Business - ERP

Microsoft Dynamics AX (Axapta) – Tutorial - Tabelas

Nesta série de artigos técnicos sobre Microsoft Dynamics AX vou comentar sobre as principais características tecnológicas do ambiente Morph/X.

por Roberto Kowas



Nesta série de artigos técnicos sobre Microsoft Dynamics AX vou comentar sobre as principais características tecnológicas do ambiente Morph/X. A terminologia descrita a seguir, certamente será familiar para muitos, e isso só vem reforçar o quanto esta tecnologia é de fácil acesso para customizações na implementação ou manutenção da regras de negócio no ERP.

Iniciarei descrevendo o objeto tabela e sua estrutura:

Como em todo banco de dados relacional, os dados são gravados em colunas - campos - e em várias tabelas num banco de dados. Não vou abortar as regras de normatização e estrutura, visto que o Axapta atende estas especificações.

Elementos de uma Tabela:

Tabela : Campos (Fields)

Grupo de Campos (Field Groups)

Indeces (Indexes)

Relações (Relation)

Ação ao apagar (Delete Actions)

Métodos (Methods)

Campos (Fields) - Todo banco de dados utiliza campos para armazenar informações, dependendo do tipo de dado a ser gravado, o Axapta permte que você crie diferentes tipos de campos

Tipo de Dado

Símbolo

Descrição

String

A

Alfanumérico - máximo de 1000 caracteres

Integer

1

Números Inteiros +/- 2.147.483.647

Real

.1

Número decimais com 16 dígitos significativos

Date

31

Campo de data

Time

T

Formato Hora

Enum

E

Seleção de Dados

Container

C

Campo calculado

Dependendo do tipo de dado selecionado, você precisará complementar as informações sobre o campo, como por exemplo o tamanho do campo.

Grupo de Campos (Field Group) - Uma vez criados os campos da tabela você poderá agrupá-los. Para cada tabela você pode criar grupos de campos conforme suas necessidades e alguns campos podem ser associados à estes grupo. Um campo pode ser incluido em diferentes grupos. O propósito de criar um ou mais grupos, é obter uma melhor visão da tabela no desenvolvimento de formulários, caixas de diálogos e relatórios. Quando desenhamos um formulário ou relatório, você pode selecionar um grupo no lugar de selecionar campos individualmente. Se você incluir um campo de uma tabela em um grupo, automaticamente todos os formulários ou relatórios que estiverem relacionados à este grupo, serão atualizados.

Indices (Indexes) - Você pode criar um ou mais indice para cada tabela. Cada indice inclui um ou mais campos de uma tabela. A utilização de indices atende à vários propósitos, incluindo a prevenção de informação duplicada em sua base de dados, como por exemplo, evitar que dois Fornecedores ou Clientes tenham o mesmo código, e também com o propósito de aumentar a velocidade de p esquisa nas tabelas. Usando mais de um indice na tabela, você pode selecionar qual ordem (alias) deverá ser utilizada na pesquiza de acordo com o tipo de dado a ser localizado na tabela.

Exite ainda a criação de indices temporários, com a vantagem de criar um indice específico em função do tipo de dado a pesquizar, e com a desvantagem que deverá ser considerado o tempo de criação deste índice na exibição do resultado.

A criação de indices na tabela deve ser criteriosa, uma vez que cada indice ocupa espaço físico em disco e a cada inclusão, alteração e eliminação de dados, os mesmos são atualizados, o que poderá comprometer a performance do aplicativo.

Como sugestão, ao criar um indice, utilize nomes que refletem os campos que compõem este indice, desta forma, ficará fácil sua seleção na elaboração de relatórios ou formulários de consulta, e também em outros processos.

Relações (Relations) - Um dos propósitos principais de um relacionamento entre campos, é a consistência de informações entre as tabelas.

Ação ao Apagar (Delete Actions) - Ao excluir determinado registro de uma tabela, você poderá configurar ações a serem executadas automaticamente nas tabelas relacionadas. Exemplo: Excluindo um Cliente, você deseja que todos os pedidos de venda sejam automaticamente excluídos.

Tipos de Delete Actions - Você pode exercer um controle sobre a abrangência da Ação ao Apagar:

a) None - O Cliente é excluído mas os pedidos permanecem na base de dados

b) Cascade - O Cliente é excluído juntamente com todos os pedidos relacionados

c) Restricted - Se houver pedido relacionados, o Cliente não é excluído.

d) Cascade + Restricted - Mesmo que Cascade, contudo, uma mensagem de confirmação desta ação é exibida ao usuário, caso o usuário confirme, o Cliente e os pedidos serão excluídos.

Métodos (Methods) - A finalidade do método em tabelas é a execução de determinado código (Ex. função) a cada ação específica: entrada, alteração ou exclusão de registros. Você poderá criar novos métodos associados à tabela, de acordo com suas necessidades.

Roberto Kowas

Roberto Kowas - Consultor em ERP para a Divisão Latino América do Grupo Alba Spectrum Technology (http://www.albaspectrum.com).