Gerência - Metodologias e Processos

MOF: Administração dos Serviços de Diretório - SMF (Directory Services Administration)

Neste artigo nós vamos estudar as sugestões para se administrar com eficácia serviços de diretório seguindo um conjunto de atividades encontradas no documento da SMF Directory Services Administration do MOF.

por Cleber Farias Marques



Objetivo

Neste artigo nós vamos estudar as sugestões para se administrar com eficácia serviços de diretório seguindo um conjunto de atividades encontradas no documento da SMF Directory Services Administration do MOF, boa leitura.

Introdução

Obs.: Achei melhor deixar alguns termos em inglês mesmo porque na maioria das vezes iremos trabalhar com eles desta forma no mercado.

Um dos principais componentes em nosso ambiente é o sistema que gerencia o diretório, falando nisso este artigo comenta as recomendações da SMF Directory Services Administration - Administração dos Serviços de Diretório. Aqui nós deveremos administrar os serviços de diretório garantindo que os recursos da rede estejam sempre acessíveis aos usuários autorizados de forma simples e organizada tendo como objetivo permitir que usuários e aplicações possam encontrar facilmente recursos como aplicações, servidores, serviços, ferramentas e qualquer uma outra informação durante as tarefas do dia-a-dia.

Entre as responsabilidades encontradas aqui deveremos gerenciar a usuários, grupos e todo tipo de objeto no domínio enquanto monitoramos e resolvemos os eventuais problemas no diretório. Tomei a liberdade de relatar os processos sugeridos por esta guia utilizando o Active Directory como possível ferramenta na administração de diretórios em nosso ambiente, considerei que este cenário é real para a maioria das organizações.

Definições Importantes

Para entendermos melhor este artigo e a documentação oficial para esta SMF vamos conhecer algumas definições importantes que também são recomendadas pela Microsoft na própria documentação do MOF, lembrando também que mesmo algumas definições sendo as mesmas encontradas no mercado muitas delas são feitas com base nesta SMF.

Alert: É uma notificação que indica um evento significante definido para processar alguma regra/rotina.

Attribute: Uma característica de um computador, geralmente definido por um valor ou chave de registro.

Authentication: Método utilizado para identificar os usuários em um sistema, pode ser feito através de senhas, smart card, biometria e outros.

Authorization: Processo que verifica quais os direitos e permissões um usuários tem para acessar recursos em um domínio.

Backup: Termo utilizado para definir uma cópia de segurança feita periodicamente do conteúdo de um disco, que fica armazenada em uma fita magnética ou qualquer tipo de mídia removível.

Client: Um computador ou processo que requisita um serviço de outro sistema ou processo através de um protocolo e aceita a resposta do servidor. Esta é uma parte de uma arquitetura cliente-servidor. Um bom exemplo é um Desktop que requisita arquivos de um File Server.

Directory: Uma coleção de arquivos de computador, que na maioria das vezes conta com uma interface (Graphical User Interface - GUI) para representar sua estrutura na forma de pastas.

Event: Qualquer ocorrência significativa em um sistema ou aplicação notificada a um usuário ou grupo de usuário e adicionada a um log de eventos.

Firewalls: Um computador (ou hardware) dedicado especialmente para precauções de segurança com o objetivo de oferecer proteção para um ambiente computacional. Suas principais precauções vão desde monitoramento de ameaças e invasões até a execução de atividades padronizadas.

Lightweight Directory Access Protocol (LDAP): Protocolo que permite aplicações acessarem um diretório de forma simples facilitando a localização das informações e arquivos disponibilizados.

Metadirectory: De uma forma geral este termo pode ser definido como um diretório de diretórios, uma infra-estrutura em comum que integra e unifica diretórios.

Network operating system (NOS): Um sistema operacional que utiliza programas para se comunicar com outros computadores através da rede permitindo troca de arquivos, compartilhamento de recursos e aplicações.

Server: Um computador que oferece algum serviço para outros computadores através de uma rede, o exemplo mais comum é um File Server (Servidor de Arquivos) que tem um disco local para que computadores remotos executem e gravem arquivos pela rede.

Simple Network Management Protocol (SNMP): Um protocolo que permite aplicações de gerenciamento monitorarem o estado de outra aplicação ou serviço em uma rede, podendo servir para notificar um sistema de monitoramento quando um erro acontece, por exemplo, um processo em um servidor que termina inesperadamente. Directory Services Manager: Pessoa responsável por todas as atividades desenvolvidas durante as fases da Administração dos Serviços de Diretório. Capacity Manager: É a pessoa responsável por gerenciar a capacidade dos serviços oferecidos aos usuários, planejando, monitorando e reportando sua capacidade e desempenho.

Descrição de Processos e Atividades

As atividades da SMF Directory Services Administration podem ser representadas por um fluxo de processos que aborda as tarefas fundamentais necessárias para administrarmos serviços de diretório com excelência, a seguir iremos conhecer as fases deste processo.

Directory Types

Nesta primeira etapa deveremos discutir qual será o tipo de diretório utilizado em nossa organização, porém é muito difícil ainda não contarmos com um serviço de diretório em produção na nossa empresa, como por exemplo, o Active Directory. Sendo assim esta fase inicial servirá como um marco onde deveremos discutir, se necessário, os tipos de diretórios antes de seguirmos em frente.



Logo abaixo podemos ver o diagrama que representa o fluxo citado acima, os processos neste caso apresentam um início, meio e fim, veja:

Figura 1 – Fluxo de processos da SMF Directory Services Administration.

Com as novas tecnologias desenvolvidas pela Microsoft temos muito mais alternativas do que antes para nos apoiar na resolução dos passos descritos acima, um bom exemplo é o System Center, uma família de soluções de gerenciamento de TI que nos ajuda planejar, implantar, gerenciar e otimizar de forma pró-ativa nosso ambiente, temos também o SMS, MOM, ISA, Windows Server 2003 o 2008 entre outros, mas este é assunto para um próximo artigo.

Conclusão

Após a leitura deste artigo pudemos constatar que administrar serviços de diretório é essencial para mantermos nosso ambiente organizado, definimos o tipo de diretório que devemos utilizar e entendemos melhor o nosso ambiente em cada uma das etapas sugeridas, sendo assim para o próximo artigo teremos recomendações para realizarmos uma administração de rede com excelência, até lá aguardo a opinião de vocês sobre nossa série de artigos, pois só assim poderemos ir melhorando a abordagem, muito obrigado.

Cleber Farias Marques

Cleber Farias Marques - Atua na área de TI desde 1997, é graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduando em Gestão de TI Aplicada aos Negócios. Possui certificações em ambiente de Infra-Estrutura Microsoft como MCP, MCDST, MCSA, MSFE e também ITIL Foundation, sendo o primeiro certificado MOF Foundation do Brasil. Idealista do projeto MOF Brasil (www.clebermarques.com) que tem como objetivo compartilhar as melhores práticas de ITSM.