Desenvolvimento - C#

Usando ProgressBar com Visual Studio.NET 2005

O autor mostra como utilizar o componente ProgressBar do Visual Studio.NET 2005 com framework 2.0.

por Mauricio Junior



Olá pessoal, meu nome é Mauricio Junior e estou com o objetivo de mostrar como utilizar o componente ProgressBar do Visual Studio.NET 2005 com framework 2.0. Segue as referências de uso.

- Ferramenta de desenvolvimento: Visual Studio .NET 2005;

- Framework 2.0;

- Plataforma Windows Forms;

- Linguagem C#.NET.

Para começar, todos os componentes estão na barra de ToolBox inclusive o ProgressBar. Falarei de uma forma mais simples e fácil sobre o componente, ou seja, mostrarei os métodos principais para uso do progressbar dentro do seu sistema. O controle indica o processo de uma ação por exibir apropriado número de retângulos arrumados na barra horizontal. Quando a ação é completa, a barra fica toda cheia. O progressbar é usado geralmente para mostrar ao usuário uma indicação de quando a ação apropriada chegue ao final.

Praticando

Referência: 1.1

Na barra de toolbox está sublinhado o componente chamado PROGRESSBAR. Note que o mesmo possui a figura na horizontal cujo indica o passo a passo todo o processo.

Esse passo a passo pode ser controlado de acordo com sua aplicação.

O primeiro de tudo é criar o projeto. Cliquei no menu FILE / NEW PROJECT. Escolhi o projeto do tipo Visual C#, na parte de Templates escolhi WINDOWS APPLICATION, coloquei o nome do projeto ProgressBar. (Referência 1.2 ilustrada)

Referência: 1.2

Depois de clicar OK, cliquei no componente ProgressBar e arrastei para o form criado. Coloquei um botão e mais um label. Veja a referência 1.3.

Formulário

Label:

Id = label1

Button

Id = button1

Text = Progress

ProgressBar

Id = progressBar1

Referência: 1.3

A referência 1.4 mostra a ilustração falada anteriormente.

Referência: 1.4

As propriedades do componente ProgressBar mais usados são: Minimum, Maximum, Step e Value. É necessário atribuir alguns valores antes mesmo de utilizá-los.

Minimum: É necessário atribuir um valor mínimo para início do progress. Geralmente é atribuído o valor 0 (zero), dessa forma não aparece nada na barra.

Maximum: Este é o atributo para o máximo de pontos que deseja para a barra. Caso os valores passem desse valor atribuído o sistema mostra um erro. O valor comum é de 100.

Step: Cada step é um gominho da barra, ou seja, o mais comum é atribuir o valor 10 que corresponde a cada gomo. Caso coloque menos que 10, terá que chegar ao 10 para preencher um gomo.

Value: É o que deve ser somado para que ande perfeitamente o processo. Adicionando 10 + 10 por exemplo, aparecerão dois gomos.

Cliquei duas vezes no botão chamado Progress e adicionei o código de referência 1.5.

private void button1_Click(object sender, EventArgs e)

{

// Setando o mínimo para a barra de progress.

progressBar1.Minimum = 0;

// Setando o valor de número máximo representado

progressBar1.Maximum = 5;

// Setando a propriedade passo a passo para poder

// incrementar o montante para cada gomo.

progressBar1.Step = 1;

// Usando o loop para incrementar a barra.

// Neste caso, 5 arquivos serão copiados

for (int i = 0; i <= 4; i++)

{

// Inserir o código para copiar arquivo

progressBar1.PerformStep();

// Atualizando o label para mostrar e mostrando na tela.

label1.Text = "# of Arquivos = " +

progressBar1.Value.ToString();

}

}

Referência: 1.5

Explicação:

O primeiro passo foi colocar o valor mínimo igual a 0 (zero). Depois coloquei o valor máximo igual a 5, ou seja, pode ser até 5, passar disso dá erro. O passo seguinte foi colocar os passos (Step) de um em um. Agora ficou mais fácil, basta só fazer o loop com for adicionando os valores na barra. (Referência 1.6)

Referência: 1.6

Depois de clicar no botão, automaticamente a barra foi preenchida de uma em uma. Existem outras formas de preencher a barra, formas mais simples e complicadas. Em outros passos mostrarei como preencher a barra de outras formas.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Baixe o exemplo

Mauricio Junior

Mauricio Junior - Formado pela Faculdade Anhanguera, Especialista pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Pós-Graduação em Docência Superior e cursando Mestrado na UNB Engenharia Elétrica; . Tenho 29 anos e possuo sete livros publicados pela editora Ciência Moderna e sou editor do Linha de Código.
Sou Certificado Microsoft MCP, MCAD e MVP, faço parte da comunidade ASPNETI.COM, onde publico artigos, vídeos, ebooks e livros Publico artigos, vídeos e podcast em outras comunidades. Trabalho como Analista de Sistemas / Desenvolvedor na empresa ATP S/A.
Blog:
blog.mauriciojunior.org
Site pessoal: www.mauriciojunior.org