Desenvolvimento - Visual Basic .NET

ErrorProvider, HelpProvider e ToolTip

Este artigo falará sobre estes três controles do VS.NET, apenas o ToolTip vem da versão anterior do VS 6 já o ErrorProvider e o HelpProvider são novidades do VS.NET.

por Alexandre Tarifa



Este artigo falará sobre estes três controles do VS.net, apenas o ToolTip vem da versão anterior do VS 6 já o ErrorProvider e o HelpProvider são novidades do VS.net.

ErrorProvider

O Error Provider é uma versão pobre (primo pobre) dos Validators que são disponíveis para aplicação Web. O Error Provider é um controle utilizado na validação de controles com o intuito de validar os erros na aplicação.

A diferença do Error Provider para os Validators da web é que nós devemos montar toda a validação, já que não existem modelos de validação definidos.

Demonstração:

A melhor forma de explicar é demonstrando as funcionalidades. Monte um formulário simples com 2 Labels, 2 TextBox (txtNome e txtNascimento) e 1 Button.

Na Toolbox, selecione o controle ErrorProvider e clique duas vezes. Note que o controle não ficará no formulário e sim em uma barra logo abaixo do formulário. Esta barra é uma novidade também no VS.Net em relação ao VS 6, esta barra fica armazenando todos os controles que utilizarmos que não possue uma visualização em tempo de execução.

Vamos então nomear nosso ErrorProvider para errNome. O primeiro controle a ser validado será o txtNome e vamos verificar se o usuário digitou o nome. Iremos fazer esta validação na propriedade Validating do TextBox.

Primeiramente verificamos se o campo foi preenchido, caso o campo esteja em branco, no Error Provider iremos indicar o erro (errNome.SetError). Após isso cancelamos a ação até que o campo seja preenchido (e.Cancel = True).

Então quando clicamos no botão confirma sem preencher o campo nome, um ícone vermelho com um ponto de exclamação com um comentário do erro aparece, e somente quando o usuário preencher este campo, o ícone sai da tela. Podemos definir algumas propriedades como: ícone que é exibido, tempo que o ícone pisca, etc. O interessante deste controle é que podemos no mesmo Error Provider validar diversos erros que podem ocorrer em um único lugar.

Help Provider

O Help Provider tem como objetivo facilitar a criação de um Help on-line onde o usuário ao clicar F1, por exemplo, terá uma ajuda em relação ao seu sistema.

Vamos utilizar o mesmo exemplo anterior, porém, estaremos utilizando o campo data de nascimento.
Arraste do Toolbox o controle HelpProvider, da mesma maneira que o Error Provider, o controle é exibido em uma barra inferior.

Este controle é bem simples para a utilização, coloque na propriedade HelpString do controle txtNascimento o texto "Coloque a data de nascimento do Cliente!!!".

Execute o projeto, selecione o campo data de nascimento e pressione F1, o resultado é o seguinte:

Podemos também vincular uma página "HTML" por exemplo, onde quando o usuário clicar F1, a página é aberta. Para fazer isto basta no HelpProvide, na propriedade HelpNamespace vincule o arquivo desejado.

ToolTip

O ToolTip funciona da mesma maneira que no VS6 onde definimos um texto para o controle desejado que quando o usuário para o mouse em cima do controle, o texto é exibido. Porém no VS.net, esta propriedade não vem como padrão em todos os controles como era feito no VS6. A diferença é que devemos adicionar o controle ToolTip ao formulário. Podemos definir algumas propriedades como tempo de exibição, nome, etc. Após adicionarmos este controle no nosso formulário, todos os controles inseridos no formulário passam a receber uma nova propriedade "ToolTip on ToolTip1", no caso ToolTip1 seria o nome padrão do ToolTip. Basta alterar esta nova propriedade, e funcionará assim:

Qualquer dúvida, só mandar um e-mail para alexandre@codificando.net
Até a próxima

Alexandre Tarifa

Alexandre Tarifa - Ministra palestras e treinamentos, MVP (Most Valuable Professional), MCAD (Microsoft Certified Application Developer) e MCT (Microsoft Certified Trainer). Bacharel pela UMESP e pós-graduando pela Universidade Federal de São Carlos em Ciência da Computação. Analista de Sistemas e Líder do grupo de usuários Codificando.net São Paulo (sp.codificando.net). Escreve artigos para a revista MSDN Magazine e para os sites Linha de Código, MSDN Brasil e Enterpriseguys.
Visite o blog do autor: http://weblogs.pontonetpt.com/alexandretarifa/.