão de aplicativo”. No campo “Executável”, digite C:\php\php5isapi.dll . No campo “Extensão”, digite .php .Clique em OK e depois em OK novamente.

Ainda na janela “Propriedades de Sites da Web”, clique na aba “Documentos”. Deixe marcada a opção “Ativar documento padrão” e clique no botão “Adicionar”. Será aberta a janela “Adicionar documento padrão”. No campo “Nome do documento padrão”, digite index.php e clique em OK.

Clique em OK novamente para voltar para a tela principal do IIS.

Clique sobre o ícone do computador que identifica sua máquina, logo acima da pasta “Sites da Web”, botão direito, “todas as tarefas” > Reiniciar IIS...

Prontinho!!! Agora, para testar, crie uma pasta em C:Inetpub/wwwroot, abra seu editor e crie uma página de teste.php.

Por exemplo:

<?

$paragrafo = "Agora eu rodo PHP no IIS!!!!";

echo "<p align="center">";

echo $paragrafo;

echo "</p>";

?>

Se estiver usando um editor que não disponibilize a opção de visualizar no navegador, abra o mesmo e digite

http://localhost/pastaquevocecriouemwwwroot/teste.php

Este tutorial tem o objetivo de configurar o básico para se rodar o php no IIS. Existem outras configurações no arquivo php.ini, relativas à utilização de extensões, que fogem deste escopo. Se alguém quiser ajudar a complementar este passo-à-passo com essas informações, fique à vontade. Aliás, agradeço desde já, pois também vou precisar me aprofundar sobre isso, hehehe.

É isso então. J

Claudia P. Vasques

Claudia P. Vasques