Banco de Dados - Oracle

Certificação Oracle

Atualmente no mercado de trabalho, notamos que muitos desenvolvedores e DBAs que tem certificação Microsoft, Oracle, Novel e etc, estão sempre a frente nas entrevistas ou em eliminatorias para concorrer a vagas dentro das grandes empresas, mais, porque esses certificados são tão cobiçados pelos profissionais da área de TI?

por Rodrigo Almeida



Olá!

Atualmente no mercado de trabalho, notamos que muitos desenvolvedores e DBAs que tem certificação Microsoft, Oracle, Novel e etc, estão sempre a frente nas entrevistas ou em eliminatorias para concorrer a vagas dentro das grandes empresas, mais, porque esses certificados são tão cobiçados pelos profissionais da área de TI?

Vamos pensar numa proposta de emprego para DBA Oracle numa Multinacional, onde terá que existir um excelente empregado, com todas as qualificações exigidas para a vaga e que seja realmente competente, é díficil de achar esses profissionais, porém se no seu currículo tem uma pequena linha, com a sigla OCA, OCP ou OCM. Rapaz! Suas chances são boas, por que, um profissional que adquire a certificação Oracle, passa a ter toda a credibilidade e experiência nos produtos e serviços da Oracle, seja na parte de administração ou desenvolvimento, além do respeito sobre os outros profissionais da área e de receber todos os conhecimentos do mercado de trabalho, assim, podendo ter uma carreira brilhante e promissora.

Para termos idéias sobre o valor dessa certificação no currículo, hoje existem no mercado 802 profissionais formados em 7i, 8i e 9i (As versões dos produtos). Em formação existe mais 1.500 profissionais, sendo que no mercado atual de trabalho, a uma necessidade de 3.000 a 5.000 profissionais, logo, concluimos que uma certificação Oracle no currículo, será um grande passo para nossa vida de marajá.

Para sabermos por onde começar nossos estudos, primeiramente devemos seguir as regras de certificação da Oracle, que se segue abaixo:

1º) OCA = Oracle Certified Associate

2º) OCP = Oracle Certified Professional

3º) OCM = Oracle Certified Master

As ordens das certificações são obrigatorias, primeiro a conclusão do OCA, depois OCP e no final OCM. Existem dentro delas algumas linhas de carreira que o novo profissional poderá escolher, sendo na parta de DataBase Administrator, Web Application Server Administration e Application Developer. Para cada tipo de certificação e carreira, será aplicado provas equivalentes ao nível de conhecimento do profissional, podendo ser separados por carreira dessa forma:

DBA

Web Application Server

Application Developer

Agora iremos falar sobre um ponto que deixa qualquer um desanimado, os custos da certificação, Dim-Dim, Bufunfa! Não adianta tirar as tampinhas de Pepsi do bolso ou trocar as figurinhas do campeonato brasileiro, para fazer o curso. Segundo a Oracle University, os custos para torna-se um profissional Oracle gira em torno dos preços abaixo:

O investimento é um pouco pesado no início, mais são cursos que realmente valem a pena, coisas que você irá investir nesse momento e posteriormente, trabalhando na área, o retorno do investimento será bem rápido. Mas, como vou fazer esses cursos? Agora temos que saber onde vamos fazer esses tais cursos e ter aprovação garantida da Oracle.

Se você é um profissional que já sabe trabalhar com Oracle, não precisa fazer curso, faça apenas as provas de certificação, basta ir aos centros autorizados Prometric e boa prova, acesse www.test2.com e veja a lista de centros autorizados. Para as pessoas que estão começando e querem realizar cursos para prestar as certificações, para mais informações, entre em contato com a Oracle pelo telefone 0800 891-6502 ou com algum centro de treinamento autorizado, para saber sobre os centros, acesse www.oracle.com/br/education

Bom, espero que tenham gostado, deu para concertar todos os erros que na outra coluna não tinha e deixar o leitor mais por dentro do assunto e quem sabe fazer as provas para certificação, fico no aguardo sobre dúvidas e sugestões. OK!

Abraços,

Rodrigo Almeida

Rodrigo Almeida

Rodrigo Almeida