Infra - ForeFront / Antigen / IAG

FAQ: O que é o Antigen? Ajude a Proteger os seus Servidores de Mensagem e Colaboração contra Vírus, Worms, Spams e Conteúdo Indevido

O Antigen é um conjunto de soluções antivírus e anti-spam de nível servidor e filtro de conteúdo que ajuda as empresas a proteger seus ambientes de e-mail e de colaboração contra os vírus, worms, spams e conteúdo indevido.

por Ricardo Frois



O Antigen é um conjunto de soluções antivírus e anti-spam de nível servidor e filtro de conteúdo que ajuda as empresas a proteger seus ambientes de e-mail e de colaboração contra os vírus, worms, spams e conteúdo indevido.

Com um mecanismo de varredura múltiplo e em camadas, os produtos Antigen ajudam a combater as últimas ameaças antes que elas afetem as empresas e os usuários. Com grande integração ao Microsoft Exchange, o Microsoft SharePoint e o Microsoft Live Communications Server, ele garante forte proteção e controle centralizado sem sobrecarregar o servidor ou o desempenho da infra-estrutura de rede. As tecnologias de filtro de conteúdo e arquivos garantem que as organizações possam controlar a conformidade com as políticas corporativas de conteúdo, eliminando a linguagem inapropriada e os anexos perigosos vindos de comunicações internas e externas.

Uma versão dos produtos de segurança para e-mail Antigen com a marca Microsoft está em atual seleção beta e será disponibilizada, provavelmente, dentro dos próximos seis meses. Os preços e o licenciamento serão anunciados em uma data futura. A versão com marca Microsoft dos produtos Antigen para o SharePoint Portal Server/Windows SharePoint Services e Live Communications Server acompanhará os produtos.

Entre os benefícios do Antigen estão:

Defesa em Camadas: O Antigen protege as organizações contra as últimas ameaças, gerenciando múltiplos mecanismos antivírus, em múltiplas camadas, por toda a infra-estrutura de e-mail para oferecer máxima proteção.

Otimização do Servidor: O Antigen fornece grande integração com os servidores Microsoft Exchange, Live Communications Server e SharePoint para garantir forte proteção e controle centralizado sem sobrecarregar o desempenho do servidor.

• Controle de Conteúdo:O Antigen faz com que as organizações reforcem sua conformidade com as políticas corporativas de conteúdo, eliminando a linguagem imprópria e os anexos perigosos das comunicações internas e externas.

Microsoft Antigen: Perguntas Mais Freqüentes

P. Quais produtos Antigen fazem parte da versão beta anunciada em 9 de Fevereiro?

R. Antigen para Exchange, Antigen para Gateways SMTP, Antigen Spam Manager (antes conhecido como Advanced Spam Manager) e Antigen Enterprise Manager (antes conhecido como Sybari Enterprise Manager). Esses produtos com a marca Microsoft ainda estão em fase beta e, provavelmente, estarão disponíveis dentro dos próximos seis meses. O Antigen para SharePoint e o Antigen para Mensagem Instantânea fazem parte da linha de produtos de segurança às mensagens e colaboração do Antigen. As versões da Microsoft sobre esses produtos estão agendadas para serem disponibilizadas no primeiro semestre de 2007. As versões com marca Sybari desses produtos continuarão disponíveis até essa data.

P. De que forma será licenciada a versão Microsoft do Antigen?

R. Os produtos Antigen são licenciados em um modelo de assinatura por usuário. Essa licença inclui todas as atualizações de mecanismo antivírus e anti-spam, assinaturas e atualizações de produtos durante o período de licença. Os detalhes sobre preços e licenças serão anunciados em uma data futura.

P. De que forma o Antigen se relaciona com outras tecnologias de segurança Microsoft?

R. Os produtos antivírus e anti-spam Antigen protegem o servidor para prevenir que os vírus, worms, spam e conteúdo indevido cheguem aos usuários finais. Ele fornece proteção adicional a outros produtos de segurança Microsoft.

• ISA: O ISA Server é um pacote avançado e firewall de inspeção de camada da aplicação da Microsoft, além de uma Rede Virtual Privada (VPN - virtual private network) e solução de cache Web que permite que os clientes corporativos maximizem facilmente os investimentos existentes em tecnologia da informação (TI), aprimorando a segurança e o desempenho da rede. O Antigen para Gateways SMTP pode ser executado no ISA Server para proteger o tráfego SMTP.

• FrontBridge: Enquanto o Antigen oferece aos clientes uma solução de premissa quanto à proteção de todos os servidores de mensagem e colaboração, o serviço FrontBridge oferece proteção de e-mail “às escuras”. Usadas juntas, essas soluções oferecem defesas em camada completas para ajudar a garantir a produtividade e disponibilidade das mensagens aos usuários. As soluções FrontBridge e Antigen usam os princípios comuns de mecanismos de varredura antivírus e múltiplas técnicas anti-spam para fornecer mais proteção contra os últimos vírus, worms e spams. O serviço FrontBridge fornece grande proteção que remove ameaças antes de elas chegarem à infra-estrutura da organização. O software Antigen protege o roteamento interno e os servidores de entrada, fornecendo retenção a incidentes dentro da infra-estrutura de e-mail.

• Microsoft Client Protection (Proteção de Cliente Microsoft): O Microsoft Client Protection fornece às empresas o controle necessário para se proteger contra as ameaças constantes de malware, como spyware, vírus e rootkits nas estações de trabalho, laptops e servidores de arquivos. A proteção complementa aquela que já é fornecida ao servidor de e-mail e colaboração do Antigen.

P. De que forma os produtos Antigen se adaptam à estratégia geral de segurança Microsoft?

R. A segurança dos nossos clientes é prioridade máxima para a Microsoft, e nós nos comprometemos em entregar o software, os serviços e as melhores práticas que, juntos, irão ajudar a proteger ainda mais nossos clientes e a indústria. Estamos trabalhando com o mercado para projetar confiança na computação, a fim de que todos os usuários possam desempenhar seu potencial. Nossa abordagem quanto à segurança exige um investimento contínuo em tecnologia, a partir da indústria e dos clientes, manuais prescritivos e liderança de mercado por meio de parcerias, condutas e iniciativas. Como as ameaças de segurança de e-mail e colaboração, como os vírus, worms e spams representam uma grande preocupação dos clientes, a Microsoft investiu nos produtos Antigen, que ajudam a construir a base para toda a nossa estratégia de segurança de defesa profunda.

P. De que maneira os clientes irão se beneficiar com o lançamento pela Microsoft dos produtos Antigen?

R. A versão do Antigen com a marca Microsoft incluirá o mecanismo de varredura do Antivírus Microsoft, fornecendo aos clientes do Antigen um novo mecanismo adicional com o qual irão proteger seus ambientes de e-mail. Esse lançamento do Antigen também irá completar a verificação do Microsoft Security Design Lifecycle (SDL), garantindo que o Antigen encontra-se dentro dos altos padrões Microsoft no desenvolvimento do código seguro.

P. De que forma os parceiros irão se beneficiar com o lançamento da marca Microsoft dos produtos Antigen?

R. Todos os parceiros Registrados, Certificados e Certificados Gold poderão vender a versão Microsoft dos produtos Antigen.

P. Quais versões do Exchange os produtos com marca Microsoft do Antigen irão suportar?

R. As versões com marca Microsoft do Antigen, atualmente em versão beta, irão suportar o Exchange 2000 e Exchange 2003.

P. O Antigen fará parte do Windows OneCare?

R. O Windows OneCare é um serviço por assinatura do PC Health que ajuda a proteger os clientes e otimizar sua experiência em computação com o Windows. Como o Antigen está voltado para a segurança baseada em servidor, ele não fará parte do Windows OneCare.

P. O Antigen irá se tornar um recurso do Exchange ou será parte do sistema operacional Windows?

R. Não. A intenção da Microsoft é continuar a vender sua tecnologia como série autônoma de produtos.

P. Quais mecanismos de varredura antivírus estão incluídos no Antigen?

R. A versão do Antigen com a marca Microsoft suporta até nove mecanismos diferentes de antivírus. Em sua configuração padrão, o Antigen inclui os mecanismos Microsoft AV, CA InoculateIT, CA Vet, Norman Data Defense e Sophos no pacote. Outros mecanismos como AhnLab, Authentium, Kaspersky e VirusBuster podem ser adquiridos por uma taxa adicional.

Ricardo Frois

Ricardo Frois - MVP Consumer Security

Formado em Sistema da Informação pela UNIP. Experiência em TI desde 1995, como instrutor técnico e consultor implementando redes corporativas a partir do NT4, 2000 e 2003. Atua na Microsoft desde 2004 como Especialista de Segurança e de Produtos como ISA Server e Antigen / Forefront.
Blog Técnico:
http://spaces.msn.com/ricardofrois