Desenvolvimento - Visual Basic .NET

Visual Source Safe - Parte 1

O autor fará uma série de artigos mostrando e explicando a forma de utilização do programa Visual Source Safe.

por Mauricio Junior



Olá pessoal, meu nome é Mauricio Junior. Farei uma série de artigos mostrando e explicando a forma correta de utilização do programa da Microsoft chamado Visual Source Safe. Serão várias partes mostrando dinamicamente a utilização do mesmo. Se você não conhece, estes artigos poderão ajudar da melhor maneira possível.

Requisitos:

- Visual Studio.NET 2005 instalado

- Framework 2.0 instalado

- Visual Source Safe 2005 ou 2003 instalado

Os programas acima citados são de necessária instalação devido à integração dos versionadores de arquivos, ou seja, para o Visual Source Safe.

Para que serve

O programa Visual Source Safe serve para manter todas as versões de código fonte, e dos programas criados por equipes ou por você. Na realidade, o mesmo pode ser utilizado para versionar qualquer tipo de arquivo ou código fonte. Hoje em dia, documentos do Word, Excel, Notepad e outros podem ter versões específicas com registro de usuário, data da criação / alteração. Qualquer informação pode ser colocada dentro do programa, qualquer pessoa que quiser alterar alguma informação do arquivo, o mesmo será versionado com segurança, e sem problema de perder os dados.

É um programa muito importante principalmente para empresas, porém pode ser usado para versões pessoais de dados, documentos e programas. Resumindo serve para: manter versões de documentos ou artefatos, não importa qual; todas as versões alteradas serão mantidas.

Banco de dados do visual source safe

O banco de dados do VSS funciona como pasta, pastas onde armazenam dados e versões dos sistemas. Não existe um banco de dados como Access, SQL Server ou Oracle, são feitos em pastas dentro do próprio local onde o software é instalado. Por exemplo: ?ao instalar o programa na pasta C:\Arquivos de Programas\VSS, automaticamente será colocado uma pasta chamada data cujo será responsável para manter os dados. Não importa se é o seu servidor de documentos ou computador pessoal. Ao abrir a pasta, note que existem várias pastas seguindo o alfabeto, a, b, c, d.... e assim por diante?. As extensões dos arquivos são entendidas internamente pelo software.

Onde Usar

O VSS pode ser usado tanto em servidores específicos para manter arquivos, ou seja, a sua funcionalidade é exclusivamente manter versões de documentação de uma empresa ou também em seu computador pessoal. Isso porque é necessário manter versões de documentos, artigos, códigos fontes e outros. Um exemplo básico de que qualquer pessoa precisa necessariamente manter as versões de documentos é: em universidade onde todos os alunos mexem em um mesmo arquivo, esse arquivo é atualizado diariamente, porém é necessário manter as versões anteriores e posteriores. Resumindo, tanto pessoalmente quanto via servidor de dados, é necessário manter um backup e versões.

O interessante é, mesmo que apague do computador o documento fisicamente, o mesmo pode ser baixado sem qualquer problema do VSS (Visual Source Safe) para a máquina ou servidor. Isso ajuda a surpreender qualquer pessoa caso os seus dados forem apagados indevidamente.

Portanto, usar para caso pessoal ou empresarial será muito bem vindo.

Backup de Dados

Foi falado anteriormente que não existe o seu banco de dados, porém os dados são guardados dentro de pastas que possuem extensões específicas do software. Mesmo com esses dados sendo guardados em pastas, não é necessário copiar as pastas e arquivos para backup, o software disponibiliza em sua parte administrativa um sistema de backup, onde você pode escolher todas as pastas e gerar backup dos arquivos; o resultado do mesmo se torna apenas em um arquivo da extensão ?.ssa?. É uma forma mais fácil e ágil para fazer backup dos dados colocando os mesmos em um arquivo.

Conheci várias pessoas de suporte técnico de empresas que faziam e fazem backup dos dados copiando os arquivos de dentro da pasta ?data?; sinceramente é a forma mais errada que já vi, isso tudo por falta de conhecimento da ferramenta, sem conta que demora uma eternidade para copiar tantos arquivos.

O grande problema dos backups hoje em dia é o momento que você precisa restaurá-lo; isso em todo tipo de backup. Se fizer backup copiando as pastas, ficará difícil quando for restaurar qualquer tipo de dados; o melhor é utilizar a ferramenta de administração para criar e restaurar backup. É muito simples fazer / restaurar backup no VSS.

Interação

O VSS possui interação com os principais softwares de desenvolvimento como Visual Studio, Eclipse e outros. Além do mais, a cada dia são criados plugins específicos para essa devida interação.

Quando utilizamos um documento do Word importante dentro do VSS; algum dia terá que alterá-lo. Para que isso aconteça, é necessário ir diretamente ao VSS, checar o documento para si e alterá-lo, depois disso basta tirar a checagem. Todas as informações de usuário, data da alteração, o que foi alterado, versões anteriores e tudo mais serão gravadas.

É importante falar que, dentro do Windows, não importa a versão do SO, o documento estará marcados em suas propriedades como somente leitura; ou seja; ao abrir o mesmo localmente sem a checagem devida no VSS, não conseguirá alterar, apagar ou inserir dados e sim somente lido.

Database

Logo após instalar o VSS, é necessário criar um database onde ficará todos os arquivos de dados. Direi um pouco na parte de servidor e máquina pessoal.

Note: Ao instalar o sistema operacional Windows, recomendo que reparta o seu HD em dois (2). Um para instalar o sistema operacional, softwares e o outro para colocar seus arquivos. É uma regra básica, caso dê algum problema junto ao Windows, o mesmo pode ser formatado sem problemas mantendo assim os seus dados tranquilamente em outra partição.

Servidor:

Partindo do pressuposto que você tenha duas partições, crie uma pasta na segunda partição onde será colocada a database criada. A primeira coisa ao abrir o VSS irá pedir para criar ou indicar um database. Não existem problemas de versões de software; foi mantido a compatibilidade entre as versões 2005 e 6.0.

PC:

Não é muito diferente utilizar o VSS localmente, ou seja, no seu computador pessoal. Isso porque, colocando na segunda partição, o seu database os arquivos e pastas estarão sempre seguros, mesmo que o sistema operacional for retirado.

Lembre-se: nunca faça backup das pastas e dos arquivos do database; utilize sempre a parte administrativa para fazer backup. Nunca deixe de fazer backup!!! Se possível diariamente caso muitos artefatos forem alterados; assim serão mantidas todas as versões. Qualquer database pode ser adicionado ou indicado, contendo que tenha o arquivo .ini, ou seja, posso adicionar mesmo que esteja na internet, basta colocar o local.

Fico por aqui nesta primeira série.

Os próximos artigos, a prática reinará.

Mauricio Junior

Mauricio Junior - Formado pela Faculdade Anhanguera, Especialista pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Pós-Graduação em Docência Superior e cursando Mestrado na UNB Engenharia Elétrica; . Tenho 29 anos e possuo sete livros publicados pela editora Ciência Moderna e sou editor do Linha de Código.
Sou Certificado Microsoft MCP, MCAD e MVP, faço parte da comunidade ASPNETI.COM, onde publico artigos, vídeos, ebooks e livros Publico artigos, vídeos e podcast em outras comunidades. Trabalho como Analista de Sistemas / Desenvolvedor na empresa ATP S/A.
Blog:
blog.mauriciojunior.org
Site pessoal: www.mauriciojunior.org