Banco de Dados - SQL Server

Business Intelligence - Ferramenta de IT ou de Negócio?

A autora lança um discussão sobre a que área um projeto de BI deve ser atribuído. Comente sobre o texto.

por Patricia Sodré



A autora lança um discussão sobre a que área um projeto de BI deve ser atribuído. Comente sobre o texto.

Business Intelligence deve ser considerado uma ferramenta de IT ou de Negócio? Na verdade ambas. Sabemos que tecnicamente o mercado está bem suprido de profissionais de TI, DBA"s e até mesmo especialistas em algumas ferramentas de BI, porém, o que vemos em projetos nos últimos anos é a indisposição dos profissionais no entendimento de negócio, fato que vem "emperrando" alguns grandes projetos de BI.

A questão é: BI é uma ferramenta, todas as ferramentas por sua vez são supridas pela TI, e muitas vezes desenvolvida por ela, porém BI é uma ferramenta para decisões gerenciais estratégicas, portanto qual o melhor dos mundos? Bem, algumas consultorias e centros de competências têm desenvolvido uma importante divisão no projeto de BI onde as áreas têm seu claro papel definido desde a concepção do projeto até a operação da produção.

Um quadro de exemplo abaixo mostra os papéis interligando os profissionais:

A boa relação do Gerente do projeto com as áreas técnicas e de negócio têm sido fundamentais para o sucesso de um projeto de BI, visto que esse profissional deve transitar em ambas as áreas e ter o conhecimento tanto técnico como de negócio para ser a ferramenta de interface das áreas, ou seja, traduzir a língua de negócios para a área funcional e adaptar as necessidades do usuário juntamente com o Analista de BI dentro da ferramenta escolhida.

O Desenvolvedor de BD deixa de ter um papel puramente técnico no processo de desenvolvimento de um datawarehouse para ser mais ativo no processo de entendimento dos sistemas transacionais e também interagir em regras de negócio.

Depois de horas de reuniões em vários projetos, tenho visto que essa relação tem sido o alavancador de projetos até então "encostados" e diminuído o risco do projeto como um todo.

Patricia Sodré

Patricia Sodré - Gerente de Projetos de BI
Analista de sistemas pela Universidade Estácio de Sá
Pós Graduada em BI pela FGV