Desenvolvimento - Visual Basic .NET

O Visual Basic.NET é a nova versão do Visual Basic?

Esta dúvida realmente só poderá ser respondida depois que você "colocar a mão na massa" e começar a trabalhar com o novo produto, uma coisa podemos garantir ao invés de simplesmente adicionar algumas características novas ao Visual Basic 6.0...

por Impacta Tecnologia



Esta dúvida realmente só poderá ser respondida depois que você "colocar a mão na massa" e começar a trabalhar com o novo produto, uma coisa podemos garantir ao invés de simplesmente adicionar algumas características novas ao Visual Basic 6.0, a Microsoft fez uma reengenharia completa do produto para podermos mais facilmente escrever aplicações distribuídas tais como n-tier na Web e onde o mercado exigir.

O Visual Basic.NET traz consigo um novo arsenal de recursos OO (Orientados a Objetos). Agora tornou-se uma verdadeira linguagem OO e está no mesmo nível de outras linguagens com que já nasceram com orientação a objeto, linguagens como: C++, C#, Java, Smaltalk e Eifel.

Um padrão mundial usado por todos para comparar linguagens OO é a capacidade de encapsulamento, herança e polimorfismo. Até então, o Visual Baisc 6.0 é fortemente criticado por não responder a altura em relação a vários destes aspectos, mas tão importante quanto esses recursos são os recursos periféricos do novo VB.NET para objetos, como construtores com parâmetros, membros compartilhados, sobrecarga e substituição.

Outra ferramenta que foi trazida para dentro do VB.NET e o coletor de lixo, esta decisão foi tomada pois, só assim poderíamos dar a resposta certa a necessidade de alocar grandes quantidades de pequenos blocos de memória em um sistema verdadeiramente orientado a objeto.

Por exemplo, os componentes compilados com Visual Basic.NET tem sutis diferenças com relação a componentes compilados em VB 6.0, isto se deva ao fato que os objetos do Visual Basic.NET são liberados através do coletor de lixo (garbage colection), quando estes objetos são explicitamente destruídos, antes deles serem realmente removidos da memória.

Estas e outras características, abrem novas portas para o desenvolvedor Visual Basic, por exemplo, Web forms somado ao ADO.NET proporcionam ao desenvolvedor criar rapidamente Web Sites com alta escalabilidade outro exemplo é o suporte a herança, com isso a linguagem ganha novas características de programação verdadeiramente orientada a objetos, os Windows Forms suportam de forma nativa a acessibilidade e a herença visual, talvez a facilidade que vai trazer maior prazer aos desenvolvedores será distribuir suas aplicações pois agora é tão simples quanto copiar seus executáveis e componentes de um diretório para outro, esta maravilha que para muitos parece utopia devemos graças a plataforma .NET que se propôs a resolver todos estes problemas, isto significa que a instalação de uma aplicação será feita com um "copy *.*", para não falar na desinstalação, onde será necessário apenas um "del *.* ", ainda mais, não existe registry no .NET; as informações de configurações são armazenadas em arquivos XML no diretório do próprio aplicativo.

Isto tem um significado impar, pois quer dizer que os executáveis .NET não estão amarrados a nenhuma CPU ou sistema operacional. Eles contém código em uma "linguagem intermediária", chamada de "IL" que é compilado em tempo de execução e armazenado em um cache para posterior reuso sem a necessidade de nova compilação. As "funções de biblioteca" como acesso a arquivos e conexões de rede fazem parte do ".NET Framework" e estão presentes em todos os dispositivos. Isto quer dizer que um executável .NET pode rodar em qualquer CPU e sistema operacional para o qual o runtime tenha sido desenvolvido.

Se você ainda não está vendo o final de uma era e o ínicio de outra, então tenha a certeza que sua era pode já estar no fim, não deixe isto acontecer, você precisa estar preparado para o futuro e o futuro é agora.

Impacta Tecnologia

Impacta Tecnologia - http://www.impacta.com.br
Tel.: (11) 3285 5566