Desenvolvimento - Visual Basic .NET

Visual Source Safe - Parte 2 - Criando banco de dados (create database)

Nesta segunda parte do artgio será criado um banco de dados. Lembrando que primeiro instalamos em seu computador ou servidor o software.

por Mauricio Junior



Olá pessoal, meu nome é Mauricio Junior e estou disposto a ajudar você falando sobre o Visual Source Safe 2005, como utilizar o mesmo de maneira correta e eficaz. Nesta parte 2, criaremos um banco de dados. Lembrando que primeiro instalamos em seu computador ou servidor o software. Peço-te que acompanhe desde a “série 1”; segue o link abaixo: http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=1645

Requisitos:

- Ter instalado o Visual Source Safe 2005

Depois da instalação, o software cria no menu com dois atalhos, um chamado “Microsoft Visual SourceSafe Administration” e o outro “Microsoft Visual SourceSafe”. Referência 1.1


Referência: 1.1

Escolhi o atalho “Microsoft Visual SourceSafe Administration” para trabalhar primeiramente, ou seja, dentro dessa administração criaremos o database para início de tudo. Ao escolher a opção, automaticamente abriu uma tela, referência 1.2.


Referência: 1.2

Note que existem dois usuários cadastrados junto ao sistema administrativo do VSS, porém não falarei disso no momento. A primeira coisa é clicar no menu “File” e em seguida “New database”. (Referência 1.3)


Referência: 1.3

Explicação:

Esse novo “database” é a criação de um arquivo “.ini”, ou seja, o mesmo possuirá referência para o repositório padrão onde vários usuários e vários códigos serão colocados para manter versões. Cliquei no menu “new database” e automaticamente apareceu uma tela de bem vindo ao sourcesafe. Siga os passos: (Referência 1.4)



Referência: 1.4

Cliquei no botão “Avançar”, logo apareceu outra tela pedindo para indicar o local onde será gravado o arquivo .ini. (Referência 1.5)


Referência: 1.5

Particularmente, sempre prezei por segurança de dados. Não importa se é arquivo local ou pela internet, hoje em dia dados são mais importantes que até dinheiro. Esse é um assunto para ser discutido em outro momento, porém peço que crie uma partição em seu computador / servidor e armazene este novo banco de dados em outra partição que não esteja instalado o windows. Isso porque, caso dê problema no sistema operacional, o mesmo pode ser formatado sem perda de dados ou database do VSS.

Cliquei no botão chamado “Browse..” e escolhi um diretório seguro e fora da mesma partição onde está instalado o sistema operacional. (Referência 1.6)


Referência: 1.6

Escolhendo o diretório corretamente, dei OK e Avancei. Na tela seguinte, o mesmo pede um nome fictício. Esse nome serve para que se algum outro usuário quiser acessar essa base de dados, ou adicioná-la em seu cliente VSS, automaticamente a mesma aparecerá o nome que você está dando no momento. (Referência 1.7)


Referência: 1.7

Deixei o nome “VSS”, cliquei “Avançar” e em seguida “Concluir”. Note que automaticamente foram criados alguns diretórios e o arquivo “.ini” do diretório escolhido. Caso você tem uma equipe de desenvolvimento, basta passar o endereço do arquivo .ini ou compartilhar o diretório do arquivo para que possa ser vinculado todos os códigos fontes e arquivos no mesmo servidor; isto é, centralizar servidor mantendo um melhor controle.

Nas próximas séries, darei continuidade de como adicionar arquivos, vincular clientes VSS a uma mesma base de dados, códigos, colocar usuários, backup e muito mais. Fique atento!

Mauricio Junior

Mauricio Junior - Formado pela Faculdade Anhanguera, Especialista pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Pós-Graduação em Docência Superior e cursando Mestrado na UNB Engenharia Elétrica; . Tenho 29 anos e possuo sete livros publicados pela editora Ciência Moderna e sou editor do Linha de Código.
Sou Certificado Microsoft MCP, MCAD e MVP, faço parte da comunidade ASPNETI.COM, onde publico artigos, vídeos, ebooks e livros Publico artigos, vídeos e podcast em outras comunidades. Trabalho como Analista de Sistemas / Desenvolvedor na empresa ATP S/A.
Blog:
blog.mauriciojunior.org
Site pessoal: www.mauriciojunior.org