Infra - Windows Server

Reiniciar Active Directory Domain Services

Apresento nestre artigo o procedimento para reiniciar o Serviço de Domínio do Active Directory usando os snap-ins do MMC ou a linha de comando.

por Josué Vidal



Aplica-se a:

    Windows Server 2008 Standard Edition
  • Windows Server 2008 Enterprise Edition
  • Windows Server 2008 Datacenter Edition

Visão Geral

Nesse tutorial você aprenderá o conceito e o procedimento para reiniciar o Serviço de Domínio do Active Directory.

  

Conceito

No Windows Server 2008 é possível reiniciar o Serviço de Domínio do Active Directory usando os snap-ins do MMC ou a linha de comando, desta forma reduz o tempo para realizar certas tarefas administravas.

Diferente do Windows Server 2000 e Windows Server 2003 onde o processo de manutenção do Active Directory é necessário reiniciar o servidor em modo de restauração do Active Directory, já no Windows Server 2008 o serviço de Serviços de Domínio do Active Directory pode ser parado para realizar tarefas, como a desfragmentação offline do banco de dados do Active Directory, sem reiniciar o controlador de domínio. Outros serviços que estão sendo executados no servidor e que não dependem do Active Directory para funcionar, como o Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP), permanecem disponíveis para as requisições de clientes, enquanto os Serviços de Domínio do Active Directory é parado. Esse estado é conhecido como Serviços de Domínio do Active Directory Parado.

Entendendo os estados de reiniciar o Serviço de Domínio do Active Directory

A funcionalidade de reiniciar o Serviço de Domínio do Active Directory é composta de três estados:

· Serviços de Domínio do Active Directory Iniciado: É o estado do Serviço de Domínio do Active Directory iniciado, este estado é o mesmo que o controlador executado no Windows 2000 Server ou Windows Server 2003.

· Serviços de Domínio do Active Directory Parado: É o estado do Serviço de Domínio do Active Directory parado. Assim como no Modo de Recuperação do Active Directoy, o banco de dados do Active Directory (Ntds.dit) está offline

· Modo de recuperação do Active Directory : Este modo (estado) já conhecido é igual a partir do Windows Server 2003.

Parar o Serviço de Domínio do Active Directory via MMC

1 – Acessar o Server Manager e em Configuration click em Services


Figura 1. Services

2 – Selecione o serviço Active Directory Domain Services e entre em propriedades.

3 – Nas propriedades do Serviço e click em Stop.


Figura 2. Propriedades do Serviço Active Directory Domain Services.

3 – Click em Yes.


Figura 3. Serviços dependentes do Active Directory Domain Services.

4 – Serviço Active Directory Domain Services parado.


Figura 4. Propriedades do Serviço Active Directory Domain Services.

Iniciar o Serviço de Domínio do Active Directory via linha de comando

1 – Acessar o Prompt de Comando e digitar: net start ntds


Figura 5. Iniciar serviço via linha de comando.

Conclusão

Com esse tutorial você aprendeu que é possível reiniciar o Serviço de Domínio do Active Directory usando os snap-ins do MMC ou a linha de comando.

Josué Vidal

Josué Vidal - Trabalha na área de tecnologia de informação desde 2001, como consultor especializado em plataforma Microsoft, com experiência em infra-estrutura e arquitetura de soluções de segurança, deployment e gerenciamento. Graduado em Redes de Computadores pela FIAP.
Atualmente trabalha como consultor de soluções na Compusoftware empresa de licenciamento de software. Ministra palestras e webcasts nas comunidades de infraestrutura é colunista da comunidade TechNet da Microsoft (www.technetbrasil.com.br) e líder do grupo de usuário ITCentral (www.itcentral.com.br), colunista no site MCP Brasil (www.mcpbrasil.com/vidal.asp), colunista no site Linha de Codigo(www.linhadecodigo.com.br) e Imasters (imasters.uol.com.br), obteve o título de MVP (Most Valuable Professional) em 2009 na categoria Windows Server System - Active Directory.
Como Microsoft Certified Trainer (MCT) atua como instrutor na Ka Solution, Bras&Figueiredo e People (Certified Partner for Learning Solution).
Possui as certificações:
MCP / MCSA / MCSE / MCT / Microsoft Most Valuable Professional MVP - Active Directory
Blog:
http://vidalmaizena.spaces.live.com.