Desenvolvimento - OfficeFeed de artigos deste autor

Formatação condicional no Excel 2007

Para dar as boas-vindas a mais nova versão da Suite Microsoft Office, publicaremos periodicamente artigos sobre a nova versão do Excel e suas novidades.

por Robert Martim



Para dar as boas-vindas a mais nova versão da Suite Microsoft Office, publicaremos periodicamente artigos sobre a nova versão do Excel e suas novidades.

Os artigos utilizarão a versão Beta 2 e assumem que o leitor já possui uma cópia do mesmo. Caso você ainda não tenha sua cópia visite a página de download da Microsoft para instruções.

Neste artigo, discutirei um pouco sobre a nova formatação condicional. Com a nova formatação condicional é possível fazer coisas impossíveis nas versões anteriores. Por exemplo, agora é possível criar “Barras de Dados” (data bars) as quais funcionam como um histograma:


Figura 1: Barras de dados formatadas condicionalmente

No caso acima, as próprias barras são formatadas condicionalmente através de uma combinação de regras e VBA utilizando o novo “Object Model” para formatação de dados. Instruções de como proceder no exemplo acima são encontradas no material de treinamento.

Como a nova formatação condicional não possui limites, o usuário agora pode “abusar” (mas não abuse) do número de formatações aplicadas, desde que compreenda como ela funciona.

No cenário abaixo fórmulas e formatação numérica são utilizadas para calcular o valor da moeda de destino após o usuário selecionar a moeda de conversão:


Figura 2: Formatação condicional numérica

A figura acima mostra a conversão de reais para dólares. Ao escolher outra moeda, Euro, não somente o cálculo é feito, mas a formatação condicional para o Euro é aplicada na célula:


Figura 3: Formatação condicional numérica

Este tipo de formatação somente era possível com a utilização de VBA nas versões anteriores ao Excel 2007, contudo, agora é possível fazê-la utilizando a nova formatação condicional.

Mas vamos agora investir nosso tempo em um exemplo. Suponha o seguinte cenário:


Figura 4: Cenário inicial

Aqui, desejamos identificar os produtos que contém a palavra “usado”. Mostrarei duas formas de se fazer isso.

Na primeira, utilizaremos a fórmula diretamente na formatação. Na segunda, utilizaremos uma célula para podermos alternar a formatação entre “usado”, “novo” e “reparado”.

Para iniciar, selecione a área contendo os dados (iniciando em A1) e adicione uma nova regra. Escolha a opção “Use a fórmula to determine which cells to format...”. Na caixa, entre a fórmula conforme mostra a figura:


Figura 5: Definindo a fórmula de formatação

Obviamente que temos um pequeno problema. E se queremos formatar para “novo”? Ou ainda “reparado”? Neste caso, somente mudando a regra o que passa a ser inviável. Não obstante, podemos criar uma validação com lista em uma célula e fazer referência a ela na fórmula:


Figura 6: Definindo a lista para seleção

Agora, tudo que precisamos é modificar a fórmula:


Figura 7: Modificando a fórmula

Note que no final da fórmula adicionei “=1”. Não há necessidade de fazer tal modificação. Apenas acrescentei tal detalhe para deixar explícito que a fórmula deve ser igual a 1 (verdadeiro) para que a formatação ocorra, mas a fórmula em si retorna VERDADEIRO ou FALSO (1 ou 0 respectivamente).

O leitor pode agora selecionar uma das opções para ver a formatação condicional ocorrer no intervalo selecionado.

Como estamos utilizando a versão Beta do Excel, o leitor deve estar atento também para o fato de haver um pequeno bug na atualização da formatação. Em alguns casos a formatação não ocorre e quando ocorre uma opção anterior continua formatada até que um duplo-clique ocorra dentro do intervalo ou a planilha seja recalculada:


Figura 8: Aplicando a formatação condicional

Além do bug contido na formatação condicional, ainda há um bug na validação de dados. Se a lista é inserida diretamente na validação devemos separar os itens com vírgula (,) ou ponto-e-vírgula (;) dependendo da configuração regional do seu PC.

Ao modificarmos entre Português do Brasil e Inglês Americano, por exemplo, a validação de dados falha. Estes bugs já foram reportados e serão removidos da versão final do Excel.

CONCLUSÃO

Este curto artigo mostra ao leitor algumas das novidades da formatação condicional na versão 2007 do MS Excel.

No artigo, apenas toco em alguns pontos básicos da nova formatação condicional.

Estaremos publicando vários artigos em preparação para o lançamento oficial do MS Office 2007. Fique ligado no Linha de Código!

Conheça os e-books do autor sobre Excel:

Robert Martim

Robert Martim - Formado e Pós-Graduado em Finanças pela Universidade de Londres, Reino Unido. Diretor de TI da Faircourt Capital Limited (Reino Unido). Fornece suporte pro bono em TI à entidade de caridade Nigeriana NIDOE (Nigerians in Diaspora Organisation Europe) desde 2001. Colaborador ativo do fórum Excel Avançado do site www.juliobattisti.com.br, onde divide seu conhecimento e experiência com outros membros do espaço.
Autor do livro Excel e VBA na Modelagem Financeira: Uma abordagem prática.