Desenvolvimento - LSL (Second Life)

Criando uma camisa personalizada para o seu avatar no Second Life

Neste artigo, o autor apresenta as ferramentas fornecidas pelo cliente do Second Life para a criação de roupas a serem usadas pelo seu avatar. Você verá que o processo é simples e está alcance de qualquer mortal...

por Cláudio Ralha



À medida que os usuários vão se estabelecendo no Second Life e evoluindo, vão obtendo mais e mais itens que lhes permitem alterar a sua aparência e tornar-se um ser único dentro do metaverso. Desde roupas mais sofisticadas (que usam e abusam de um recurso conhecido como flex prims) e cabelos mais naturais (prim-hair), passando por formas de corpos (shapes) que não podem ser obtidas diretamente pela janela de configuração de aparência até peles realísticas (realistic skins), passando por expressões faciais (algumas chegam a ser hilárias!). Some a isso tudo uma série de gestos sofisticados e poses personalizadas e você chegará a algo muito diferente do avatar padrão que um dia o representou.

 Nesse novo mundo em que todos têm o poder de criar, é natural que você também queira ter o seu espaço e produzir coisas com o seu toque pessoal. Seja criando um objeto programado que simula um automóvel usando primitivas linkadas, texturas e scripts codificados em LSL, seja criando uma roupa com o logo do seu grupo, o desafio pessoal reside em ter algo que você possa dizer “isso aqui fui que fiz”. O procedimento que veremos a seguir é basicamente o mesmo para todos os tipos de roupas básicas, como camisas, jaquetas, calças, alguns tipos de saias e vestidos, roupas íntimas e etc.

Para motivar o pessoal que possui alguma intimidade com programas como o Adobe Photoshop ou Corel Paint Shop Pro, mostraremos neste artigo onde baixar os templates e como criar uma camiseta personalizada. Para baixar versões Trial dos programas mencionados, visite:

Adobe Photoshop (Windows e Mac OS X)

http://www.adobe.com/br/products/photoshop/index.html

Corel Paint Shop Pro (Windows)

http://www.corel.com/paintshop

Nota: Como o autor possui certificações da Microsoft, optou pela criação de uma camisa de MCP Microsoft (Atenção: este logo só pode ser usado por profissionais certificados). Esteja a vontade de usar a estampa que desejar para a sua camisa.

Não serão mostrados neste artigo, os passos de criação da camisa na ferramenta gráfica, uma vez que esses passos variam de programa para programa e sim os detalhes que são fundamentais para que o resultado final seja o esperado:

a) A imagem deve ter no máximo 1024 x 1024, sendo que será redimensionada pela engine do Second Life para 512 x 512.

b) A imagem deve ser salva no formato TGA. Esse formato suporta até 30 bits de cores e canal alpha.

As roupas são itens de vestuário que são mantidos no inventário (dentro da pasta clothing e de pastas à parte criadas quando se faz uma compra ou se ganha um ou mais itens de vestuário através de um freebie) e estão disponíveis para que o residente possa se trocar a qualquer momento. O caminho mais fácil para criar suas próprias roupas, é editando templates pré-desenhados de roupas disponíveis no site da Linden Lab e em sites de terceiros. Para baixar os templates fornecidos pela Linden usados neste artigo, visite:

http://secondlife.com/community/templates.php

 
Além do download dos templates, você encontrará nesta página um documento no formato pdf que apresenta uma série de dicas sobre a criação de roupas para o Second Life. Se preferir, poderá baixar uma versão em alta resolução dos arquivos neste site:

http://goodies.onrez.com/shop/chipmidnight/

Para criar a camisa, usaremos o template CMFF-Master_Template-Upper512.psd fornecido no site oficial do Second Life. Veja como ele se parece ao ser aberto no Photoshop CS 3:

Arquivo de template usado para criar camisas

Após remover o fundo, aplicar o preenchimento e a estampa nas áreas que efetivamente compõe o tecido da camisa e marcar o restante como transparente, teremos uma imagem semelhante à mostrada a seguir:

Criando uma camisa no Adobe Photoshop CS 3

Após concluir o trabalho de criação, o passo seguinte é importar a textura resultante através da opção Importar Imagem do menu Arquivo do cliente do Second Life pagando L$ 10. Para facilitar o trabalho e testar se a imagem ficou como esperada antes do pagamento da taxa, foi incluída uma janela de preview, com opções para aplicar a imagem gerada como textura em vários tipos de roupas e de partes do avatar. O uso deste recurso minimiza a chance de se fazer um upload de uma textura cujo resultado final seja indesejado.

Janela de preview com a opção de teste para camisa masculina,
com o Cristo Redentor ao fundo – RJ City (208,232,89)

Ao clicar no botão Upload, a imagem será importada para o seu inventário, ficando disponível para ser usada como textura para roupas e objetos. Para criar a camisa, por exemplo, basta seguir estes passos:

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o avatar e selecione Aparência.

2. A caixa de diálogos Aparência será exibida. Selecione a guia Camisa.

3. Clique no botão Criar Nova Camisa.

Criando uma nova camisa para o seu avatar

4. O cliente do Second Life irá solicitar confirmação. Clique no botão Sim.

5.  A parte superior do avatar será coberta por uma cor básica (por default branco), representando uma camisa da manga comprida.

6. Clique no quadrado intitulado Tecido para selecionar a textura criada previamente.

7. A caixa de diálogo Pick:Tecido será exibida. Localize e selecione a textura desejada na subpasta Textures.

8. Clique no botão Selecionar para aplicar a textura à camisa.

Selecionando a textura a ser aplicada na camisa

9. Edite os parâmetros fornecidos na guia camisa como, por exemplo, sleeve length (comprimento da manga) para que o resultado final seja como esperado.

10. Clique no botão Salvar Como para salvar a camisa com um nome apropriado.

Salvando a camisa criada para reuso futuro

Resultado final da camisa MCP Microsoft

Conclusão

O processo de criação de uma roupa básica é bastante simples e pode ser feito por qualquer mortal, desde que este tenha algum conhecimento de uma ferramenta gráfica que ofereça recursos mais sofisticados que o Paint. Obviamente, roupas mais sofisticadas exigem domínio de sculpted prims e de flex prims e conhecimentos de recursos gráficos que apenas designers possuem, além de bom gosto. Para os interessados em se aprofundar no assunto, uma boa opção é o livro Designing your Second Life da autora Rebecca Tapley (editora New Riders) cujo ponto forte é justamente a criação de roupas para o metaverso.

Agora que você já sabe o caminho das pedras, espero que se anime e crie logo a camisa do seu grupo, da sua comunidade ou da sua banda e não esqueça de enviar uma cópia para o meu avatar ClaudioRalhaBR Writer, combinado?

Abraços e até a próxima!

Cláudio Ralha
MCP – MCAD – MCTS – MCPD
Palestrante .NET Microsoft Brasil
Second Life Evangelist

Cláudio Ralha

Cláudio Ralha - http://linhadecodigo.com.br/cs2/blogs/ClaudioRalha/default.aspx
Autor dos livros Dominando o Second Life e Segredos do Visual Studio.NET, profissional certificado Microsoft (MCP,MCAD,MCTS e MCPD) e palestrante Microsoft Brasil e Culminis. Já atuou como colunista do Informática etc do Jornal O GLOBO, editor da Revista Infomania e colaborador de várias revistas e sites. No mercado corporativo já desenvolveu para grandes clientes como Petrobras, Shell, Esso, Rede Globo, Furnas, Brascan, ONS, Unibanco e Bolsa de Valores pelas consultorias Accenture, Stefanini, Arcon, ATT/PS, Informaker, Relacional, Value Team e Softtek.