Desenvolvimento - ASP. NET

Introdução ao LINQ

O LINQ, uma promessa antiga da Microsoft, veio para preencher o “vazio” existente entre a orientação a objetos e os bancos de dados relacionais.

por Fernando Amaral



O LINQ, uma promessa antiga da Microsoft, veio para preencher o “vazio” existente entre a orientação a objetos e os bancos de dados relacionais.

Na verdade o LINQ foi um pouco além disso, se tornando uma linguagem padrão de manipulação de dados em diversos formatos. Existem três forma de LINQ: LINQ para Objetos, LINQ para XML e LINQ para SQL.

Vamos agora fazer uma breve introdução ao LINQ para SQL. Crie uma nova aplicação ASP.NET 3.5, na caixa de dialogo Add New Item selecione LINQ to SQL Classes, de o nome da base de dados que irá utilizar, no meu Caso, NorthWind:

O VS sugere que o arquivo será criado na pasta App_code, clique em Sim.

Abra o Server Explorer, conecte com o banco de dados que irá utilizar, expanda a pasta Tables:

Arraste as tabelas que deseja utilizar para a área especifica do arquivo dbml. No exemplo arrastei a entidade Customers e Orders. Note que o VS mapeou a tabela em duas classes, inclusive alterando o nome para Customer e Order. O VS também indiciou o relacionamento entre as classes:

Agora vá para o WebForm criado na sua aplicação. Na área de design coloco que controle GridView, de um duplo clique sobre o formulário para criar um manipular para o envento OnLoad do WebForm. Digite o seguinte código:

Protected Sub Page_Load(ByVal sender As Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Me.Load

        Dim db As New NorthwindDataContext

        Dim consulta = From n In db.Customers Select n

        GridView1.DataSource = consulta

        GridView1.DataBind()

End Sub

public partial class Default3 : System.Web.UI.Page

{

    protected void Page_Load(object sender, EventArgs e)

    {

      NorthwindDataContext db = new NorthwindDataContext();

        var consulta = from n in db.Customers select n;

        GridView1.DataSource = consulta;

        GridView1.DataBind();

     }

}

Rode a aplicação e observe o resultado.

Fernando Amaral

Fernando Amaral - Certificado PMP pelo PMI, CDIA+ pela CompTia, MCP, MCAD, MCSD, MCDBA, MCT pela Microsoft. Pós Graduado em Gestão de Sistemas de Informação (UNIDERP) e Melhoria em Processos de Software (UFLA). Atualmente reside em Campo Grande, MS, onde presta consultoria, treinamentos e palestras na área de TI.
Blog:
http://www.fernandoamaral.com.br.