Desenvolvimento - ASP. NET

TechEd 2006 - Boston / EUA: As palestras de VSTS no TechED 2006

Leia como está sendo o evento TechEd na visão de Fábio Câmara.

por Fabio Camara



Nestes três dias de eventos assisti algumas palestras completamente outras parcialmente, todas de VSTS. Evidentemente meu interesse no assunto é pessoal, profissional e "funcional" - pois aplico em meu dia de trabalho imediatamente qualquer conhecimento adquirido.

Sinceramente acho que minhas expectativas estavam super dimensionadas, principalmente para as palestras de Team Edition. Nenhuma delas me agradou profundamente e senti falta de palestrantes conhecidos como o Chris Menegay, por exemplo. Aliás, este evento tem como característica ter muitos palestrantes novos. Por um lado isso deve ser legal mas confesso que alguns estavam abaixo das exigências de um evento tão importante.

No momento em que escrevo este blog estou assistindo a melhor palestra de VSTS que vi até este momento. Simplesmente um show de apresentação com o Brian Harry palestrando sobre o tema "Applying version control, work item tracking and team build to your software development project". Nas demonstrações simplesmente vimos interações com times situados na China, na India e na Dinamarca utilizando o mesmo TFS - Team Foudation Server que estava localizado em Redmond - USA.

Outro ponto forte da palestra foram as demonstrações de personalização de Project Portal Site conforme os pedidos da platéia.

As demonstrações de como usar o Build Automation como uma espécie de "garantidor" de trabalho realizado foram muito especiais. Este é um conceito não tão novo do MSF - Microsoft Solutions Framework que ainda não conseguimos introduzir como prática em projetos feitos no Brasil.

Curiosamente a platéia gostou muito das demonstrações de merge automático que o TFVC faz quando dois desenvolvedores trabalham no mesmo código fonte contudo em trechos diferentes.

Vocês podem até estar comentando: Ah! O Fábio é fã do Brian, por isso está elogiando tanto a palestra! Tudo bem, confesso que acho o Brian inteligentíssimo contudo pensem numa sala para 800 pessoas lotada com gente sentada até no chão. Será que só eu acho o Brian muito bom?

Um detalhe importante: São proibidas fotos e filmagens dentro das sessões, portanto alguns de meus blogs, principalmente os mais técnicos, ficarão sem imagens.

As reuniões na cabana de VSTS

Uma das coisas que mais estou gostando no evento é a oportunidade de converser olho no olho com o pessoal do produto e pegar os macetes da ferramenta. Por exemplo em uma destas conversas com o Eric Lee discutimos como relacionar requirements docs armazenados no WSS - Windows Sharepoint Services através do Project Portal Site com work items.

Outra proveitosa discussão foi sobre quais bugs estarão resolvidos no service pack 1 do TFS que deve ser lançado em Julho. São aproximadamente 80 bugs resolvidos, muitos documentados pelo sistema de feedback da Microsoft (eles ainda chamam de Dr. Watson, lembram disso no Windows NT?) e outros submetidos por MVPs e influenciadores.

Aproveitei um destes contatos para ratificar com Brian Harry que algumas de minhas sugestões para o TFVC - Team Foundation Version Control já estavam sendo especificadas para implementação. A principal delas será a adição da permissão de exclusão como item de controle para um colaborador poder excluir um documento do Source Control. Hoje não existe controle sobre esta permissão, mas você pode saber da deleção e recuperá-la quando quiser através de históricos.

Database Professional Team Nick Name

Descobri de forma muito curiosa que o apelido do pessoal é Datadude. Na verdade eu ouvia o pessoal falando isso e não entendia nada, achava que era alguma limitação do meu inglês. Teve um momento que um brasileiro que trabalha na Microsoft USA há alguns anos estava ao meu lado quando alguém falou isso e eu aproveitei para pedir-lhe auxílio na tradução. Foi assim que ele explicou-me que o apelido dos DBAs é dude, e por isso esta forma engraçada de chamar o pessoal do time do Team Edition for Database Professionals.

Fabio Camara

Fabio Camara - MVP VSTS, MCT, MCP, MCSD, MCTS, MCPITP, MCPD, MSF Practitioner, Certified SCRUM Master, Certified ITIL Foundations. Escreveu mais de 15 livros nesta última década. Atua como consultor de produtividade em desenvolvimento de projetos e professor de disciplinas ágeis de engenharia de software. Pode ser localizado no site http://www.fcamara.com.br.