Desenvolvimento - Mobile

Sistema de Controle de Gasolina Mobile - iGas

Este artigo mostra um software com funcionamento tanto para celular quanto para Pocket PC que possua o framework da Microsoft ou Windows CE.

por Mauricio Junior



Olá pessoal, meu nome é Maurício Júnior, quero mostrar com este artigo como desenvolver um software para funcionamento tanto para celular quanto para pocket PC que possua o framework da Microsoft ou Windows CE. O software possui banco de dados e te ajudar a manter todo o controle com gastos de gasolina, média de combustível, valores e tudo mais. Particularmente, hoje em dia eu uso o mesmo com satisfação. Lembro que o mesmo está na versão 1.1 beta e aceito idéias para melhorar o mesmo. O software surgiu da necessidade de possuir um controle melhor, uma vez que cansei de anotar os dados em papel e perder o mesmo.

Requisitos:

- Linguagem de desenvolvimento C#.NET
- Banco de dados SQL CE Mobile
- Plataforma Mobile de desenvolvimento
- Sistema que controla e mede corretamente quanto seu carro está fazendo por km/litro, gastos totais, km totais, gastos por dia, mês e ano de gasolina.

Nesta primeira amostra do sistema, mostro e explico como funciona com figuras ilustrativas, ou seja, peguei as mesmas do sistema de debug no meu emulador do PC. Referência 1.1.


Referência: 1.1

Na tela principal do sistema, você pode inserir dados, escolher a data de abastecimento, colocar o valor total de combustível, valor total de km e automaticamente o mesmo calcula o km parcial inserido anteriormente ou em dados anteriores. Ao colocar a quantidade de litros, o sistema calcula o preço por litro e média de km por litro feito pelo seu carro. Escolha na combo de uso o tipo como ESTRADA OU URBADO. O tipo de combustível que está colocando em seu carro e o local, esse local é para colocar o nome do posto ou endereço onde colocou a gasolina. Depois de preencher os dados, clique no botão gravar e o mesmo será inserido no banco de dados local do dispositivo.


Referência 1.2

A aba de histórico, possui todos os registros inseridos no dispositivo. Todos os dados são mostrados junto ao grid de histórico. Para editar os mesmos, basta clicar uma vez ou duas vezes em cima da linha e automaticamente os dados serão transportados para a tela PRINCIPAL, cada um no seu respectivo campo.


Referência 1.3

A aba de instrução, como dito no nome, serve apenas para instruções para o uso correto do software dentro do dispositivo.



Referência 1.4

Ao clicar no menu PRINCIPAL, duas opções serão mostradas: SAIR e TOTAIS. Ao clicar no MENU TOTAIS, uma tela será mostrada automaticamente contendo todos os valores totais, total de litros, valor gasto por mês, dia e ano. Dessa forma podemos controlar os gastos de gasolina até por dia. Assim, todo esse aquecimento global pode ser prevenido com controle até de valores.

Segue o link do software para instalação em seu dispositivo móvel (clique aqui). Uma versão para dispositivos com regional settings em inglês e outro para português. O software pode ser instalado em celulares e Pocket PC"s com Windows Mobile CE ou que contenha o framework da Microsoft instalado.

Desde já agradeço e qualquer dúvida, favor entrar em contato.
Mauricio Junior

Mauricio Junior - Formado pela Faculdade Anhanguera, Especialista pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Pós-Graduação em Docência Superior e cursando Mestrado na UNB Engenharia Elétrica; . Tenho 29 anos e possuo sete livros publicados pela editora Ciência Moderna e sou editor do Linha de Código.
Sou Certificado Microsoft MCP, MCAD e MVP, faço parte da comunidade ASPNETI.COM, onde publico artigos, vídeos, ebooks e livros Publico artigos, vídeos e podcast em outras comunidades. Trabalho como Analista de Sistemas / Desenvolvedor na empresa ATP S/A.
Blog:
blog.mauriciojunior.org
Site pessoal: www.mauriciojunior.org