Infra - Windows

Conhecendo o Solution Accelerator Microsoft Assessment and Planning

Conheça essa importante ferramenta que a Microsoft disponibiliza para implantação ou migração de estações e servidores.

por Alexandro Prado



Olá amigos! Hoje vamos falar sobre o Solution Accelerator Microsoft Assessment and Planning Solution Accelerator, uma importante ferramenta que a Microsoft disponibiliza para implantação ou migração de estações e servidores.

Como parte de uma estratégia que visa facilitar a migração de estações para Windows Vista SP1 e de servidores para o Windows Server 2008, foi disponibilizada uma aplicativo desenvolvido pela Microsoft, com o objetivo de realizar uma análise minuciosa e detalhada da infra estrutura atual de servidores e computadores em uma rede. Com isso a migração para produtos como Windows Vista, Windows Server 2008 e Office 2007, ficou muito mais fácil e organizada.

Mas, por que migrar para o Windows Vista?

Além de todos os recursos visuais e de interface do usuário, alguns recursos como UAC, NAP, Parental Controls, e Windows Firewall, tornam o Windows Vista um sistema sólido e confiável para qualquer usuário ou empresa. O Windows Vista pode ajudar oferece melhor suporte às necessidades de de trabalho móvel para acessar dados compartilhados e colaborar em todos os limites geográficos. A equipe de TI poderá aprimorar a segurança de TI corporativa e a proteção de dados, otimizando a implantação e o gerenciamento além de maximizar o retorno de investimentos em TI.

Pensando no desafio que é uma migração de ou implantação de sistemas operacionais, a Microsoft criou várias e disponibilizou de forma gratuita, ferramentas para facilitar o processo de migração seja em servidores ou desktop. Dentre eles, podemos destacar: Windows Vista Upgrade Advisor (muito fácil de usar e com uma linguagem bem simples no que se refere a usuário final), Business Desktop Deployment, Application Compatibility Toolkit, Windows PE, Business Desktop Deployment Assessment and Planning Solution (MAP), e Windows Vista Hardware Assessment (WHVA), onde o MAP substituiu o WVHA.

A Microsoft lançou também, as ferramentas Data Encryption Toolkit para Mobile PCs e Virtual Hard Drive (VHD) Test Drive, que foram anunciadas durante o TechEd 2007.

Data Encryption Toolkit para Mobile PCs ajuda administradores TI a definirem políticas de criptografia para laptops em suas empresas, usando o BitLocker do Windows Vista. A segunda ferramenta é um disco virtual para que as empresas e suas equipes de TI, utilizem o Windows Vista por 30 dias, para testar aplicativos.

Há ainda o XImage e formato de imagem WIM, onde o Ximage, é um utilitário de linha de comando executado a partir do prompt de comando ou do Ambiente de Pré-instalação do Microsoft Windows (Windows PE) e o WIN é o formato de imagem Microsoft Windows Imaging Format.

O Microsoft Assessment and Planning, ou apenas MAP, é uma poderosa ferramenta que vai facilitar a vida de administradores de rede, pois relatórios de inventário e uma avaliação completa, visando saber quais computadores e servidores encontram-se em condições reais para serem migrados.

O processo tem três etapas básicas:

1. Inventário de Hardware;
2. Análise de Compatibilidade;
3. Análise de resultados;



O uso do Windows Vista Hardware Assessment é muito fácil no que diz respeito ao usuário final. As informações, a avaliação de hardware, relatórios e outras informações são bem detalhadas e explicativas.

Algumas características do MAP:
  • Não exige a instalação em cada uma das estações ou servidores;
  • Pode ser utilizado em redes de pequenas, médio ou grande porte;
  • Os resultados fornecidos pelo MAP, visa simplificar todo o processo de planejamento e migração para o Windows Vista, Microsoft Office 2007, Windows Server 2008, Microsoft Application Virtualization (conhecido anteriormente pelo nome de SoftGrid), e tecnologias de virtualização Windows Server incluindo Virtual Server 2005 R2 e Windows Server 2008 Hyper-V;
  • As informações resultantes desse processo, bem como de hardware e dispositivos das estações cliente/servidores coletadas pelo MAP são via WMI, Win32, SNMP entre outros protocolos
  • Os relatórios são totalmente compatíveis com o Word e Excel, e há um menu intuitivo, e muito fácil de usar.
Entre os sistemas operacionais temos:
  • Windows Vista (já migrado);
  • Windows XP Professional com SP2;
  • Windows Server 2003 ou 2003 R2.
  • Windows 2000 Professional ou 2000 Server;
Com tudo isso, já podemos notar que o grande ponto positivo além dos outros enumerados anteriormente, é que trata-se de uma ferramenta grátis e com ampla documentação disponível. Tudo para tornar o processo de migração, que por vezes leva tempo, eleva custos com estudos e implantação e também acarreta problemas com incompatibilidade seja de hardware ou software.

Outro ponto muito interessante é que o resultado da análise não recomenda atualizações como as CPU,mas determina quais dispositivos de hardware, dispõem de drivers nativos no próprio Vista, e quais devem ser atualizados via Windows Update (Recomenda-se que após toda instalação, seja em grande escala em casa no seu próprio micro, ao fim da instalação de seu sistema operacional, que faça uma atualização via Windows Update, onde há as opções Expressas (mais recomendada) ou, caso possua conhecimento avançado, utilize a opção Personalizada).

Outro ponto a salientar é que o resultado da análise não recomenda atualizações dispendiosas, como as de CPU.

A análise também determina quais dispositivos de hardware têm drivers disponíveis no DVD de instalação do Windows Vista, quais drivers de hardware podem ser baixados do Windows Update e os dispositivos que exigem contatar o fabricante para a obtenção de um driver.

Requisitos para instalação do MAP;
  • Sistemas operacionais: Windows Server 2003; Windows Server 2008; Windows Vista; Windows Vista Service Pack 1; Windows XP Professional Edition;
  • Requisitos de hardware: Processador com pelo menos 1.6 GHz (Sendo Dual Core para Windows Vista);
  • Memória RAM: 1.5 GB (2.0 GB para Windows Vista)
  • Espaço em disco: 1 GB;
  • Rede: 10/100 Mbps;
  • Softwares: Microsoft SQL Server 2005 Express Edition para armazenar o inventário e dados da avaliação do processo; Word ou Excel (de preferência com SP2 instalado!) para geração dos relatórios;
Observação importante: o MAP só pode ser instalado em sistemas cujas versões sejam de 32 bits.


Em matéria de hardware, os computadores podem ser atualizados para chegar à experiência Windows Vista Capable (Computadores que podem "rodar" o Windows Vista, mas que muitas vezes em versões mais simples ou com poucos recursos) ou Windows Vista Premium Ready (Computadores com capacidade plena para aproveitamento total dos recursos do Windows Vista), contudo a adição de por mais memória de sistema ou atualização do disco rígido leva a um desempenho muito mais satisfatório.

No próximo artigo, demostrarei como é feita a instalação e uso do MAP. Até a próxima!

Links recomendados:
Alexandro Prado

Alexandro Prado - IT Pro Community Brazil - Analista de Suporte