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Linux: Stopmotion - Crie animações com objetos inanimados e brinquedos

Neste documento veremos como criar animações de forma simples e divertida. O software livre Stopmotion é uma interface gráfica que facilita a geração de vídeos renderizados com quadros fotografados ao vivo com um device compatível v4l/v4l2 ou com imagens adquiridas com uma câmera digital ou digitalizadora.

por Alessandro de Oliveira Faria



Fundamentando conceitos

O projeto funciona renderizando e/ou gerando um arquivo de vídeo baseado na seqüências de imagens informadas a aplicação. Estes quadros (imagens) são inseridas no arquivo MPEG na velocidade desejada, pois o número de quadros por segundos impacta diretamente na velocidade do vídeo.

Geralmente as fotos são tiradas uma a uma com os movimentos desejados do objeto inanimado. No meu caso elaborei um mini-roteiro onde o Hulk ameaça a brigar com o Tux. Mas no final, claro, o nosso amigo Tux vence e o Hulk leva a maior surra ;-)

Na figura abaixo o story-board da nossa animação (curta-metragem).

Na primeira fase o Hulk ameaça agredir o Tux que se encontra tranqüilo em sua posição.

Na segunda fase Tux percebe a presença do perigo ao seu redor.

Na terceira fase Tux desvia surpreso do golpe de seu adversário com uma velocidade impressionante!

Na quarta fase o Tux contra-ataca o inimigo (Hulk) com golpes rápidos e ligeiros por questão de autodefesa.

Claro que no final o Tux vence a briga...

Todo o material utilizado e disponibilizado para download no final deste documento, abaixo o resultado final do vídeo:

Baixe aqui o vídeo.

Download e instalação

O código fonte do pacote pode ser obtido em:

http://developer.skolelinux.no/info/.../stopmotion-0.5.3.tar.gz

Após o download, descompacte o pacote, e utilize os tradicionais comandos ./configure, make e make install para compilar e instalar a aplicação.

Em caso de dúvida, acompanhe o vídeo abaixo:

Baixe aqui o vídeo.

Criando o vídeo (vamos à brincadeira)

Agora com o pacote compilado e instalado em seu sistema, devemos executá-lo como no exemplo abaixo:

$ stopmotion

Se tudo estiver funcionando corretamente, aparecerá uma tela como na imagem abaixo. Para inserir as imagens da animação, clique no botão CHOOSE FRAME TO ADD como destacada na figura abaixo:

Selecione as imagens a serem utilizadas na animação. Podemos também gerar imagens diretamente de uma webcam, mas no nosso caso utilizaremos imagens já armazenadas em disco.

Nesta etapa teremos uma tela similar a exibida logo abaixo. Altere o FPS (Quadro por segundos) de 10 para o novo valor 1.

Salve o projeto clicando no item FILE do menu e logo após a opção SAVE ou simplesmente pressionando a combinação de teclas CTRL+S.

Informe o nome do projeto como na figura abaixo.

Para gerar o vídeo, clique novamente no item FILE do menu principal, depois em EXPORT e VIDEO.

Informe o nome do vídeo.

Após o processamento, teremos a seguinte tela informado o sucesso da operação.

Na opção SETTINGS do menu principal podemos ajustar algumas configurações:

Estas configurações são o método de codificação do vídeo (formato, dimensão e outros).

Em VIDEO IMPORT, podemos configurar um device para capturar os quadros ao vivo.

Criando o vídeo no braço (modo console, COISA DE MACHO!)

Às vezes descer o dedo para o teclado e cair no modo console tem as suas vantagens. Com apenas uma linha de comando, substituiremos todos os procedimentos deste tutorial.

Com o comando mencoder, informaremos apenas o local das imagens, a dimensão do vídeo, o tipo de imagem e o nome do vídeo a ser gerado.

$ mencoder mf:///neti/animacao/*.png -audiofile audio-hulk.wav -mf w=320:h=240:fps=5:type=png -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg1video -oac copy -o hulk-tux.mpeg

Materiais disponibilizados:

Todos os arquivos (imagens, vídeos e sons):

  • projeto-hulk-tux.tar.tar

  • Alessandro de Oliveira Faria

    Alessandro de Oliveira Faria - Sócio-proprietário da empresa NETi TECNOLOGIA fundada em Junho de 1996 (http://www.netitec.com.br), empresa especializada em desenvolvimento de software e soluções biométricas, Consultor Biométrico na tecnologia de reconhecimento facial, atuando na área de tecnologia desde 1986 assim propiciando ao mercado soluções em software nas mais diversas linguagens e plataforma, levando o Linux a sério desde 1998 com desenvolvimento de soluções open-source, membro colaborador da comunidade Viva O Linux, mantenedor da biblioteca open-source de vídeo captura entre outros projetos.