Infra - Windows Server

Desfragmentação offline do Active Directory Domain Services

Apresento neste artigo o procedimento para desfragmentação offline do banco de dados do Active Directory utilizando a linha de comando ntdsutil.

por Josué Vidal



Aplica-se
  • Windows Server 2008 Standard Edition
  • Windows Server 2008 Enterprise Edition
  • Windows Server 2008 Datacenter Edition
Visão Geral

Nesse tutorial você aprenderá o procedimento para desfragmentação offline do banco de dados do Active Directory.

Conceito

No Windows Server 2008 é possível realizar a desfragmentação offline do banco de dados do Active Directory sem necessidade de reiniciar o servidor. A desfragmentação offline é o procedimento para desfragmentar e compactar o banco de dados de Active Directory, após o processo de desfragmentação é necessário realizar o teste de integridade do banco de dados.

Depois que compactar o arquivo num local temporário, copie o Ntds.dit compactado para o local original. Recomendável mantenha uma cópia do arquivo de banco de dados original que foi renomeado em seu local atual ou faça um backup. O nível de permissão para realizar este procedimento é ser membro do grupo administrador ou equivalente.

Procedimento

Este é o procedimento para desfragmentação offline do Active Directory Domain Services.

Recomendável: Realizar um Backup do ntds.dit original, por padrão o local original é c:\windows\ntds.

1 - Criar um diretório temporário para armazenar o banco de dados compactado. Ex: c:\defrag - Este diretório pode ser locar ou compartilhamento na rede.

2 - Acessar o Prompt de Comando e digitar: net stop ntds e em seguida pressionar Y

3 - Digitar no prompt: ntdsutil

4 - Digitar no prompt do ntdsutil: activate instance ntds

5 - Digitar no prompt do ntdsutil: files

6 - Digitar no prompt do file maintenance: compact to c:\defrag

7 - Digitar no prompt do file maintenance: quit

8 - Digitar no prompt do ntdsutil: quit

9 - Copiar o banco de dados ntds.dit compactado no diretório c:\defrag para o local original do banco de dados, por padrão o local original é c:\windows\ntds.
Após copiar para o local original é necessário verificar a integridade do banco de dados.

10 - Digitar no prompt: ntdsutil

11 - Digitar no prompt do ntdsutil: activate instance ntds

12 - Digitar no prompt do ntdsutil: files

13 - Digitar no prompt do file maintenance: integrity

14 - Digitar no prompt do file maintenance: quit

15 - Digitar no prompt do ntdsutil: quit

16 - No Prompt de Comando digitar: net start ntds

Conclusão

A desfragmentação offline é realizada para desfragmentar e compactar o banco de dados, devemos realizar este procedimento após remover um Global Catalog ou depois de removido vários objetos. Com esse tutorial você aprendeu o procedimento para desfragmentação offline do banco de dados do Active Directory utilizando a linha de comando ntdsutil.
Josué Vidal

Josué Vidal - Trabalha na área de tecnologia de informação desde 2001, como consultor especializado em plataforma Microsoft, com experiência em infra-estrutura e arquitetura de soluções de segurança, deployment e gerenciamento. Graduado em Redes de Computadores pela FIAP.
Atualmente trabalha como consultor de soluções na Compusoftware empresa de licenciamento de software. Ministra palestras e webcasts nas comunidades de infraestrutura é colunista da comunidade TechNet da Microsoft (www.technetbrasil.com.br) e líder do grupo de usuário ITCentral (www.itcentral.com.br), colunista no site MCP Brasil (www.mcpbrasil.com/vidal.asp), colunista no site Linha de Codigo(www.linhadecodigo.com.br) e Imasters (imasters.uol.com.br), obteve o título de MVP (Most Valuable Professional) em 2009 na categoria Windows Server System - Active Directory.
Como Microsoft Certified Trainer (MCT) atua como instrutor na Ka Solution, Bras&Figueiredo e People (Certified Partner for Learning Solution).
Possui as certificações:
MCP / MCSA / MCSE / MCT / Microsoft Most Valuable Professional MVP - Active Directory
Blog:
http://vidalmaizena.spaces.live.com.