Infra - Exchange Server

Movendo CMS (Cluster Mailbox Server) no Exchange Server 2007 SP1

Com este tutorial mostraremos como mover os recursos de um mailbox server entre nós utilizando a funcionalidade Manage Clustered Mailbox Server.

por Anderson Patricio



Autor: Anderson Patricio / Rodrigo Rodrigues

Overview

Antes do Service Pack 1 do Exchange Server 2007 a única forma de fazermos a movimentação de recursos do cluster era através do Exchange Management Console, a partir do SP1 podemos mover os recursos Exchange Server através de uma funcionalidade chamada Manage Clustered Mailbox Server que pode ser acionada através do Exchange Management Console.

Solução

Para movermos um Cluster Mailbox Server (CMS) entre nós do Exchange Server, devemos efetuar os seguintes passos:

Lembrando que neste tutorial temos dois servidores srv-node01 e srv-node02 e o CMS (Cluster Mailbox Server) se chama srv-mbx. No Cluster Administrator todos os recurcos Cluster propriamente dito e o CMS estão no srv-node02.

  1. Abra o Exchange Management Console
  2. Expanda Server Configuration
  3. Clique em Mailbox
  4. Selecione o CMS
  5. Na Toolbox Actions aparecerá Manage Clustered Mailbox...

  1. Introduction. Primeira tela do assistente que irá nos mostrar o nome do CMS e as possíveis açoes que podemos tomar que são:
  • Move the clustered Mailbox server to another server: Mover CMS entre nodos, no caso do CCR podemos ter no máximo 2 nodos
  • Start the clustered mailbox server: Iniciar um CMS previamente parado
  • Stop the clustered mailbox server: Para o CMS isto impossibilitará os clientes de acessarem as mailboxes que estão neste CMS

Devemos clicar na primeira em Move the clustered Mailbox server to another server e clicar em Next.

  1. Move Clustered Mailbox Server. Devemos qual será o nó que irá receber o recurso, devemos clicar em Browse e escolher o nó. Em nosso exemplo será o srv-node01, clique OK.

  1. Agora que já temos o nó escolhido, devemos adicionar um comentário e clicar em Next.

  1. Progress. Sumário do que será feito para confirmarmos a operação devemos clicar em Move. Lembrando que durante o processo o serviço ficará indisponível para os clientes e poderá gerar erros no OWA e no Outlook, mas será apenas por alguns momentos.

  1. Completion. Tela final do assistente informando que o CMS foi movido corretamente, podemos clicar em Finish para finalizar o assistente.

Com o processo feito, podemos olhar no Cluster Administrator do sistema operacional que o CMS que é o recurso de cluster foi movido, mas o recurso do cluster propriamente dito continua no srv-node02 e para ser movido pode ser feito via Cluster Administrator ou ainda quando o nó é desligado.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como mover os recursos de um mailbox server entre nós utilizando a funcionalidade Manage Clustered Mailbox Server.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/