Desenvolvimento - C#

C# 3.0 - Novidades – Parte 1 - Propriedades Automáticas (Automatic Properties)

Neste artigo iremos iniciar uma série com as principais novidades e recursos do Visual C# 3.0. Na primeira parte iremos abordar o assunto: Propriedade Automáticas.

por Adriano Bertucci



Nesta série iremos abordar algumas novidades incluídas na versão 3.0 do Visual C#.

Para iniciarmos iremos falar sobre o recurso Automatic Properties (Propriedades Automáticas).

Nas versões anteriores ao Visual C# 3.0, quando precisamos criar propriedades dentro de uma classe C#, sempre precisamos declarar o método GET e o método SET, além claro de um FIELD para armazenar o valor da propriedade. Vendo como ficaria, segue um exemplo de classe usando propriedades codificadas em C# 2.0:


using System;

namespace PropertiesAutomatics

{

    public class Computador

    {

        private string _Marca;

        private string _Processador;

        private string _HD;

        private string _Memoria;

        public string Marca

        {

            get { return _Marca;}

            set {_Marca = value;}

        }

        public string Processador

        {

            get { return _Processador; }

            set { _Processador = value; }

        }

        public string HD

        {

            get { return _HD; }

            set { _HD = value; }

        }

        public string Memoria

        {

            get { return _Memoria; }

            set { _Memoria = value; }

        }

    }

}

Analisando a classe acima, conseguimos identificar o trabalho e “dificuldade” em declarar suas propriedades utilizando para isso a estrutura do Visual C# 2.0,  sendo assim a Microsoft anunciou para o Visual C# 3.0 o recurso “Automatic Properties”, – Propriedades Automáticas – recurso que permite aos desenvolvedores omitir a declaração do FIELD correspondente bem como as operações feitas pelos métodos GET e SET.

Utilizando Visual C# 3.0,  nossa classe fica da seguinte forma:

using System;

namespace PropertiesAutomatics

{

    public class Computador

    {

        public string Marca { get; set; }

        public string Processador { get; set; }

        public string HD { get; set; }

        public string Memoria { get; set; }

    }

}

Como podemos notar a classe fica mais clara e com menos código, sem dúvida aumentando a produtividade do desenvolvedor.

Para conferir o trabalho feito pelo Visual C# 3.0 ao inicializar os objetos da classe vamos criar um projeto e analisarmos seu código IL com o IL DASM.

Usando o modelo do Visual C# 2.0 (primeiro exemplo)  podemos verificar que todos os FIELDS estão criados.


1.jpg

 Já utilizando o modelo do Visual C# 3.0, podemos verificar que ele também cria os FIELDS, porém de maneira automática.


2.jpg

Vendo este recurso sem dúvida será um dos mais utilizados pelos desenvolvedores no Visual C# 3.0, porque além de proporcionar mais praticidade na hora de codificar, ele deixa o código mais enxuto evitando assim erros.

Até o próximo!

Adriano Bertucci

Adriano Bertucci - Trabalhando com Arquitetura e desenvolvimento de softwares a sete anos, sendo que .NET desde 2002. Líder do grupo Build Brasil. Atualmente trabalhando como líder de desenvolvimento em soluções para plataforma Microsoft. Membro do Board INETA, responsável pelo grupos no estado de SP, vem trabalhando a três anos na disseminação da plataforma .NET, através de treinamentos, palestras e reuniões, as quais já atingiram cerca de 8000 pessoas em todo Brasil. Speaker INETA Brasil e Culminis, Colunista do Portal de Vídeos Linha de Código e MSDN Brasil.
Blog:
www.adrianobertucci.com