Gerência - Metodologias e Processos

CMMI: Acreditar ou não?!

Existem pessoas que acreditam nas metodologias da qualidade de software e outras não, será que o mercado de trabalho está disposto a aceitar pessoas que não estão abertas à mudanças?

por Mauro César da Silva



No mundo empresarial existem dois tipos de pessoas, as que acreditam no CMMI e as que não.

Várias vezes enquanto eu lia alguns artigos relacionados à área vi que existem muitas pessoas que tem uma pré-indisposição quanto o assunto é qualidade de software.

Então eu me pergunto: Será que estas pessoas realmente sabe o que é qualidade? Será que esta pré-indisposição quanto ao CMMI não é um problema de cultura?

Algum tempo atrás em uma empresa a qual eu estava participando da implantação do CMMI n3, fui abordado no corredor por um colaborador já com um certo tempo de casa, este colaborador me disse: "Mauro, como pessoa acho você um cara legal, mas quando você vem com esse papo de avaliação, CMMI, qualidade, eu tenho vontade de te bater pois isso na minha opinião é um tremendo atraso de vida". E foi assim durante um grande período.

Tudo bem, confesso que quando se trata de qualidade de software e implantação do CMMI não somos as pessoas mais "legais" do mundo, mas todos tem que entender que assim como toda a empresa tem seus projetos, nós do grupo da qualidade também temos o nosso e isso deve ser considerado.

Algum tempo atrás li um artigo onde o autor mostra descaradamente que não concorda e muito menos gosta de CMMI. Ele citou um caso de sucesso onde um Coordenador acompanhou todo o projeto através de post-its. Tudo bem, certamente este Coordenador é muito experiente e teve uma visão de futuro, mas convenhamos, casos assim são moscas brancas.

Gostaria de saber de uma coisa, caso este Coordenador super experiente receba uma proposta "tentadora" de alguma outra empresa e com isso ele saia da atual, como é que fica esse projeto? Será que ele guardou todos os post-its para que se caso haja a necessidade de saber o que foi feito no projeto na sua ausência?

CMMI é um modelo trabalhoso, não se consegue o "mundo ideal" da noite para o dia, existe todo um processo de amadurecimento. A idéia principal do CMMI é ter uma empresa baseada em processos e não em pessoas.

Então meus amigos, mesmo para quem é contra não tem escapatória, o mercado exige cada vez mais e quem não estiver aberto à mudanças ficará para trás, a decisão depende única e exclusivamente de vocês.

Mauro César da Silva

Mauro César da Silva