Infra - Exchange Server

Database Recovery Management: Reparando uma database

Com este tutorial mostraremos como reparar uma database no Exchange Server 2007, sem precisar rodar os 3 comandos separadamente na linha de comando.

por Anderson Patricio



Autor: Anderson Patricio / José Rodas

Overview

O Exchange Server 2007 possui integrado um conjunto de ferramentas para auxiliar os Administradores. Neste conjunto de ferramentas que ficam localizados na seção Toolbox temos ferramentas para as mais variadas necessidades, neste artigo estaremos abordando a verificação de erros relacionados a componentedatabase através do Database Recovery Management que faz parte do ExTRA (Exchange Troubleshooting Analyzer).

Importante salientar que todas ferramentas possuem atualização na hora de execução com isto uma boa prática é sempre mantermos as ferramentas sempre atualizadas com as últimas versões disponíveis.

Nota: Este procedimento deve ser utilizado como último recurso, não em operações rotineiras, se tiveres um backup utilize-o antes deste processo.

Solução

Para recuperarmos uma database provavelmente ela estará parada, mas caso não esteja devemos parar a mesma para executarmos o procedimento mostrado na seção de reparação da mesma.

Desmontado a mailbox database para verificação...

  1. Abrir o Exchange Management Console

  2. Expandir Server Configuration

  3. Clicar no mailbox server desejado no Work Panel (em nosso exemplo SRV-EX02)

  4. Expandir <Storage Group> no Result Panel (em nosso exemplo First Storage Group)

  5. Clicar em <Mailbox> (em nosso exemplo Mailbox Database)

  6. Na Toolbox Actions clicar em Dismount Database

  1. Caixa de diálogo confirmando o Dismount da base, lembrando que com isto todos usuários contidos nesta database estarão sem acesso aos e-mails, ou seja, devemos efetuar este procedimento em horário fora do expediente. Devemos clicar em Yes.

  1. Podemos verificar no Exchange Management Console na coluna Status que a mailbox database está como desmontada.

Reparando a database...

  1. Abrir o Exchange Management Console

  2. Clicar em Toolbox

  3. Clicar em Database Recovery Management e na Toolbox Actions clicar em Open Tool...

  1. Update and Customer Feedback. Tela inicial do assistente informando se desejamos participar do Microsoft Customer Experience Improvement Program e se desejamos atualizar a ferramenta, é uma boa prática sempre deixar a ferramenta atualizada, depois de fazermos as opções devemos clicar em Go to Welcome screen

  1. Enter Server and User Information. Devemos colocar um texto para esta operação (em nosso exemplo Reparando uma database) e informar nomes do servidores Exchange Server e Active Directory, depois de preenchido devemos clicar Next

  1. Select one of the following tasks. Devemos clicar em Repair database

  1. Select Repair Options. Devemos escolher o storage group o qual pertença a nossa mailbox database que vamos reparar, feito a escolha devemos clicar em Next.

  1. Select Databases to Repair. Devemos escolher quais databases desmontadas desejamos reparar e depois devemos clicar em Next.

  1. Repair Task Warning. Nos será informado o que será feito e informações sobre o procedimentos, tais como ter 110% de espaço livre em relação a maior database para realizar esta operação. Os procedimentos executados pela ferramenta serão:

  • Eseutil /p (hard repair) ou seja utilize esta ferramenta em última instância

  • eseutil /d (desfragmentação)

  • isinteg -fix -test alltests (para reparar a estrutura logica da database para uso)

Ciente do que será feito, devemos clicar em Continue to perform Repair Task

  1. Mensagem de aviso nos questionando se realmente temos certeza desta operação, devemos clicar em OK.

  1. Report Repair Results. Tela final da ferramenta informando as operações executadas e o resultado de cada uma delas, agora temos que tentar subir a base e fazer um backup os usuários conseguindo acessar o conteúdo, é extremamente importante que seja criado um novo mailbox store e movido estas caixas para uma nova mailbox database.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como reparar uma database no Exchange Server 2007, sem precisar rodar os 3 comandos separadamente na linha de comando, podemos gerenciar isto de forma fácil através das ferramentas integradas disponíveis no produto. O importante é não utilize este tutorial a menos que esteja em uma situação crítica e onde o tempo de restore não é viável, em suma: utilize-o como último recurso.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/