Infra - Exchange Server

Transição do Exchange 2000/2003 para o Exchange Server 2007 - Parte II

Nesta segunda parte do artigo vamos começar os pré-requisitos necessários para a instalação do primeiro Exchange Server 2007, e vamos começar a migrar o conteúdo: Mailbox e Public Folders para o Exchange Server 2007.

por Anderson Patricio



Neste segundo artigos vamos começar os pré-requisitos necessários para a instalação do primeiro Exchange Server 2007, e vamos começar a migrar o conteúdo: Mailbox e Public Folders para o Exchange Server 2007.

Primeiro: Planejamento depois parte técnica!

Em alguns casos a transição para o Exchange 2007 pode causar alguns transtornos, isto ocorre quando só fazemos o a transição e não analisamos o ambiente que o Exchange Sever 2007 será instalado antes da instalação propriamente dita do produto. Então, para evitarmos problemas de transição e algumas dores de cabeças seguem algumas dicas que devem ser vistas antes de começarmos a rodar o setup do produto:

  • Validar Antivirus se é compatível com Exchange 2007 (file level para arquitetura x64 preferencialmente e Exchange antivirus)

  • Validar se o software de backup é compatível com Exchange 2007, em muitos casos uma atualização do produto e consequentemente dinheiro em licenças se tornará necessário

  • Serviço de FAX rodando no Exchange Server 2003, tem suporte para Exchange 2007?

  • Impressoras usando o sistema de correio para envios de fax e scanner, valide com o fabricante se não há nenhum problema com o Exchange Server 2007 ou pelo menos teste antes de migrar tudo para o novo servidor

  • Software de terceiros, faça uma lista de todos os software de terceiros que trabalham com Exchange e analise cada item antes de começar a implementação

  • Uso de Public Folder, se usa a empresa obrigatoriamente usa as Public Folder via OWA aguarde pelo SP1 do produto, não migre agora

Validando os pontos acima aumentamos em muito uma transição de Exchange sem maiores problemas. Agora vamos para a parte técnica! :)

Validando o ambiente através do Exchange Best Practice Analyzer

A primeira etapa da transição é validarmos todos os pontos de configuração, para isto vamos baixar o ExBPA (Exchange Best Practices Analyzer) do site www.exbpa.com e vamos efetuar os seguintes passos:

  1. Abrir o ExBPA

  2. Na primeira tela, pedir para fazer o download das últimas atualização caso existirem. Clicar em Next

  3. Connecto to Active Directory. Conectar no servidor Active Directory existente e clicar em Connect to Active Directory Server

  4. Start a New Best Practices scan. Vamos dar um nome ao Scan, marcar a opção Exchange 2007 Readiness Check , e marcar toda a organização Exchange 2003 existente (Organização, Administrative Groups e servidores). Clique em Start Scanning.

  1. Scanning complete. Tela com um sumário do que foi validado pela ferramenta, devemos clicar em View a report of this Best Practices scan

  2. View Best Practices Report. Teremos uma listagem com todos as possíveis configurações que podem causar conflito com a organização existente, devemos olhar cada um dos items e fixá-los de acordo com as sugestões da ferramenta.

Alguns pre-requisitos

Para implementação do Exchange Server 2007 devemos ter nomínimo a floresta no modo Windows 200 native. Para alteramos o level da domínio, devemos efetuar os seguintes passos:

  1. Abrir o Active Directory Users and Computers

  2. Botão direito em cima do domínio e clicar em Raise Domain Functional Level

  3. Na nova janela escolha pelo menos Windows 2000 native e clique em Raise.
    Note: Se a empresa tiver somente Domain Controllers rodando 2003 podemos estar usando Windows Server 2003 (recomendado)

Outro pré-requisito é a obrigatoriedade da organização Exchange estar no modo native mode. Com isto eliminamos a figura do ADC Connector, SRS e Exchange 5.5 do cenário. Para fazermos isto devemos:

  1. Abrir o Exchange System Manager

  2. Botão direito no nome da organização e clicar em Properties

  3. Caso exista uma botão Change Mode é porque a organização está no modo misto, então clique no mesmo e confirme

  4. O resultado deve ser igual ao mostrado na figura abaixo

Um outro pré-requisito é o Link State Updates, mas só deve ser utilizado se você tiver uma organização Exchange maior, ou seja, mais de um Routing Group e será configurado mais de um connector entre os servidores Exchange Server 2000/2003 para o Exchange 2007, caso este seja o caso devemos adicionar a seguinte Registry key:

Adicionar um DWord chamado SupressStateChanges e com valor 1 no caminho HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\RESvc\Parameters, como mostrado na figura abaixo.

Instalando o Exchange Server 2007

Bom... já preparamos toda os pré-requisitos através do ExBPA e mais os três passos que vimos acima, agora está na hora da implementação do Exchange Server 2007.

Quantos servidores Exchange 2007 serão utilizados e os papéis dos mesmos durante a transição?

Existe um ponto muito importante durante o processo que é a instalação dos papéis do Exchange Server para uma transição de OWA. Se tiveremos apenas um Exchange Server 2003 e um Exchange Server 2007, os usuários externamente não conseguirão acessar suas caixas no Exchange Server 2003 isto é design do produto. Obrigatoriamente depois de instalado o Exchange 2007 deve receber a publicação do OWA, com isso as novas caixas irão acessar o OWA pela nova interface, mas neste cenário de apenas 2 servidores (1 Ex2003 e 1 Ex2007) não haverá possibilidade manter OWA para as duas versões do Exchange. Uma saída para empresas de médio e grande porte é ter um servidor 2007 separado com a regra de CAS e/ou Hub, neste cenário o OWA funciona perfeitamente para as caixas migradas para o 2007 e para as caixas que permanecem no legado 2003.Al

Preparação do Active Directory

O Exchange Server 2007 possui a instalação tradicional pelo modo gráfico e também através de linha de comando. Se estivermos falando de uma instalação de uma rede pequena, podemos instalar o Exchange somente pela interface gráfica que todos os comandos necessários para a preparação do Active Directory serão executados automaticamente. No entando, se estivermos implementando o Exchange Server 2007 em rede com vários sites, e servidores espalhados podemos estar rodando via linha de comando para não afetar a replicação e fazer um passo a passo dos procedimentos.

A preparação do Active Directory a ser preparada manualmente pode ser descrita nos seguintes comandos:

  • Setup.com /PrepareLegacyExchangePermissions
    Basicamente alterará as permissões Exchange para manter compatibilidade entre as versões e permitir que a futura preparação do schema não afete o Recipient Update Services existente.

  • Setup.com /PrepareSchema
    Preparação do Schema propriamente dita, adicionando os atributos a serem utilizados pelos novos servidores Exchange 2007.

  • Setup.com /PrepareAD
    Preparação do AD, onde teremos um novo Administrative Group que será utilizado por todos os servidores Exchange 2007

  • Setup.com /PrepareDomain
    Irá preparar o domínio atual irá setar permissões para os servidores Exchange Server 2007, bem como criação do Microsoft Exchange System Objects.

Então agora você decide se é necessário rodar a preparação do AD manualmente, ou no seu ambiente pode deixar esta função para o assistente de instalação do Exchange.

Agora podemos começar a instalação do Exchange da forma tradicional, instalando os pré-requisitos do produto, tais como: PowerShell, .Net Framework e MMC 3.0 caso o servidor não seja um R2, mas depois que escolhermos os papéis do servidor Exchange (e caso um destes papéis seja o Hub Transport), teremos uma tela adicional chamada Mail Flow Settings e é nela que definimos qual será o servidor Exchange 2000 ou 2003 que irá fazer a transferência de mensagens entre os servidores Exchange 2007 e servidores Exchange legados. Depois da instalação iremos ver um Routing Group Connector entre os Administrative Groups do Exchange 2003 e do Exchange 2007.

Não devemos esquecer de dizer que temos cliente legados para as Public Folder serem instalados, esta tela será apresentada no momento da instalação do Mailbox Store.

Após a instalação já podemos ir no Exchange System Manager e verificar a existência de mais um Administrative Group chamado Exchange Administrative Group (FYDIBOHF23SPDLT) onde todos os servidores Exchange Server 2007 ficarão, este Routing Group é criado durante o processo de preparação do AD.

Após a instalação do Exchange Server 2007, podemos estar rodando o Get-RoutinGroupConnector para validar os Connectors criados durante o processo, bem como alterar alguns parametros caso necessário.

Movendo Recursos Mailboxes e Public Folders

Agora já podemos começar a replicar as Public Folder e mover os usuários para efetuarmos os primeiros testes.

Public Folders

A melhor forma de configurar a replicação de Public Folder é utilizando o Exchange System Manager, no Exchange Server 2007 SP1 teremos um ferramenta no próprio produto para administração gráfica de Public Folders. Devemos ir em cada Public Folder, pedir Properties e ir até a guia Replication, nesta Guia devemos adicionar o servidor Exchange Server 2007 que tem a função de Mailbox e Public Folder instalada através do botão Add.., podemos também definir o intervalo de replicação na opção Public Folder replication interval.

Devemos efetuar este processo para todas as Public Folders e sub pastas, como também System Folders para manter total compatibiliade.

Mailboxes

Podemos visualizar todas as mailboxes da organização através do Exchange Management Console, todas as mailboxes localizadas nos servidores Exchange legados aparecerão com um ícone diferenciado representando que as mesmas são do tipo Legacy Mailbox. Para movimentar as caixas devemos seleciona as caixas que dejam ser migradas e clicar na opção Move Mailbox na Toolbox Actions, e especificar que o servidor de destino será o Exchange Server 2007.

E agora?

Tudo que é bom dura pouco, agora temos que validar se a migração dos usuários testes foi feita com sucesso, instalar e testar todo o software de suporte (antivirus, backup) validar performance dos mesmos, ou seja, ajustar todo o processo necessário para começar a movimentação em massa dos usuários para o novo ambiente de mensageria.

Conclusão

Neste segundo artigo mostramos os cuidados para fazer a transição do exchange e começamos o processo de migraçao de mailboxes e Public Folder para o novo ambiente, temos ainda que redirecionar o tráfego de mensagens para o exchange Server 2007 bem como fazer a remoção do Exchange Server 2003.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/