Infra - Exchange Server

Exchange Server 2003: Validando o recebimento de e-mails no Exchange

O processo de recebimento de Exchange é simples, basta ter um domínio DNS válido e um registro do tipo MX apontando para o Exchange Server, vamos demonstrar uma situação hipotética, não utilizando o advento do firewall.

por Anderson Patricio



Overview

O processo de recebimento de Exchange é simples, basta ter um domínio DNS válido e um registro do tipo MX apontando para o Exchange Server, vamos demonstrar uma situação hipotética, não utilizando o advento do firewall.

Solução

Primeiro vamos entender como é a resolução DNS e onde devemos colocar os registros MX. Vamos usar como exemplo o domínio da itcentral.com.br, para tanto devemos ir até o site http://www.registro.br e digitar o domínio, no nosso exemplo itcentral.com.br.

Na tela acima temos os servidores DNS que respondem pelo domínio itcentral.com.br. Então podemos concluir que todos os servidores de e-mail que devem enviar e-mail para a ItCentral.com.br consultam estes servidores (ns1.locaweb.com.br, ns2.locaweb.com.br e ns3.locaweb.com.br) para o envio de e-mails.

Para o domínio ItCentral receber e-mails é necessário ter um registro do tipo MX, para tanto deve existir uma entrada da seguinte forma no servidor DNS (este é um exemplo de como está o ponteiro MX do site ItCentral):

Em uma visão geral do que devemos ter liberados na empresa para o correto recebimento de e-mail, é o que segue abaixo:

Seta 1
Toda consulta da internet é feita em um servidor DNS no nosso exemplo acima tem que estar liberada a porta 53 (UDP) no servidor DNS interno. O servidor DNS pode estar na rede interna ou em provedor externo (no nosso exemplo itcentral.com.br o DNS está num provedor externo), então não precisamos nos preocupar com este detalhe.

Seta 2

Para o Exchange Server receber e-mails via internet é necessário que os servidores de correio da Internet possam conectar na porta 25, geralmente o servidor Exchange está na rede interna e o firewall que publica um IP válido e faz o redirecionamento para o servidor na rede interna (Publicação da porta 25).

Seta 3

Para o Exchange Server enviar e-mail para a internet é necessário que o mesmo tenha liberado a porta 25 para saída de e-mails. Um teste simples para validar esta regra é rodar um telnet servidor-email-remoto 25, se a conexão for bem sucedida o servidor Exchange da rede interna está apto a enviar e-mails.

Conclusão

Com este artigo mostramos como devemos fazer o design para o recebimento de e-mail pelo Exchange Server.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/