Desenvolvimento - Office

Excel: Falha na segurança de consultas

Neste artigo, falarei a respeito de um problema de segurança já conhecido no Excel (Office) o qual foi carregado para a versão 2007.

por Robert Martim



Há bastante coisa nova no Excel 2007, mas por outro lado ainda há bastante coisa velha. Neste artigo, falarei a respeito de um problema de segurança já conhecido no Excel (Office) o qual foi carregado para a versão 2007.

Imagine o cenário onde o leitor precisa fazer uma consulta à dados externos (no exemplo usarei um banco de dados Access, mas a questão também se aplica ao SQL Server).

O leitor iniciaria a consulta conforme mostra a figura:


Figura 1
– Iniciando o processo de consulta.

Ao selecionarmos a fonte de dados que contém nome de usuário e senha, somos solicitados pela senha (aqui, assume-se que o usuário é o padrão “admin” para o Access):


Figura 2
– Inserindo senha de acesso à fonte de dados

Até este ponto não há nada de errado, afinal existe uma máscara na senha. Não obstante, quando acessamos as propriedades da conexão nos deparamos com a string de conexão completa, incluindo a senha não criptografada. Observe a figura:

Figura 3 – String de conexão exposta na definição das propriedades da consulta

Assumindo que o processo foi iniciado pelo administrador da rede ou do banco de dados, não há problemas, afinal ele certamente tem privilégios para ter conhecimento da senha e a exposição neste momento é irrelevante.

O problema começa quando clicamos em “Save password”. Na nova versão do Excel, um aviso é dado sobre o fato da senha não ser criptografada.

Figura 4 – Novo aviso sobre fragilidade no nível de segurança

Em versões anteriores, utilizávamos o Notepad para extrair a senha em uma conexão como esta. Contudo, o formato e estrutura dos arquivos mudaram na versão 2007. Agora, possuimos vários arquivo XML compactados em um arquivo único.

Utilizando a versão trial do WinZip ou WinRAR, por exemplo, podemos abrir os arquivos compactados em um instante. Dentro deste grupo compactado, há uma pasta intitulada “xl”. Abra esta pasta e procure pelo arquivo connections.xlm. Um duplo-clique neste arquivo ativará o seu browser o qual irá expor a estrutura do arquivo xml de conexão conforme mostra a figura:

Figura 5 – Nome de usuário e senha expostos em documento xml de conexão

Como podemos ver, tanto o nome de usuário quando a senha estão completamente expostos para o mundo!

Esta exposição não criptografada já é velha conhecida da Microsoft e de muitos usuários avançados (e nem tão avançados assim) de Excel e do Office. Infelizmente, o mesmo problema continua sendo perpetuado e a versão 2007 não é exceção.

Conclusão

Embora para o usuário comum as implicações possam ser mínimas, image o que ocorreria em uma consulta em banco de dados SQL remoto? Devemos lembrar que o usuário comum dificilmente estará interessado em tais consultas.

Portanto, se leitor é usuário de Excel e depende de consultas em bancos de dados este problema de segurança precisa ser levado seriamente em conta para evitar problemas irreversíveis na base de dados. O ideal é conversar com o administrador do BD para determinar a melhor estratégia de acesso às informações.

Curso completo de Excel (entrega via download)
Fazendo o possível e o impossível com gráficos no Excel (entrega via download)
Tudo sobre o Solver no Excel
Programação Orientada a Objetos: uma introdução à classes no Excel
Criando Menus, Barras de Comando e Botões Personalizados no Access usando VBA (Via Download)
http://shop.linhadecodigo.com.br/treinamento.asp?id=357

  • Tudo sobre Tabelas Dinâmicas no Access (Via Download)
    http://shop.linhadecodigo.com.br/treinamento.asp?id=359
  • Robert Martim

    Robert Martim - Formado e Pós-Graduado em Finanças pela Universidade de Londres, Reino Unido. Diretor de TI da Faircourt Capital Limited (Reino Unido). Fornece suporte pro bono em TI à entidade de caridade Nigeriana NIDOE (Nigerians in Diaspora Organisation Europe) desde 2001. Colaborador ativo do fórum Excel Avançado do site www.juliobattisti.com.br, onde divide seu conhecimento e experiência com outros membros do espaço.
    Autor do livro Excel e VBA na Modelagem Financeira: Uma abordagem prática.