Banco de Dados - SQL Server

A importância da Qualidade dos dados nas empresas

Devido à competividade no mercado empresarial é importante que as empresas se defendam de todos os problemas que possam levá-las ao fracasso. Por isso, torna-se importante ter sempre em mãos informações que apresentem a real situação da empresa. Desse modo, é necessário haver Qualidade nos Dados que comporão uma informação que servirá como base no processo decisório.

por Elisangela Araújo



Empresas em busca de resultados têm realizado grandes investimentos em tecnologias e aplicativos, a fim de transformar dados em informações. De qualquer forma isso não é única solução, pois a empresa precisa conhecer a forma como estão sendo gerados esses dados, para que possam ser utilizados como apoio no processo de decisão com mais confiança. Os dados são transformados em informações, para que possam ser utilizados por administradores ou executivos da empresa e, através dessas informações, será apresentada a situação atual da empresa, possibilitando decidir seu futuro. Não adianta investir em ferramentas, se os dados armazenados não têm qualidade.

Decidir o futuro de uma empresa, através da composição de dados, exige boa qualidade e consistência nessa informação, para não haver incerteza e não levar a empresa ao fracasso ou perda de resultados.

A qualidade dos dados é um fator muito importante, pois através deles será gerado o processo de planejamento estratégico que, seja de curto ou longo prazo, terá um mesmo objetivo, o sucesso empresarial. Para isso, é preciso que a empresa, através de equipes bem treinadas, tenha entendimento e conscientização sobre os dados gerados e armazenados por ela, ao realizar trabalhos para avaliar e corrigir, se necessário. Afinal, se houver investimento em TI que não contemple a qualidade dos dados, a empresa terá como resultado vários prejuízos. Já se a organização investir na Qualidade dos Dados, quaisquer que sejam as ferramentas adquiridas, os benefícios serão enormes.

Portanto é importante que as empresas passem a perfilar os dados para verificar o grau de sua qualidade. As práticas para verificar o grau da qualidade dos dados são importantes para saber se há necessidade de efetuar algum tipo de correção, onde e como corrigir. Caso seja encontrado algum tipo de inconsistência nos dados será necessário adotar algum processo de melhoria, para efetuar a correção desses dados.

Eliminar a incerteza nos processos de decisão é muito importante para o avanço da competitividade. Tal eliminação pode ser realizada através da correção e criação de práticas para se verificar o grau da qualidade dos dados. Realizar práticas corretivas dos Dados fará com que as informações compostas para se transformar em informação gerem melhores resultados como apoio no processo decisório. Assim, os responsáveis por decidir o rumo da empresa terão mais confiança nas informações que estão utilizando como apoio no processo decisório.

A empresa que adota processo de melhoria terá como benefício a confiança nos seus armazéns de dados. Adotar um Comitê como a Governança dos Dados também é uma prática positiva para a empresa, pois o comitê ficará responsável por perfilar, analisar e corrigir os dados que possam ser identificados com algum tipo de problema e também realizar trabalhos que melhorem o uso da TI na organização.

Devido à competividade no mercado empresarial é importante que as empresas se defendam de todos os problemas que possam levá-las ao fracasso. Por isso, torna-se importante ter sempre em mãos informações que apresentem a sua real situação. Desse modo, é necessário haver Qualidade nos Dados que comporão uma informação que servirá como base no processo decisório.
Elisangela Araújo

Elisangela Araújo