Desenvolvimento - ASP

Curso Básico de ASP 3.0 – Módulo 02 – Lição 01

Neste Módulo aprenderemos o básico a respeito de VBScript. Veremos exatamente o que é VBScript, e onde utilizá-lo.

por Júlio Cesar Fabris Battisti



Uma introdução ao VBScript

Introdução

Neste Módulo aprenderemos o básico a respeito de VBScript. Veremos exatamente o que é VBScript, e onde utilizá-lo. Aprenderemos que é possível executar código VBScript, tanto no Navegador do cliente, quanto no servidor Web. Depois apresentaremos os aspectos básicos da linguagem, tais como a declaração de variáveis, operadores e laços de controle. A medida que os conceitos forem sendo apresentados, iremos trabalhar com exemplos práticos, para que os conceitos apresentados possam ser melhor entendidos. Também aprenderemos a criar Sub-rotinas e funções. Na parte final do capítulo, desenvolveremos alguns exemplos práticos de utilização de VBScript, na criação de páginas. Ao completar este capítulo, você terá uma noção básica de VBScript, e será capaz de criar soluções simples utilizando esta linguagem.

Nota: Os exemplos apresentados nas listagens deste capítulo, podem ser criados utilizando-se um redator de texto, como o Bloco de Notas, e salvando os arquivos com a extensão .htm. Depois é só abrir o arquivo no Internet Explorer e testar.

Importante: Os números das linhas que aparecem nas listagens de códigos de exemplos, não devem ser digitados. Os números foram incluídos nas respectivas listagens, apenas para facilitar o acompanhamento das explicações de cada exemplo.

O que é VBScript

VBScript é uma linguagem de criação de Scripts, a qual é derivada do Visual Basic (VB) e do VBA (Visual Basic for Applications). O Visual Basic é o ambiente de desenvolvimento gráfico, mais utilizado para o desenvolvimento de aplicações para o ambiente Windows. Como o nome sugere, a programação em Visual Basic, é baseada na linguagem de programação Basic. O VBA é derivado do Visual Basic (de certa forma, podemos dizer que é um subconjunto do VB), e é a linguagem utilizada para automatizar tarefas nos aplicativos do Microsoft Office. Por exemplo, quando você precisa criar código para automatizar alguma tarefa no Microsoft Excel ou no Microsoft Access, você está utilizando o VBA.

Se você já conhece VB ou VBA, irá sentir-se bastante a vontade com VBScript. Muitos dos comandos básicos, como estruturas de controle, declarações de variáveis, operadores e funções, são idênticos. Na verdade alguns artigos definem VBScript como sendo um subconjunto do VB.

Devemos considerar alguns fatos importantes, dentre os quais podemos destacar:

  • VBScript é uma linguagem para a criação de scripts. Um script não é compilado para gerar um programa executável, ao invés disso, cada linha do script é interpretada, e executada.

  • O código é escrito juntamente com uma página HTML, isto é, misturamos, na mesma página, código VB Script e Código HTML. A Página é enviada para o Navegador, o qual interpreta e executa o código VBScript, uma linha por vez. O suporte à VBScript é nativo no Internet Explorer, já no Netscape Navigator o suporte à VBScript se dá através da instalação de um Plug-in.

Nota: Um Plug-in é um programa que estende a funcionalidade de um Navegador. No nosso exemplo estamos falando de um Plug-in que permite que o Netscape Navigator interprete e execute código VBScript.

  • Com a utilização do VBScript, podemos ampliar as capacidades de uma página HTML, tornando-a mais funcional e interativa. Podemos realizar cálculos, exibir mensagens em janelas Pop-up, detectar eventos tais como o clique em um link ou em um botão de comando, criar menus interativos, etc. Posso utilizar código VBScript para fazer a validação dos dados de um formulário. Com isso, caso exista erro em algum campo, ou algum campo obrigatório não tenha sido preenchido, podemos retornar uma mensagem para o usuário, com os dados que ele preencheu, e indicando qual ou quais campos estão com problema. Com isso o usuário corrige os problemas, antes que os dados sejam enviados para o servidor, reduzindo com isso as possibilidades de erro e agilizando o processamento das informações. São muitas as possibilidades.

  • A linguagem VBScript foi desenvolvida, tendo-se a segurança como uma de suas diretrizes. Através do uso de VBScript, não é possível criar uma página, por exemplo, que tenha acesso ao sistema de arquivos do computador e possa apagar ou modificar informações. Evidentemente que a criatividade de hackers mal intencionados, não tem limites. Porém diversos cuidados foram tomados, pela Microsoft, para tornar a VBScript uma linguagem segura.

  • Pela semelhança com o Visual Basic, VBScript é uma linguagem de fácil aprendizado. Se você já programa em Visual Basic, aprender VBScript será simplesmente uma questão de saber o que é possível fazer com VBScript e quais são as suas limitações.

Conforme podemos concluir, VBScript é uma linguagem para a criação de scripts, os quais ampliam a funcionalidade das páginas HTML.

No próximo item faremos uma revisão rápida, dos principais elementos de uma página HTML. Como o código VBScript que roda no cliente, é “escrito”, dentro da própria página HTML, é importante que saibamos identificar os principais elementos de uma página HTML. Além disso, conforme veremos a partir do Módulo 4, uma página ASP mistura elementos de código ASP, com elementos (as chamadas tags) HTML. Por isso é importante que saibamos reconhecer os principais elementos de uma página HTML. Para maiores informações sobre HTML, consulte o livro “Série Curso Básico & Rápido HTML 4.0” , da editora Axcel Books.

Uma revisão rápida de HTML

Conforme descrevemos na introdução desse curso, as páginas da Internet, são criadas utilizando-se da linguagem HTML – Hypertext Markup Language. Uma tradução seria: Linguagem de Marcação de Texto. As páginas ficam gravados no servidor Web, e quando o cliente digita um endereço solicitando a página, esta é transportada até o navegador do cliente. O navegador interpreta o código HTML e exibe a página, já formatada. Neste tópico, faremos uma revisão rápida, sobre os principais elementos de uma página HTML, bem como sobre os principais elementos para a construção de formulários em páginas HTML, pois neste curso iremos utilizar elementos de formulários, tais como campos para a digitação de texto, durante os exemplos do curso.

Estrutura básica de uma página HTML.

Todo documento HTML, apresenta a mesma estrutura básica. Documentos HTML são criados utilizando o que chamamos de “tags” ou marcadores. Por exemplo, existe uma tag para fazer com que o Navegador exiba um determinado texto em negrito, outra tag para exibir texto em itálico, um conjunto de tags para criar as linhas e colunas de uma tabela, e assim por diante. Na Listagem 2.1, vemos um exemplo da estrutura básica de um documento HTML:

Listagem 2.1 – O exemplo do Hello Word.

1 <HTML>

2 <HEAD>

3 <META NAME="GENERATOR" Content="Microsoft Front Page 4.0">

4 <TITLE> Criando Sites dinâmicos com ASP 3.0 !!!</TITLE>

5 </HEAD>

6 <BODY>

7 <P> Uma Página HTML muito simples !!!!</P>

8 </BODY>

9 </HTML>

IMPORTANTE: Cabe novamente ressaltar, que os números de linha, não fazem parte do código HTML. Apenas foram colocados na listagem, para facilitar a explicação dos comandos utilizados. Esta recomendação é válida para todas as listagens apresentadas neste curso. Com isso, se você for digitar esta listagem, não digite o número das linhas. Este fato pode ser comprovado pela Figura 2.1 (na próxima página).

As maioria das tags HTML são formadas por pares. Conforme podemos ver na Listagem 2.1, todo documento HTML, começa com a tag <HTML> e termina com uma tag </HTML>, linhas 1 e 9, respectivamente.

Logo após a tag <HTML>, temos a tag <HEAD>. Dentro das tags <HEAD> e </HEAD>, podemos colocar diversas informações, muitas vezes chamadas de Metainfomração. A informação contida nesta seção do documento, é informação a respeito do próprio documento, como por exemplo: qual o programa utilizado para gerar o documento, nome do autor, data de criação, etc. As informações contidas nesta seção do documento, são utilizadas, muitas vezes, pelos mecanismos de pesquisa da Internet, como o Altavista (www.altavista.digital.com) e o Yahoo (www.yahoo.com). Uma tag especial, que podemos utilizar é a tag <TITLE> </TITLE>. O texto colocado dentro desta tag, será exibido na Barra de títulos do Navegador. Este fato pode ser comprovado pela Figura 2.1:



Figura 2.1 Um exemplo de utilização da tag <TITLE> </TITLE>.

Observe o título que aparece na Barra de títulos da Figura 2.1. Logo após o título, no caso do Internet Explorer, aparece a expressão: Microsoft Internet Explorer.

Após o par de tags <HEAD> </HEAD>, nos temos a tag <BODY>. A partir da tag <BODY>, na linha 6, é que começa a parte do documento que será exibida pelo Navegador. Tudo o que estiver entre o par de chaves <BODY> </BODY>, é conteúdo que deve ser exibido pelo Navegador. Neste nosso exemplo, muito simples, temos apenas uma parágrafo de texto sendo exibido. A tag que define uma parágrafo de texto é <P> </P>, conforme indicado na linha 7.

Esta é a estrutura básica de todo documento HTML.

Cada tag do HTML, pode conter um ou mais atributos. Um atributo, modifica a maneira como o Navegador exibe o conteúdo da página. Por exemplo, na Listagem 2.2, estamos utilizando o atributo color da tag <FONT>, para modificar as características da fonte do texto a ser exibido.

Listagem 2.2 – Utilizando atributos da tag <FONT> </FONT>.

1 <HTML>

2 <HEAD>

3 <META NAME="GENERATOR" Content="Microsoft Front Page 4.0">

4 <TITLE> Criando Sites dinâmicos com ASP 3.0 !!!</TITLE>

5 </HEAD>

6 <BODY>

7 <P><FONT color=navy><B> Uma Página HTML muito simples !!!!</B></FONT> </P>

8 </BODY>

9 </HTML>

Neste caso, na linha 7, o atributo color é definido para o valor navy, o qual equivale a uma fonte de cor Azul marinho. Observe que a tag <FONT> </FONT>, é utilizada, dentro da tag de parágrafo, para modificar as características da fonte deste parágrafo. Também utilizamos a tag <B> </B>, para fazer com que o texto fosse exibido em negrito. Ao visualizar este documento, no navegador, o texto “Uma Página HTML muito simples !!!”, será exibido em negrito e com cor de fonte Azul Marinho.

Um estudo mais detalhado sobre as tags da linguagem HTML, foge ao escopo deste livro. Novamente indico o livro “Série Curso Básico & Rápido HTML 4.0 , da editora Axcel Books, para maiores informações sobre a linguagem HTML. Apenas como um exemplo de uma página mais completa, considere a Listagem 2.3, onde utilizamos as tags para criação de tabelas. <TABLE> E </TABLE>, para criar a tabela. <TR> e </TR> para criar novas linhas, e <TD> e </TD>, para criar as células dentro de uma linha da tabela.

Listagem 2.3 – Uma página HTML com diversas tags.

1 <HTML>

2 <HEAD>

3 <META NAME="GENERATOR" Content="Microsoft Visual Studio 6.0">

4 <TITLE> Criando Sites dinâmicos com ASP 3.0 !!!</TITLE>

5 </HEAD>

6 <BODY>

7 <P><FONT color=navy><B>Produção de SOJA da Região Sul !!!</B></FONT></P>

8 <TABLE border=1 cellPadding=1 cellSpacing=1 width="75%">

9 <TR>

10 <TD align=middle>Ano de Produção</TD>

11 <TD align=middle>Produção em Toneladas</TD>

12 </TR>

13 <TR>

14 <TD align=middle>1996</TD>

15 <TD align=middle>23450</TD>

16 </TR>

17 <TR>

18 <TD align=middle>1997</TD>

19 <TD align=middle>32456</TD>

20 </TR>

21 <TR>

22 <TD align=middle>1998</TD>

23 <TD align=middle>33000</TD>

24 </TR>

25 <TR>

26 <TD align=middle>1999</TD>

27 <TD align=middle>32560</TD>

28 </TR>

29 </TABLE>

30 <P> Dados atualizados em -&gt; 30/06/2000.</P>

31 </BODY>

32 </HTML>

Na Figura 2.2, temos o documento da Listagem 2.3, sendo exibido no Navegador.


Figura 2.2 Um exemplo de utilização da tag <TABLE> </TABLE>.

Na próxima parte deste curso estudaremos algumas tags ligadas a criação de formulários com HTML. Estudaremos estas tags em maiores detalhes, pois iremos utilizá-las em diversos exemplos deste curso.

Conclusão

Nesta lição fiz apenas uma apresentação da linguagem HTML e da estrutura de uma página, baseada na linguagem HTML. Para programação ASP é importante que você conheça a estrutura de uma página HTML.

Nota: Esta lição faz parte do curso “Criando Sites Dinâmicos com ASP 3.0” . Você pode adquirir o conteúdo completo deste curso, com 732 páginas de conteúdo, com permissão de impressão, no formato de arquivo .PDF, por apenas R$ 20,00 para o envio via download. Para maiores detalhes sobre como adquirir o arquivo .PDF, com todo o conteúdo do Curso: Criando Sites Dinâmicos com ASP 3.0, para ter acesso ao conteúdo completo do curso, com permissão de impressão, sem estar conectado à Internet, acesse o seguinte endereço: http://shop.linhadecodigo.com.br/treinamento.asp?id=373

Júlio Cesar Fabris Battisti

Júlio Cesar Fabris Battisti