Business - Office

Outlook: Planeje e Realize seus Objetivos em 2008

Realize seus desejos com a ajuda do Outlook. Anotar no papel gera o risco de perder a lista ou esquecer. Planeje e não se esqueça de tomar a atitude no tempo correto anote em Tarefas e ligue os Lembretes do Outlook.

por Marcelo Thalenberg



Este artigo aplica-se aos seguintes produtos e tecnologias:
  • <Outlook, Windows Vista>
  • <Lista de Tarefas e Lembretes>
Introdução

Desejos mentais são sonhos que muitas vezes não se realizam por esquecimento ou mudança de foco para uma ação insignificante e até distração. Listar objetivos em um papel ou agenda é um método, mas o papel pode ser perdido ou o objetivo esquecido ao não abrir a agenda. Anote e planeje seus objetivos, metas, gols e desejos em Lista de Tarefas do Outlook, Leia a lista de tarefas por ordem de prioridades ligue os lembretes para não esquecer de tomar a ação a tempo. Se você é distraído troque a musica do lembrete, para namorar use a musica que curtem a dois, para trabalhar uma musica do Man At Work e se você é muito desligado coloque um som de SIRENE. Sincronize com o celular e você nunca vai se esquecer é só tomar a atitude a tempo.

Quais desejos você deseja realizar nos próximos 365 dias ou o que você quer realizar em cinco anos?

Sonho é algo indefinido em sua mente, Ah se eu ganhasse na MEGA Sena eu faria XYZ, O mínimo a fazer para realizar este sonho é apostar, tem gente que sonha e nem aposta. Lembre-se que a chance de ganhar é de uma em milhões. A questão é que atitude tomar e quando para atingir os seus desejos, objetivos e metas. Entre dois objetivos, qual escolher e fazer primeiro? Como planejar e fazer para sair do sonho e ter o desejo realizado?

AH eu queria uma Ferrari! Você já entrou em uma alguma vez na sua vida? Vá à loja e entre em uma para certificar-se de seu desejo. Durante o campeonato de Formula 1 o clube dos Ferraristas tem uma ação beneficente em Interlagos e cobra US$500,00 para dar uma volta no circuito, é um test drive para saber se seu sonho é real. Ah eu queria ser escritor! Você já escreveu um artigo ou criou seu blog? Ou seja, para cada sonho existem passos para torná-lo REAL.

O planejamento de qualquer desejo ou objetivo é extremamente simples:

Responda as questões a seguir:

1. Qual o seu desejo, meta ou objetivo?
2. Quem vai fazer?
3. Quando?
4. Quais os recursos?
5. De que forma?

Ao escrever as respostas em um pedaço de guardanapo, sentado no boteco com um chope gelado, o processo mental começa a se formar, mas depois de 5 chopes ou você pode esquecer ou perder a anotação e a meta não se realizar.

Utilize uma tarefa do Outlook para cada desejo ou meta a ser realizado da seguinte forma; Abra o Outlook:

Escreva cada objetivo, desejo, meta ou gol em uma Tarefa da seguinte forma:

1. Abra uma nova Tarefa.
2. Na linha de Assunto, digite o seu desejo ou meta.
3. Selecione a data de conclusão, por exemplo, 31 de dezembro do próximo ano.
4. Digite todos os passos que necessita executar para atingir o seu objetivo como o que é para ser feito, quando, por quem, e os recursos necessários.
5. Ajuste a data do Lembrete para o primeiro passo a ser cumprido e salve Figura 1.
6. Quando o Lembrete avisar na data escolhida, abra sua Tarefa, faça o que planejou, ajuste a data e hora do Lembrete para o próximo passo.


Figura 1 Planejamento e lembrete de férias

Como escolher os objetivos a serem realizados no dia a dia?

Com as pressões diárias, urgências, ansiedades como escolher quais os objetivos a serem realizados primeiro?

Com o Outlook aberto em Lista de Tarefas

Selecione Lista Detalhada na janela Modo de exibição.

Escolha a tarefa a fazer por data de conclusão e o Ícone de prioridade.

A prioridade mudou? Ajuste o ícone de acordo entre as opções de Alta, Normal e Baixa.

Caso compartilhe a Lista de Tarefas com outros, não se esqueça de selecionar as tarefas pessoais como Particular para ser vista só por você.

O Calendário do Windows Vista oferece facilidades semelhantes ao Outlook.

Com o Vista aberto

Clique no logo do Windows para abrir o menu Iniciar

Escolha Windows Calendar no menu que aparece.

Clique e abra uma nova Tarefa e a complete. A figura 2 mostra o Windows Calendar com uma tarefa de planejamento de ano sabático.


Figura 2 Utilize Tarefas do Windows Vista

Conclusão

O Outlook ou Calendário do Windows Vista organizam seus pensamentos, tornam seus sonhos e desejos em objetivos a realizar. Esquecer? Nunca mais! Tomar a atitude é uma decisão pessoal.

Bibliografia: Managing Your Business with Outlook 2003 For Dummies pg. 260. Recording your goals as Tasks with Reminders.
Marcelo Thalenberg

Marcelo Thalenberg - Consultor sênior em Produtividade Empresarial, diretor da www.mtcriativa.com.br, MVP sobre Outlook, autor dos livros Socorro roubaram meu tempo e Managing your Business with Outlook For Dummies.