Infra - Virtualização

Série Tudo o que você precisa saber sobre Hyper-V Parte 2 (Hardware/Arquitetura)

Esse artigo dividido em 5 partes descreve as principais caracteristicas do Hyper-V, unificando o maximo de informação e conhecimento.

por Levi Bertolino



Olá amigos.

Primeiramente gostaria de agradecer o pessoal que apoio bastante a continuação dessa série de dicas e informações.
Hoje iremos falar sobre Hardware/arquitetura do Hyper-V, esse conteúdo é mais destinado aos desenvolvedores, tem muita coisa boa.
Bom todos sabem que o Hyper-V só pode ser executado em plataforma 64x Bits, ou seja é necessário um processador cuja a característica tenha como 64x, outra informação que não pode deixar de citar, é que para trabalhar com o Hyper-V o processador precisa ter a tecnologia Intel VT ( caso o processador seja Intel ) ou AMD-V ( respectivamente se o processador for AMD ). Mas Levi quando montei/comprei meu Server, não cheguei a buscar essas informações, o que eu faço para saber se tenho essa tecnologia no meu processador? Simples, você pode executar o Intel® Processor Identification Utility ( Para processadores Intel ) clique aqui para baixar, ou o
AMD Virtualization Technology and Microsoft Hyper-V System Compatibility Check Utility ( para processadores AMD, é esse o nome mesmo, enerme desse jeito ) clique aqui para baixar, e tem uma ferramenta da SecurAble que mostra também se seu processador possui a tecnologia de virtualização, clique aqui para baixar. Uma das coisas que o pessoal da comunidade mais pergunta é sobre a DEP (Hardware-enforced Data Execution Prevention (DEP) must be available and enabled) você deve habilitar (na bios) o bit Intel XD  ou o bit AMD NX.

Nossa eu só falei de processador e o post já ficou grande hehehe, mais continuando, vou listar abaixo os S.O que podem ser virtualizados.

  • É possível usar as seguintes edições de 32 e 64 bits do Windows Server 2008 como um sistema operacional guets com suporte a uma máquina virtual configurada com 1, 2 ou 4 processadores virtuais:

· Windows Server 2008 Standard e Windows Server 2008 Standard sem Hyper-V

· Windows Server 2008 Enterprise e Windows Server 2008 Enterprise sem Hyper-V

· Windows Server 2008 Datacenter e Windows Server 2008 Datacenter sem Hyper-V

· Windows Web Server 2008

· Windows Server 2008 HPC Edition

  • É possível usar as seguintes edições do Windows Server 2003 como um sistema operacional guets com suporte a uma máquina virtual configurada com 1 ou 2 processadores virtuais:

· Windows Server 2003 R2 Standard Edition com Service Pack 2

· Windows Server 2003 R2 Enterprise Edition com Service Pack 2

· Windows Server 2003 R2 Datacenter Edition com Service Pack 2

· Windows Server 2003 Standard Edition com Service Pack 2

· Windows Server 2003 Enterprise Edition com Service Pack 2

· Windows Server 2003 Datacenter Edition com Service Pack 2

· Windows Server 2003 Web Edition com Service Pack 2

· Windows Server 2003 R2 Standard x64 Edition com Service Pack 2

· Windows Server 2003 R2 Enterprise x64 Edition com Service Pack 2

· Windows Server 2003 R2 Datacenter x64 Edition com Service Pack 2

· Windows Server 2003 Standard x64 Edition com Service Pack 2

· Windows Server 2003 Enterprise x64 Edition com Service Pack 2

· Windows Server 2003 Datacenter x64 Edition com Service Pack 2

  • É possível executar as seguintes versões do Windows 2000 em uma máquina virtual configurada com 1 processador virtual:

· Windows 2000 Server com Service Pack 4

· Windows 2000 Advanced Server com Service Pack 4

  • É possível executar as seguintes distribuições de Linux em uma máquina virtual configurada com 1 processador virtual:

· Suse Linux Enterprise Server 10 com Service Pack 2 (edição x86 ou x64)

· Suse Linux Enterprise Server 10 com Service Pack 1 (edição x86 ou x64)

  • É possível executar as seguintes versões de 32 e 64 bits do Windows Vista em uma máquina virtual configurada com 1 ou 2 processadores virtuais:

· Windows Vista Business com Service Pack 1/SP2

· Windows Vista Enterprise com Service Pack 1/SP2

· Windows Vista Ultimate com Service Pack 1/SP2

  • É possível executar as seguintes versões do Windows XP em uma máquina virtual:

· Windows XP Professional com Service Pack 3 (configurado com 1 ou 2 processadores virtuais)

· Windows XP Professional com Service Pack 2 (configurado com 1 processador virtual)

· Windows XP Professional x64 Edition com Service Pack 2 (configurado com 1 ou 2 processadores virtuais)

Agora as informações abaixo, é para o que mencionei acima, para o pessoal de desenvolvimento, confesso que nesse quesito eu vou ficar devendo, entretanto eu andei pesquisando e achei bastante informação, Principalmente na MSDN, vamos lá então:
WMI o que você quer saber? Isso mesmo
Virtualization WMI . Hyper-V Quebrado em pedaços, segue os links:
About the Virtualization WMI Provider.
Clique aqui
Using the Virtualization WMI Provider.
Clique aqui
Virtualization WMI Classes.
Clique aqui

Obs: Em breve voltarei nessa questão para fornecer mais informações!!!

Aquitetura do Hyper-V, agora sim essa parte é fantástica....

Bom muitos me perguntam, Levi o que faz o Hyper-V ser melhor que qualquer outro software de virtualização, até mesmo que o virtual Server e o virtual PC, Bom hoje na tecnologia do Hyper-V  não usamos mais dispositivos emulados, e sim dispositivos sintéticos, o que faz a TOTAL diferença,  como assim Levi? vamos lá:

Pois bem... o Hyper-V está muito acima do conceito de emulação de dispositivo.
Claro que por questões de compatibilidade, o Hyper-V mantém a capacidade de emular dispositivos da mesma forma que o Virtual Server faz. Mas o uso de dispositivos sintéticos é a diferença que torna o Hyper-V a melhor solução para virtualização.

Mais o que é dispositivo sintético?
Os dispositivos sintéticos são componentes, ou seja, não são baseados em dispositivos físicos. Esse conceito permite implementar melhorias de performance e mais funcionalidades.
 Para entender melhor os dispositivos sintéticos, vamos dar uma olhada na arquitetura do Hyper-V: VSP (Virtualization Service Provider), VSC (Virtualization Service Client) e VMBus.

VSP - Virtualization Service Provider
O VSP roda na Partição "Parent" (aquela onde roda o Windows Server 2008 e o "virtualization stack"), e conversa diretamente com o driver do dispositivo físico instalado no computador host. Um dos serviços que o VSP fornece é a virtualização de dispositivos (sintéticos), como por exemplo, uma placa de rede virtual. Claro que para "implementar" esta placa de rede virtual (conceitual), no final das contas o VSP utilizará o driver da placa de rede física (real) do computador host para enviar pacotes pelo cabo de rede.

VSC - Virtualization Service Client
Já adivinhou, né? O VSC roda na Partição "Child" e é quem solicita serviços ao VSP. A função do VSC é "implementar" um dispositivo virtual (sintético) para a máquina virtual que está rodando nesta partição. A comunicação entre VSC e VSP se dá através do VMBus...
VMBus
VMBus é um barramento implementado em memória - e portanto de altíssima velocidade - utilizado na comunicação "entre partições" (child e parent). É através dele que VSC e VCP conversam.
um sistema operacional guest roda em uma máquina virtual (na partição child). O VSC que roda nesta partição implementa a placa de rede virtual. Para que os dados sejam enviados fisicamente à rede, o VSC solicita serviços ao VSP através do VMBus. O VSP (que roda no host, na partição parent) interage com o driver da placa de rede física para enviar os pacotes. Compreendido pessoal?

Essa parte de explicação do VSP, VSC e VMBus foi explicada em um Evento que eu fui do Luciano Palma ( Como atormentei ele aquele dia com tantas perguntas ehheehehe ) e foi meu primeiro contato sobre o que o Hyper-V representa, e até hoje tenho guardado comigo anotado, e por isso resolvi compartilhar com o pessoal.


Bom hoje foi meio longo, e o dia aqui foi bem corrido, mais não deixarei de publicar a série * tudo o que você precisa saber sobre Hyper-V * .
Aguardem a próxima seqüência, tem muita coisa boa vindo por ai!!!


IT-Pro (Virtualization)
Levi Bertolino

Levi Bertolino

Levi Bertolino - Colunista do Linha de Código.