Desenvolvimento - C#

Removendo um Team Project do Team Foundation Server

Neste artigo veremos como remover um projeto do servidor do Team Foundation assim como alguns cuidados que devemos tomar quando realizamos esse procedimento.

por Eduardo Bottcher



Neste artigo mostrarei como apagar um team project no team foundation server. Existem vários cenários nos quais pode haver a necessidade de remover um team project do seu TFS. Por exemplo:

- um projeto criado para testes
- um projeto que foi descontinuado
- um projeto que foi "mergeado" a outro

Infelizmente não há uma IDE ou menu no Team Explorer para realizar esta ação. É necessário utilizar o comando TFSDeleteProject. A referência completa deste comando você encontra no link http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/ms181482.aspx.

Para deleter um team project abra o Visua Studio command prompt (normalmente encontrado no caminho Iniciar -> Programas -> Microsoft Visual Studio 2005 -> Visual Studio Tools -> Visual Studio 2005 Command Prompt) e digite o seguinte comando:

TFSDeleteProject /server:http://nomedoservidor:8080 NomedoProject

Obs: caso voce tenha instalado o tfs rodando em outra porta diferente da 8080 substitua no comando pela porta em que o tfs está configurado.

Para rodar este comando voce precisa ser membro do grupo Team Foundation Administrators ou do grupo Project Administrators.

Na verdade, o comando TFSDeleteProject no fim das contas acaba chamando a API do team foundation através de alguns web services que o TFS disponibiliza para a execução de tarefas administrativas no servidor. Quer dizer, se voce pretende realizar esse processo de apagar projetos com frequência e esteja pensando em desenvolver um pequeno aplicativo, o web service usado para apagar os projetos se encontra em http://nomedoservidor:8080/services/v1.0/CommonStructureService.asmx.

Agora lembre-se que, quando o comando TFSDeleteProject é executado , o sistema coloca os arquivos do source control daquele projeto em modo "deleted", ou seja , ele não apaga os dados do banco de dados nem recupera o espaço em disco ocupado por esses artefatos (na versão 2008 os arquivos de source control já são removidos também). Além disso, alguns dados permanecem na base de Warehouse do TFS, por isso se você apagar um projeto e tentar criar outro com o mesmo nome, o sistema irá exibir uma mensagem de erro, afinal o projeto anterior não foi totalmente removido do sistema.

Até a próxima.
Eduardo Bottcher

Eduardo Bottcher - Microsoft MCP em ASP.NET/C#, Eduardo Bottcher trabalha como arquiteto de software na HNI Corporation em Iowa, Estados Unidos. É pós graduado em desenvolvimento web e trabalha com tecnologias Microsoft há mais de 7 anos. Atualmente tem contado suas aventuras e desventuras na américa no blog http://bottech.blogspot.com. Seu blog sobre tecnologia é http://onbottcher.spaces.live.com.