Desenvolvimento - ASP. NET

.NET Framework - Introdução

Neste artigo iremos falar sobre o surgimento do .NET e poderemos perceber quais são as suas funcionalidades primordiais e recursos e de como a utilizaremos no desenvolvimento de nossos sistemas e aplicações.

por Juliana Prado Uchôa



Introdução

Neste artigo iremos falar sobre o surgimento do .NET e poderemos perceber quais são as suas funcionalidades primordiais e recursos e de como a utilizaremos no desenvolvimento de nossos sistemas e aplicações. Então vamos entender o que é .NET e assim poderemos fixar em nossas mentes que se trata de uma plataforma que visa se integrar a outras plataformas e como isso desenvolvedor é beneficiado em poder usar funcionalidades de diferentes linguagens e que as aplicações possam ser executadas em diferentes ambientes.

Fundamentos do .NET

Esta ferramenta da Microsoft utiliza o conceito de OOP (Linguagem Orientada a Objetos) e este conceito de programação utiliza-se herança, polimorfismo,encapsulamento e entre outros.

O que significa herança em OOP é o que vocês devem estar se perguntando .Irei dizer a vocês que herança é um recurso que possibilita um objeto herdar características de um outro.como por exemplo: objeto (filho) herda características do objeto (pai) e as características podem ser desde da cor dos olhos até traços de personalidade.

Outras palavras surgem no meio do caminho de quem deseja aprender a programar OOP. Palavras como encapsulamento e o que é exatamente significa encapsulamento. Na verdade ele é a maneira que permite separar um mecanismo de funcionamento de sua interface. Exemplificando melhor não precisamos saber como funciona em detalhes um motor só que conhecemos são os seus botões. Nesse caso os botões seriam a interface. Já o polimorfismo originário do grego, significa "muitas formas" (poli = muitas, morphos = formas). Ele permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam. Assim, um mesmo método pode apresentar várias formas, de acordo com seu contexto e isso no nosso cotidiano funcionaria assim um carro pode aparecer de várias formas em nossa vida. Ele pode aparecer em rua, em uma foto e etc.

Agora que já sabemos o que é a tecnologia .NET temos de conhecer as suas principais funcionalidades para assim podermos usufruir melhor dos benefícios que ela nos oferece.

O Surgimento do .NET

O Lançamento .NET para o mundo foi realizado em 2002 durante o PDC (Professional Developer Professional) e a sua principal inovação e a integração com o XML (eXtensible Markup Language) o que demonstra o claro direcionamento desta tecnologia para o desenvolvimento focado no ambiente Web, pois possibilita facilmente o compartilhamento do dados neste ambiente.

A Microsoft aproveitando o lançamento do .net também lança uma nova linguagem, o C# (C Sharp), baseada no C++ e muito similar ao Java, objetivando dar ao desenvolvedor do C++ produtividade e facilidade para a criação de sistemas dentro desta nova proposta tecnológica.

O .Net é composto por uma máquina virtual, que se utiliza do mesmo conceito usado em Java que consiste em abstrai a necessidade do desenvolvedor interagir com o sistema operacional, e um rico conjunto de ferramentas e bibliotecas de objetos que permitem alta produtividade no desenvolvimento de sistemas.só que isto é recurso é melhorado em .NET.

Ele também apresenta uma biblioteca de classes que reúne as todas as funções normalmente associadas ao sistema operacional e faz com que os processos em sua máquina dependendo do tamanho de sua aplicação sejam colocados em fila e isto nós chamamos de multihtreading que é semelhante ao conceito de enfileiramento

Termos essenciais do .NET

Iremos conhecer termos que são essenciais para o funcionamento dessa plataforma. Termos com o CLR, IDE COMPARTILHADO, MSIL, MANAGED CODE, SOAP, UDDI, XML, XSD, WEBSERVICES, WSDL.

CLR é um ambiente que gerencia a execução do código escrito em qualquer linguagem e parte integrante do framework.

IDE COMPARTILHADO é um ambiente integrado de desenvolvimento e isto possibilita um integração maior com outras linguagens e isto permite que você crie aplicações para ambiente Windows ou web no mesmo ambiente.

MSIL(MICROSOFT INTERMEDIATE LANGUAGE OU SEJA LINGUAGEM INTERMEDIÁRIA DA MICROSOFT) é um recurso que age independente da CPU e possibilita que na hora da execução gera um novo compilador (Just-in-time compiler ou seja copilação em tempo real) e ele converte para código nativo, ou seja, um código específico para o processador da máquina onde a aplicação será executada.

MANAGED CODE(CÓDIGO GERENCIADO) é o código escrito para o executar em tempo de execução do visual studio.net

SOAP(PROTOCOLO DE ACESSO SIMPLES A OBJETO) é um protocolo que permite um acesso mais simples e rápido aos objetos e possui um padrão de aberto e baseado em XML.

UDDI são iniciais de Universal Description,Discovery and Integration) É o protocolo desenvolvido para a organização e registro de webservices.

XML é uma linguagem que é baseada em tags similar ao HTML. Tem como principal característica é a extensibilidade.

XSD é a sigla XML schema defnition é um arquivo associado a um outro documento XML que descreve e valida aos dados no documento.e ele aceita os dados de diferentes tipos,como números e data e moeda.

WEBSERVICES é uma maneira de comunicação entre aplicativos utilizando a Internet. Surgiu por um consórcio de empresas lideradas pela Microsoft e IBM, e hoje se tornou um padrão do W3C.

WSDL(Web Service Description Language) é uma linguagem que define regras baseadas em XML para a descrição de serviços WEB.

Agora que já abordamos algumas terminologias para você familiarizar com o .net e iremos abordar um pouco sobre aspectos característicos de serviços web existentes na plataforma. NET:

  • Independência de navegador ou seja o próprio framework no momento que você cria uma aplicação e na hora em que ela for solicitada pelo navegador. Ele cria condições baseado nas características dele e envia a aplicação para ser visualizada somente se o navegador suportar.

  • Usando o SOAP/XML permite que quando você cria um webservices e o referencie em qualquer aplicação .NET a comunicação seja via http, usando o protocolo SOAP em XML.

Dicas Importantes

. Não existe um Visual Studio 2005 Express e sim versões Express referentes a cada uma das linguagens usada no VS 2005 a saber:

1. Visual Basic 2005 Express
2. Visual C# 2005 Express
3. Visual J# 2005 Express
4. Visual C++ 2005 Express
5. Visual Web Developer 2005 Express
6. SQL Server 2005 Express

Site para download destas tecnologias:

http://www.asp.net/
http://www.msdn.com/

Nestes sites possuem ótimas referências e bons materiais para você iniciar seus estudos Como por exemplo,downloads de versões Express,documentos para você melhor compreender o funcionamentos dessas tecnologias.

. Existe uma versão da plataforma .net que pode ser usada em Linux e ela chama-se Mono e tem como objetivo fazer desenvolvedores novell e de outras plataformas não- Windows possam desenvolver em .NET usando Unix. E os componentes dela são baseados em C#.

Maiores informações a respeito no site:
http://www.mono-project.com/

Conclusão

Temos de entender que o .NET Framework propõe um novo modelo de programação que é baseada em objetos e nisso antes de nos sentarmos diante do computador para desenvolvermos a aplicação é importante entendermos conceitos teóricos revelantes da plataforma para assim termos um maior desempenho e usabilidade em nossas aplicações.Por isso entendi por experiência própria que ver outras possibilidades antes de nós alto afirmamos pensadores de uma tecnologia é primordial para a formação e lapidação de um profissional de TI.

Bons estudos e nunca se esqueçam que pesquisa e inovação são fatores chave para o sucesso profissional.

Referências Bibliográficas

www.linhadecodigo.com.br
www.imasters.com.br
www.acr-info.com.br
www.impacta.com.br

Juliana Prado Uchôa

Juliana Prado Uchôa - Estudante de ciência da computação na Uninove- VL.MARIA – atualmente ministra palestras em universidades sobre a tecnologia .NET.