Desenvolvimento - C#

O que é um Application Block?

Cada vez mais nos deparamos com a necessidade de agilizar o desenvolvimento de uma aplicação e focar no problema que nos propusemos resolver. Na maioria de nossas aplicações multicamadas encontramos problemas recorrentes como acesso à banco de dados, tratamento de erro, interface visual e etc, salve algumas raridades estamos sempre tentando reinventar a roda, gastando nosso tempo precioso em codificar e acabamos fugindo do foco principal...

por Márcio de Almeida Bueno



Cada vez mais nos deparamos com a necessidade de agilizar o desenvolvimento de uma aplicação e focar no problema que nos propusemos resolver. Na maioria de nossas aplicações multicamadas encontramos problemas recorrentes como acesso à banco de dados, tratamento de erro, interface visual e etc, salve algumas raridades estamos sempre tentando reinventar a roda, gastando nosso tempo precioso em codificar e acabamos fugindo do foco principal. A Microsoft então preocupada com a qualidade dos softwares desenvolvidos para a plataforma .NET, através desta constatação, diponibilizou elementos estruturais padronizados, chamados de Application Blocks, que resolvem estes pequenos problemas recorrentes, que não são nosso objetivo, com confiabilidade e permitindo sermos ágeis no desenvolvimento, nos liberando então para resolução do objetivo principal.

Este recursos são uma extensão dos recursos do Framework e estão baseados nos patterns (http://www.microsoft.com/resources/practices/) existentes e bastante conhecidos da comunidade. Se você tiver curiosidade em conhecer como eles funcionam não se preocupe pois quando eles são instalados você terá todo o código fonte para poder dar uma olhada.

Atualmente os Application Blocks que resolvem nossos problemas recorrentes são:

Cada AB é composto do código de implementação do mesmo em VB.NET ou C#, código de exemplo e documentação cobrindo os seguintes aspectos:

  • Projeto do AB. Para quem quer entender como foi projetado.
  • Como desenvolver aplicações com o uso dele.
  • Como planejar a distribuição, instalação e posterior manutenção dele em ambiente de produção
  • Referência

Então quando você for fazer um projeto na empresa, ou como consultor não importa como, eu recomendo pelo menos pensar em utilizar Application Block, pois com isto vocês diminuem o seu código, consequentemente você terá menos código para dar manutenção, os programadores não precisam saber como funciona um AB e sim o que passar e o que receber, um outro ponto muito importante é que esta implementação é padrão e já foi muito testada, sendo assim existe uma redução no tempo gasto com a depuração tornando seu projeto confiável e ganhando tempo para se preocupar com o que é necessário.

Espero ter aberto o apetite pelo assunto e dado alguns encurtamentos neste aprendizado.

Vejo você aqui o mais breve possível.

Márcio de Almeida Bueno
MCP, MCAD .Net (Charter Member)
Líder da célula acadêmica do Mackenzie

Links:

Patterns & Pratices
http://www.microsoft.com/resources/practices/

Application Block Mania
http://msdn.microsoft.com/vbasic/letters/20030724/

Márcio de Almeida Bueno

Márcio de Almeida Bueno - MCP, MCAD .Net (Charter Member)
Lider da célula acadêmica do Mackenzie