Gerência - Metodologias e Processos

MOF: SMF Build (Criação)

Este artigo introduz a terceira SMF da fase Entregar, nós veremos as atividades que fazem parte da função Build e os procedimentos que devem ser executados para alcançarmos os objetivos definidos aqui.

por Cleber Farias Marques



Objetivo

Este artigo introduz a terceira SMF da fase Entregar, nós veremos as atividades que fazem parte da função Build e os procedimentos que devem ser executados para alcançarmos os objetivos definidos aqui. Tenha uma ótima leitura.

Obs.: As informações deste artigo são básicas e destinadas ao prévio entendimento do MOF 4, para maiores detalhes acompanhe a série de vídeos no site do Projeto MOF Brasil.

Introdução

A SMF Build aborda as atividades necessárias para criar a solução e documentar o que for criado, ajudando a TI construir com sucesso todos os componentes que foram planejados nos processos anteriores do ciclo de vida.

Figura 1 – A SMF Build no MOF 4.0.

Objetivos

O principal objetivo aqui é criar os entregáveis de acordo com o que os clientes pediram e que as necessidades do negócio exigem, desde a documentação da solução até o ambiente de testes, preparando a solução para a fase piloto, com a menor quantidade possível de defeitos e seguindo o cronograma planejado.

Processos

Para que cada um dos processos desta SMF seja realizado existe um fluxo, este fluxo pode acontecer de forma seqüencial ou paralela, dependendo de como cada processo funciona dentro da organização. É claro que quando existem dependências entre um processo e outro estes deverão ser executados de forma seqüencial ou ainda se a pessoa ou equipe responsável por um processo for a mesma pelo outro também. O que eu quero dizer é que, dependendo da forma com que o processo foi implementado na organização, suas dependências ou ainda o tamanho da equipe responsável por ele, sua execução será ligeiramente alterada, mas isso não afetará suas atividades ou produto final. Acompanhe a seguir os 4 processos e suas atividades para a SMF Build.

1. Preparar para o desenvolvimento.

A preparação do ambiente é uma atividade onde a equipe ou algum membro dela terá que criar um ambiente de testes (laboratório) para que a solução seja implementada e testada de acordo com suas especificações. As principais atividades deste processo são:

· Preparar o laboratório de desenvolvimento.

· Criar procedimentos de registro.

· Preparar para testar a solução.

2. Desenvolver a solução.

Esta atividade começa com o desenvolvimento dos entregáveis, seguindo da documentação referente a cada entregável, que servirá como controle e registro das ações realizadas e ainda os testes deverão ser feitos para garantir as funcionalidades de cada parte da solução. As principais atividades deste processo são:

· Desenvolver os entregáveis da solução.

· Desenvolver a documentação da solução.

· Testar a solução.

3. Preparar para entregar.

Esta é a atividade onde serão criados o conteúdo e os procedimentos necessários para implementar a solução no ambiente de produção. O Plano do Projeto e o plano de Implementação deverão ser atualizados e o treinamento dos usuários que utilizarão a solução deverá ser realizado. As principais atividades deste processo são:

· Preparar a implementação.

· Preparar o conteúdo de treinamento.

4. Revisar o Escopo completo.

Nesta Management Review (milestone) a equipe do projeto, os clientes e os Stakeholders deverão discutir a aprovação do Escopo Completo do projeto, se o que foi desenvolvido até aqui com relação a solução e sua documentação atender aos requisitos dos interessados e as necessidades da organização um acordo será formalizado, permitindo a passagem para a próxima etapa. A principal atividade deste processo é:

· Aprovar o relatório de revisões da milestone Scope Complete

Conclusão

E assim terminamos mais um artigo sobre MOF 4.0, desta vez conhecemos os processos da SMF Build, no próximo artigo nós aprenderemos um pouco sobre as atividades da SMF Stabilize, até lá e muito obrigado pela leitura.

Cleber Farias Marques

Cleber Farias Marques - Atua na área de TI desde 1997, é graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduando em Gestão de TI Aplicada aos Negócios. Possui certificações em ambiente de Infra-Estrutura Microsoft como MCP, MCDST, MCSA, MSFE e também ITIL Foundation, sendo o primeiro certificado MOF Foundation do Brasil. Idealista do projeto MOF Brasil (www.clebermarques.com) que tem como objetivo compartilhar as melhores práticas de ITSM.