Desenvolvimento - C#

Guia prático para o desenvolvimento de Aplicações C# em Camadas - parte 1

Este é o primeiro de uma série de artigos onde vamos demonstrar passo-a-passo a construção de uma aplicação .Net utilizando o conceito de desenvolvimento em camadas. Nosso objetivo é permitir à você praticar o desenvolvimento de uma aplicação real em .Net para que você adquira habilidades para a construção ou manutenção de aplicações mais complexas.

por Carlos Camacho



1 - Introdução

Este é o primeiro de uma série de artigos onde vamos demonstrar passo-a-passo a construção de uma aplicação .Net utilizando o conceito de desenvolvimento em camadas.

Nosso objetivo é permitir à você praticar o desenvolvimento de uma aplicação real em .Net para que você adquira habilidades para a construção ou manutenção de aplicações mais complexas.

Para alcançar esse objetivo, essa série de artigos foi concebida como um guia passo-a-passo que abrange todas as etapas da implementação relacionadas ao desenvolvimento de uma aplicação .Net.

Conforme você for evoluindo nos módulos, irá adquirir conhecimentos sobre:

· Comunicação entre as camadas;

· Vantagens do modelo de desenvolvimento em camadas;

· Controle de transações do banco de dados com o ADO .Net;

· Construção de uma aplicação para Windows;

· Construção de uma aplicação para a Web;

· A importância da segurança no desenvolvimento de aplicações.

A metodologia utilizada será o desenvolvimento em três camadas. Veremos a diferença entre:

· Camada de acesso à dados ou Data Access Layer (DAL);

· Camada de regras de negócio ou Business Logic Layer (BLL); e

· Camada de interface do usuário ou User Interface (UI).


Na camada de interface com o usuário reutilizaremos as camadas DAL e BLL para criarmos dois projetos de interface para o usuário. Um projeto será uma aplicação que rodará no Microsoft Windows e o outro será uma aplicação para a Web.

Esperamos que com esta série de artigos você esteja munido de conhecimentos práticos úteis no seu dia-a-dia. Para os desenvolvedores de soluções de TI esperamos que este material possa agregar dinamismo e eficiência na construção profissional de softwares.

Para os professores esperamos que o guia passo-a-passo possa ser usado como exemplos práticos da utilização de conceitos como: programação orientada a objetos, integridade referencial de banco de dados, uso de transações via linguagem de programação C# .Net e implementação de algoritmos de segurança no desenvolvimento de aplicações.

Para os alunos e entusiastas da tecnologia Microsoft .Net desejamos que essa série de artigos represente o início de uma carreira profissional repleta de sucesso e realizações.

1.1) Requisitos Técnicos: Quais softwares nós vamos utilizar?

Esse projeto será desenvolvido utilizando os softwares:

· Sistema Operacional: Microsoft Windows XP Professional;

· Banco de Dados: Microsoft SQL Server 2005;

· Microsoft Visual Studio 2005 Professional Edition.

Carlos Camacho

Carlos Camacho - Carlos Olavo de Azevedo Camacho Júnior é mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP. Pós-graduado em Análise e Projeto de Sistemas pela Universidade Paulista UNIP. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Paulista UNIP e possui Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Oswaldo Cruz.
MCP .Net, MCP SQL Server, Carlos Camacho leciona disciplinas técnicas na área de Ciências Exatas e é Consultor em Tecnologia da Informação para Instituições Financeiras.