Desenvolvimento - Visual Basic .NET

Visual Basic 2005 Express - Novo DataGrid - com Vídeo/Demo

Entrando na nova era de artigos VS 2005 já iniciada, vou mostrar o novo controle DataGridView.

por Alexandre Tarifa



Entrando na nova era de artigos VS 2005 já iniciada, vou mostrar o novo controle DataGridView. Para quem desenvolve para Web, nada de mais, já para quem desenvolve aplicações winforms com o Visual Studio 2002/2003 é algo maravilhoso, fantástico, produtivo. O DataGrid das versões atuais exige muita programação, muitas linhas de código para situações muito simples.

O DataGridView veio para acabar com este trabalho enorme que existia anteriormente e através de uma aplicação vamos ver algumas novidades:

Para ver o Vídeo/Demo clique aqui.

Abra o Visual Basic 2005 Express, inicie um novo projeto Windows Application (Figura 1) com o nome de DataGrid.


Figura 1 - Novo projeto

Vamos utilizar um Banco de Dados Access para esta demonstração, com o nome de Banco.mdb e com a seguinte estrutura de tabelas:

tblCategoria

tblColunista

Relacionamento

O próximo passo será iniciar uma conexão com o Banco de Dados criado, utilizaremos a nova janela do Visual Studio, chamada DataSource (figura 2) que é responsável por facilitar a conexão com dados.


Figura 2 - Nova janela de DataSource.

Selecione Add New Data Source na janela de Data Source, um Wizard será aberto. Clique em Next, Selecione Local DataBase File e Next, selecione o banco de dados pelo botão Browse e Next, selecione as tabelas que utilizaremos (tblCategoria e tblColunista) e Finish.

Após a conexão com o Banco, a janela de Data Source exibe todas as tabelas conectadas (figura 3) .


Figura 3 - Data Sources conectados.

O próximo passo será carregar o DataGridView com os valores das tabelas carregadas. Selecione na ToolBox o controle DataGridView (figura 4) e o adicione no formulário.


Figura 4 - Controle DataGridView.

Quando adicionamos o DataGridView no formulário, uma nova janela é aberta automaticamente, a janela de Ações (figura 5) onde já podemos alterar nosso DataGridView.


Figura 5 - Janela de Ações, outra novidade do VS 2005.

Como criamos o DataSource basta alterar a propriedade Choose Data Source para a tabela desejada (figura 6) e desmarque as opções de Adding, Editing e Deleting.


Figura 6 - Selecionando a tabela de Colunistas.

Após selecionar a tabela, já é criada toda a estrutura de conexão, dataset e dataadapter. O DataGridView já é montado com todas as colunas da tabela.

A customização das colunas era algo muito complicado de se fazer, no VS 2005 a facilidade nesta customização é a maior novidade. Note que todas as colunas da tabela estão carregadas no DataGridView, porém vamos alterar todas estas configurações.Clique com o botão direito sobre o DataGridView e selecione Edit Columns (Figura 7).


Figura 7 - Janela de edição de colunas.

Podemos através das propriedades customizar todas as colunas. Vamos customizar todas:

Coluna: colCodigo

Coluna: colNome

Coluna: colDescricao

Coluna: catCodigo

Configuramos todas as colunas da tabela, porém agora vamos adicionar uma nova coluna onde um ComboBox com todas as categorias são listados e que selecione a categoria do colunista de acordo com o código gravado na tabela de colunista.

Na janela de edição de colunas (Figura 7), clique em Add Column (Figura 8). São duas opções para adicionar coluna: Databound Column, que são colunas ligadas ao DataSource que selecionamos e Unbound column onde adicionamos uma coluna sem vínculo com o DataSource.


Figura 8 - Adicionando uma nova coluna.

Nosso caso vamos criar uma Unbound column (figura 9) com o Name = colCategoria, Type = DataGridComboBoxColumn e HeaderText = Categoria. Clique em Add para adicionar a coluna e close para fechar a janela.


Figura 9 - Nova coluna

Na janela de edição de colunas (figura 7), selecione a nova coluna criada (Categoria). Configure da seguinte maneira:

Coluna: Categoria

Execute o projeto, o DataGridView será carregado (Figura 10) com todas as configurações de colunas e a coluna de ComboBox carregada.

Conclusão: Para desenvolvedores WinForms, uma grande dor de cabeça acabou, além das novidades apresentadas acima, muitas outras existem dentro do controle dataGrid que será tema de diversos artigos.

Para baixar o fonte do projeto clique aqui.

Para ver outros vídeos acesse: http://www.codificando.net/view_ViOn.aspx

0 Se você tem interesse em aprender .net ou discutir .net entre no grupo de usuários Codificando.net - São Paulo.

Se tiver alguma dúvida, crítica, sugestão de artigo, fale comigo: atarifa@deloitte.com

Abraço.
Alexandre Tarifa
Líder Codificando.net SP

Alexandre Tarifa

Alexandre Tarifa - Ministra palestras e treinamentos, MVP (Most Valuable Professional), MCAD (Microsoft Certified Application Developer) e MCT (Microsoft Certified Trainer). Bacharel pela UMESP e pós-graduando pela Universidade Federal de São Carlos em Ciência da Computação. Analista de Sistemas e Líder do grupo de usuários Codificando.net São Paulo (sp.codificando.net). Escreve artigos para a revista MSDN Magazine e para os sites Linha de Código, MSDN Brasil e Enterpriseguys.
Visite o blog do autor: http://weblogs.pontonetpt.com/alexandretarifa/.