Desenvolvimento - C#

Instalando o Team Foundation Server

Este artigo tem por objetivo facilitar a vida de quem está pretendendo instalar o Team Foundation Server. As informações contidas constituem um resumo do TFS installation guide para completar com êxito uma instalação do tipo Single Server.

por Eduardo Bottcher



Este artigo tem por objetivo facilitar a vida de quem está pretendendo instalar o Team Foundation Server. As informações contidas constituem um resumo do TFS installation guide para completar com êxito uma instalação do tipo Single Server.

Cada vez mais tenho me surpreendido positivamente com o Team Foundation. O conceito por trás desta ferramenta realmente trás muitos beneficios para a equipe de desenvolvimento e para a saúde do projeto como um todo.

Este artigo tem por objetivo facilitar a vida de quem está pretendendo instalar o Team Foundation Server. As informações contidas aqui são um resumo, ou seja, o minimo necessário extraído do TFS installation guide, para completar com êxito uma instalação do tipo Single Server.

Para uma visão mais completa e detalhada do processo de instalação baixe o TFS installation guide, que pode ser encontrado no endereço
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=E54BF6FF-026B-43A4-ADE4-A690388F310E&displaylang=en.

Passo 1: Para a instalação e configuracao do TFS, três contas são necessárias:

Dominio\TFSSetup
Dominio\TFSService
Dominio\TFSReports

O usuário TFSSetup precisa ser administrador, porém os outros dois são usuários padrão , apenas com a permisão de "Log on Locally". É recomendado que o TFSetup seja administrador de dominio ao invés de local, para evitar problemas com autorização via windows authentication. No entanto, eu criei como usuário local e não tive problemas (até agora : ) ). Você pode dar outros nomes para as contas de acordo a nomenclatura da sua rede. Após criar as contas reinicie a máquina e entre com o usuário TFSSetup para continuar o processo.

Passo 2: Verifique o IIS

Certifique-se de que o ASP.NET esteja instalado e habilitado. Confira também se as extensões do Front Page, NÃO estejam instaladas (O normal é que não estejam instaladas mesmo). Opcionalmente, verifique suas configurações SMTP para que o Team System possa enviar notificações via email.

Passo 3: Instale o SQL SERVER 2005

Na tela "components to Install" , selecione tudo menos notification services. Ainda nesta página clique em "Advanced" e faça o seguinte:

- Desabilite tudo em "Client Components" menos "Management Tools"
- Desabilite "Documentation and Sample"

Na tela "Service Account", selecione "Use the built in System account", and escolha "Local System". Ainda nesta página marque todos os itens em "Start services".

Passo 4: Instale os service packs e hot fixes necessários

Após finalizar a instalação do SQL Server 2005, pare os serviços de SQL Agent e SQL Browser. Talvez a máquina solicite um reboot. Instale o .NET 2.0 Service Pack 1 (se disponível), ou instale o hot fix que se encontra na pasta \KB913393 no cd de instalação do TFS.

Passo 5: Instale o Sharepoint Services (wss 2.0)

Atenção neste passo: Apenas selecione a opção "Server Farm" e deixe o sharepoint ser instalado. Em seguida, uma janela de configuração do sharepoint irá abrir. Não altere nada nesta tela, apenas feche o janela do browser. O próprio TFS irá configurar o sharepoint de forma que eles venham a conversar corretamente.

Passo 6: Instale o TFS

Chegou a hora de instalar o TFS. Selecione a opção "Single Server" e durante a instalação forneça as contas de admin, service e reports criadas no passo 1 deste tutorial.

Passo 7: Verifique se a instalação ocorreu com sucesso

Acesse http://nomedoservidor:8080/services/v1.0/Registration.asmx e clique no método GetRegistrationEntries e depois clique em Invoke. Certifique-se que no XML de retorno deste web service logo nas primeiras linhas há um nó com o valor "vstfs". Se tiver, sua instalação foi bem sucedida.(Se por acaso sua instalação falhou, favor leia o TFS Installation guide para maiores detalhes.)

Agora é só instalar o Team Explorer nos clients, criar os seus Team Projects e aproveitar tudo aquilo que o team foundation tem para oferecer.

Até a próxima.

Eduardo Bottcher

Eduardo Bottcher - Microsoft MCP em ASP.NET/C#, Eduardo Bottcher trabalha como arquiteto de software na HNI Corporation em Iowa, Estados Unidos. É pós graduado em desenvolvimento web e trabalha com tecnologias Microsoft há mais de 7 anos. Atualmente tem contado suas aventuras e desventuras na américa no blog http://bottech.blogspot.com. Seu blog sobre tecnologia é http://onbottcher.spaces.live.com.