Desenvolvimento - PHP

Instalando Apache + MySQL + PHP 5 no Windows - (Segunda edição)

Lendo em grupos de discussão, fóruns, etc, percebi que o pessoal tem várias dificuldades e ou problemas para conseguir instalar e configurar o "WAMP" (Windows + Apache + MySQL + PHP). Talvez nem isso: não sabem nem onde começar. Frente a isso, escrevi esse artigo que mostra todos os passos e configurações a serem feitas para que você tenha o PHP funcionando no seu sistema Windows.

por Alfred Reinold Baudisch



Lendo em grupos de discussão, fóruns, etc, percebi que o pessoal tem várias dificuldades e ou problemas para conseguir instalar e configurar o "WAMP" (Windows + Apache + MySQL + PHP). Talvez nem isso: não sabem nem onde começar. Frente a isso, escrevi esse artigo que mostra todos os passos e configurações a serem feitas para que você tenha o PHP funcionando no seu sistema Windows.

ATENÇÃO: O APACHE 2.X NÃO SUPORTA WINDOWS 9X/ME, PORTANTO ESSE ARTIGO É DIRIGIDO PARA QUEM USA WINDOWS XP / NT / 2000 / 2003.

1. Download dos itens necessários

Primeiro, faça o download dos programas a serem usados.

2. Instalação

Execute a instalação do Apache e o instale com as configurações padrões. Se quiser, pode escolher outro diretório para a instalação. Quando ele solicitar que você digite os domínios, digite "localhost" em ambas opções conforme a figura:

Instalação do Apache

Figura 1: Instalação do Apache

  • Extraia o MySQL em uma pasta qualquer. Recomendo dentro da pasta onde você instalou o Apache.
  • Extraia o PHP 5 na pasta

3. Configuração do PHP

Vá para a pasta c:php5 e copie o arquivo php5ts.dll para a seguinte pasta, de acordo com o seu Windows:

  • (em WindowsXP)
  • (para Windows NT/2000)

Copie também o arquivo para umas das pastas ditas acima, de acordo com o Windows em uso. Esse arquivo é necessário para o funcionamento do MySQL no PHP.

Ainda no c:php5, renomeie o arquivo "php.ini-dist" para "php.ini" e abra-o. Procure a linha extension_dir = "./" e a altere para extension_dir = "c:/php5/ext/", é o diretório onde ficam as extensões do php (MySQL, Curl, GD, etc).

Agora, localize a linha ;extension=php_mysql.dll e tire o ; do início dela. Se quiser também, já aproveite e faça o mesmo na linha ;extension=php_gd2.dll, caso queira a biblioteca GD para a manipulação de imagens. Salve as alterações e mova o "php.ini" para a pasta:

  • (em Windows 9x/Me/XP)
  • (para Windows NT/2000)

4. Somente para usuários Windows XP!

Caso seu Windows seja outro, pule para o próximo passo.

O arquivo php5apache2.dll que acompanha o pacote do PHP estranhamente não funciona em Windows Xp, portanto a comunidade desenvolvou a solução.

Faça o download desse Zip: http://www.apachelounge.com/download/mods/php5apache2.dll-php5.1.x.zip

Extraia os arquivos em alguma pasta e copie:

  • php5apache2.dll para a pasta . Ele vai perguntar se você quer sobrescrever com o atual. Responda sim.
  • httpd.exe.manifest para a pasta:

5. Configuração do Apache

Vá para a pasta onde você instalou o Apache e abra o arquivo conf/httpd.conf em qualquer editor de texto. (Ex: Bloco de Notas).

1º) Localize a linha #LoadModule ssl_module modules/mod_ssl.so e logo abaixo dela adicione: LoadModule php5_module "c:/php5/php5apache2.dll"

Configurando o Apache para carregar o PHP

Figura 2: Configurando o Apache para carregar o PHP

O que é?

Isso fará com que o APACHE carregue o PHP em sua execução. PHP é um sofware, e como todo software também deve ser carregado na memória!

2º) Localize AddType application/x-gzip .gz .tgz e logo abaixo, adicione:
AddType application/x-httpd-php .php
AddType application/x-httpd-php-source .phps

Configurando o Apache para reconhecer arquivos .php

Figura 3: Configurando o Apache para reconhecer arquivos .php

O que é?

O PHP já foi carregado na memória, mas como o Apache reconhecerá que um arquivo é PHP? Por meio dessa instrução, você adiciona o Mime-Type PHP ao APACHE, assim, quando um arquivo .php é executado, o APACHE irá executar o Mime-Type application/x-httpd-php, que por sua vez será chamado da DLL incluída no passo acima :D.

3º) Localize:

DirectoryIndex index.html

E logo ao lado do index.html adicione: index.php default.php main.php

Configurando o Apache para reconhecer as páginas iniciais em pastas

Figura 4: Configurando o Apache para reconhecer as páginas iniciais em pastas

O que é?

Isso faz com que o APACHE reconheça os arquivos index.php, default.php e main.php a um diretório ser aberto. Você poderia colocar apenas index.php ou até mesmo inicio.php, fica a seu critério definir o nome das páginas "index".

6. Configuração do MySQL

Não há nada para se configurar no MySQL, você só deve iniciar o mesmo. Vá para a pasta que instalou o MySQL, então abra o bin/mysqld.exe, iniciando o servidor do MySQL.

Lembre-se que sempre você terá de iniciar o MySQL. Se não quiser ir na pasta toda vez que iniciar o computador, crie um atalho para o bin/mysqld.exe e coloque no "Iniciar, Programas, Inicializar (ou Iniciar, de acordo com o windows)".

7. Falta pouco!

Agora, vá em "Iniciar, Programas, Apache HTTP Server, Control Apache Server, Restart", para reinicializar o Apache com as alterações feitas. Pronto! Agora você pode tem PHP5 + MySQL em seu Windows!.

Para efetuar um teste, crie um arquivo chamado phpinfo.php, com o conteúdo: e o coloque na pasta htdocs dentro da pasta do Apache. Abra seu navegador e digite http://localhost/phpinfo.php. Se a página abrir com as informações do PHP, significa que tudo deu certo.

Página phpinfo.php

Figura 5: Página phpinfo.php

Observações: Lembrando que nos caminhos que mostrei, o C: deve ser substituído pela letra do HD em que está seu Windows e onde foram instalados os programas. Uso o C: no artigo, pois é a letra que é normalmente usada.

Caso queira register_globals no PHP (não recomendo), abra o c:windowsphp.ini, localize a linha "register_globals = Off" e arrume para "register_globals = On". Veja mais aqui: http://www.php.net/manual/pt_BR/security.registerglobals.php.

Até o próximo!

Alfred Reinold Baudisch

www.auriumsoft.com.br/
Alfred Reinold Baudisch

Alfred Reinold Baudisch - Desenvolvedor web freelance, com atuação na área há 7 anos. Experiência avançada em PHP, SQL e modelagem de sistemas multi-camadas. Atualmente dedicado ao aprendizado em desenvolvimento mobile, especificamente mobile games, com J2ME. Apaixonado e conhecedor do mercado financeiro, gestão e estratégias de novos negócios, visão constantemente empreendedora. Editor dos blogs Jornada Imperial e O Desenvolvedor PHP.