Desenvolvimento - HTML

Web 3.0, o que há de novo?

Saiba o que muda com a web 3.0, o que há de novo e quais as tendências do mundo digital. O que é a Enterprise 2.0 e muito mais.

por Jorge Luiz V. B. Nunes



Apresentação:

Olá, este é meu primeiro artigo aqui, espero que gostem. Para iniciar falarei sobre o novo mundo da WEB, os conceitos, metodologias e ferramentas que rondam nossa Internet. Estive presente em alguns Fóruns de discussões sobre as tendências da Web e espero compartilhar um pouco desta experiência.

O que está em pauta?

Especialistas afirmam que estamos entrando em uma nova era da Internet, alguns a chamam de web 3.0, Era da DR (Digital Reputation) e assim por diante. O importante é entendermos os diversos temas discutidos, que referenciam algumas ferramentas e links interessantes para nosso dia-a-dia. A mensagem deixada por representantes de grande parte de nossos Comunicadores ( Canais de comunicação, operadoras de telefonia, agências e prestadoras de serviço de comunicação em geral), é de uma nova Internet, onde o que importa é a forma como as pessoas se relacionam, o estudo do comportamento e seu meio de vida. Hoje não encontramos mais previsões do que se tornará a Internet, e sim dados comprovados da grande expansão da mesma. Tais dados deixaram alguns desafios para as empresas, dentre eles, como controlar sua governança, de modo a comportar profissionais cada vez mais informados, detentores de um poder capaz de desestruturar ou impulsionar completamente uma organização.

As empresas buscam cada vez mais INOVAÇÃO. E sabendo que o recurso com maior capacidade para expor novas idéias, encontra-se entre a mão de obra JOVEM (não mais entendido no mundo publicitário como faixa etária, mas como estado de espírito), as corporações encontram alguns obstáculos, desde como segurar seus colaboradores, devido a grande quantidade de ofertas de trabalho para profissionais qualificados, e a facilidade em se adquirir informação, até como atualizar seus métodos e processos usando a Internet como aliada para o crescimento, e não mais como um problema para a empresa. A escolha dos profissionais por qualidade de vida e maior liberdade de criação, passou a ser fator primordial em sua carreira. Assim, os mesmos não aceitam serem restringidos, e buscam cada vez mais formas de manter seu relacionamento com outras pessoas.

Resumidamente, ficou a seguinte dúvida: Bloquear o acesso dessas ferramentas de relacionamento, e esperar que encontrem uma nova que faça o mesmo, ou que até criem suas próprias ferramentas? Ou buscar alternativas que tragam essas mentes pensantes e cheias de informação para o lado de TI como aliados?

Na verdade o movimento da Web 3.0 pode consolidar como principais características:
  • Transparência;
  • Autenticidade;
  • Navegabilidade;
  • Velocidade da Informação
  • Inovação;
Estão em evidência alguns estudos e metodologias, como:
  • Behaviour Targeting (Segmentação Comportamental);
  • Reputação Digital;
  • Identidade Digital;
  • Infotopia (Como as mentes produzem conhecimento);
  • Web Semântica;
  • Web em celulares;
  • Marketing de influência social;
  • Web Mobile;
Não podemos deixar de citar o Enterprise 2.0, trata-se do termo usado para tecnologias e práticas de negócio que liberam as equipes das limitações das ferramentas de produção e comunicação legadas, provendo acesso à informação certa na hora certa através de redes de aplicações, serviços e dispositivos A Web 2.0 nas empresas interconectados. Enterprise 2.0 é o uso das emergentes plataformas de software social dentro das companhias, ou entre companhias e seus parceiros ou clientes.

Desta imensa variedade de ferramentas e links, que podem ser úteis, pessoalmente e profissionalmente, são citadas: Wikis, Blogs, Mashups, Social Tagging, RSS, Social BookMarking, Social NetWorking.

Com o surgimento crescente destas ferramentas, algumas conseqüências são inevitáveis:
  • Instabilidade crescente;
  • Fragmentação das Mídias;
  • Consumidor no controle das marcas;
  • Erosão da confiança nas instituições;
  • Necessidade de encontrar novas maneiras de medir produtividade;
Vale lembrar que a tecnologia avançada juntamente com WEB, possibilitando assim, o acesso à Internet cada vez mais rápido, de localidades cada vez maiores, e dos mais diversos equipamentos. Podemos citar como o maior exemplo de tecnologia empregada para o uso de Internet atual, os CELULARES e SMARTPHONES, os mesmos representam a grande virada, onde a informação tende a chegar com maior rapidez a seu destino. Não é a toa que as operadoras estão investindo tanto em Internet mobile.

Diversas ferramentas de web 2.0 já interagem com alguns celulares, como o MSN por exemplo, que já vem instalado em alguns aparelhos.

Conclusão:

Estima-se que com o uso adequado das novas interfaces e aplicações web, as corporações tenham maior chance de permanecer no mercado. É uma tarefa difícil e arriscada, mas que se torne cada vez mais inadiável. As gerações estão mudando, e assim como acontece desde que o mundo é mundo, não serão os mais fortes que irão sobreviver, e sim os que melhor se adaptarem as MUDANÇAS.

Nos próximos artigos pretendo me aprofundar mais em cada tema de nossa suposta WEB 3.0

Espero que tenham gostado!
Jorge Luiz V. B. Nunes

Jorge Luiz V. B. Nunes