Infra - Mobile Information Server

Mobilidade e Dispositivos Moveis

Nesse primeiro artigo, espero nivelar o conhecimento de todos, para que possamos juntos nos aprofundar mais ainda, nessa área que tem muito a nos oferecer.

por Max Mosimann Netto



Olá,

Meu nome é Max Mosimann Netto. Sou fundador e coordenador da comunidade Codificando.net. Escreverei artigos sobre Mobilidade e Aplicativos Moveis.
Nesse primeiro artigo, espero nivelar o conhecimento de todos, para que possamos juntos nos aprofundar mais ainda, nessa área que tem muito a nos oferecer. Então vamos lá !


Mobilidade e Dispositivos Moveis

Mobilidade é o termo utilizado para identificar dispositivos que podem ser operados a distancia ou sem fio. Dispositivos que podem ser desde um simples BIP, até os mais modernos Pockets.
Estamos passando por uma transformação tecnológica muito grande nos últimos anos... Paradigmas que antes impediam que uma nova tecnologia chegasse ao mercado, estão sendo quebrados, e assim estamos inovando cada dia mais.

Há alguns anos, quando pensávamos em desenvolvimento para Pockets, logo vinha à cabeça eVB ou alguma outra linguagem especifica para esse uso; Vejam bem, eu disse ESPECÍFICA, pois a linguagens usada, só serviria para esses dispositivos, não podendo ser utilizada para outros fins.

Com o pouco número de informações, e a má documentação que essas linguagens ofereciam, ficava quase que inviável colocar um desenvolvedor de outras áreas, para aprender a tecnologia do desenvolvimento para aplicativos Móveis (Mobile).

Vendo o contexto do mercado que se aproximava, a Microsoft planejou, e iniciou a criação de uma plataforma unificada para o desenvolvimento de aplicações. A .net Framework estava sendo criada.

Quando pronta, a plataforma ofereceria uma gama de recursos para facilitar a vida do desenvolvedor e ofereceria recursos que antes não eram de fácil acesso, como por exemplo: Um fabuloso método de tratamento de erros.

A plataforma foi criada também, para oferecer suporte a aplicativos móveis (Mobiles), sendo que alguns dos recursos foram retirados da .net Framework original para que a mesma se adequasse aos padrões de memória, processador e recursos que os limitados Smart Devices ofereciam. Foi criada a .net Compact Framework.

Por que não continuar com eVB?

O Embed Visual Basic foi descontinuado em sua versão 3.0. A linguagem necessitava de uma transformação muito grande para que se adaptasse aos novos padrões de dispositivos criados na época atual e futura. Abaixo, podemos ver claramente alguns tópicos do por que não uma versão 4.0 do eVB:

Necessidades

Limitações do eVB

Linguagem fortemente tipada Baseada em Scripts
Manipulação de erros robusta Suporte limitado ao "On Error"
Executável Binário Distribuído com texto/script
Ambiente VS.NET (IDE) Ambiente customizado
Compatível com o .net do desktop APIs customizadas, baseadas fracamente no VB 6

Com a criação do Visual Studio.net, o desenvolvimento de aplicações para Smart Devices, ficou um tanto simples, pois todo o ambiente de desenvolvimento, testes e deployment foi unificado para nos ajudar na tarefa do desenvolvimento.
O VS.net 2003, já possui por padrão, sistema para desenvolvimento de aplicações para Pockets, Celulares e SmartPhone.
Quando formos desenvolver um sistema para celulares por exemplo, basta selecionarmos o Template ASP.NET Mobile Web Application e desenhar os controles normalmente, como fazemos em aplicações para desktop.
Os controles disponíveis para o dispositivo selecionado ficam habilitados de acordo com o template selecionado.
Todos os controles, possuem checagem de dispositivo, ou seja: você não deve se preocupar com o modelo do dispositivo, o próprio Micro Browser no caso de Mobile Web Applications, se ajusta para cada modelo diferente. Esse processo é muito parecido com o das páginas ASP.NET. Quando o Web Server recebe a solicitação do celular, o Framework identifica o modelo de celular utilizado e monta o WML suportado para aquele dispositivo. Isso é genial, pois não precisamos ficar nos preocupando com os limites impostos pela telas e recursos de cada dispositivo.

No caso do PDA (Pocket), você deverá utilizar o Template Smart Devices Application, que no caso, habilitará o desenvolvimento para Pockets com os recursos e controles suportado pelo dispositivo.

Outra coisa muito importante, é que as versões mais recentes dos SDKs para Smart Devices e SmartPhone, possuem uma versão fantástica de emuladores para testes.

Emuladores, são sistemas quem são executados dentro de sistemas. Ficou claro??? Hehe.. claro que não né !
Vamos entender com exemplos:
Quando vamos desenvolver sistemas para Pockets por exemplo, temos a necessidade de testar a aplicação no dispositivo final certo? Só que geralmente tais dispositivos são muito caros e nem todos tem acesso a um Pocket de R$ 3000,00. Para isso foram criados os emuladores.

Quando você clica no botão de Start (F5), o VS.net executa o emulador do Pocket PC e abre na sua tela exatamente um Pocket, com todos os recursos que um Pocket de verdade tem. A emulação é tão perfeita, que o sistema WinCE roda realmente na memória do seu micro.

A Microsoft disponibiliza emuladores para Pockets e SmartPhones e outros para celular podem ser adquiridos em páginas de empresas especializadas em desenvolvimento para telefonia celular como a OpenWave (http://www.openwave.com).

Bom... Espero que eu tenha conseguido clarear algumas dúvidas sobre Dispositivos Moveis.
No próximo artigo, estarei iniciando um projeto para o desenvolvimento de uma Agenda para um celular. Não deixe de acompanhar OK !

Um abraço e até a próxima !
Max Mosimann Netto

Max Mosimann Netto - Fundador e coordenador do grupo Codificando.net (http://www.codificando.net). Atualmente presta consultoria na área de mobile business, desenvolvendo aplicações para web, pocket, celular e smartphone.
TheSpoke: http://br.thespoke.net/MyBlog/max/MyBlog.aspx