Infra - Exchange Server

Quando utilizar um dispositivo VoIP gateway no Exchange Server 2007

Com este tutorial mostraremos o que é um VoIP Gateway e quando precisamos utilizá-lo.

por Anderson Patricio



Autor: Anderson Patricio / Rodrigo Rodrigues

Overview

O Exchange Server 2007 é um dos produtos principais da estratégia de UM (Unified Communications) da Microsoft, e por esta característica ele deve se integrar ao sistema de voz para prover mais recursos de mensageria e colaboração para os usuários. Uma dos novos papéis do Exchange Server 2007 é o Unified Messaging Server que faz a interface com o sistema telefônico e aumenta ainda mais a importância do Mailbox Server como repositório único de informações, tais como: mensagens, tarefas, agendas e Voz!

Solução

Podemos resumir os sistemas de telefonias atuais em 3 modelos:

  • Centrex: é mais para pequenas empresas, onde o cliente não tem infra-estrutura de telefonia e todos os recursos são da operadora de telefonia. Neste cenário cada usuário tem uma linha analógica conectada diretamente a Central Telefonica da operadora.
  • Key Telephone System: a empresa aluga algumas linhas da operadora de telefonia e quando há uma ligação todos os telefones tocam, neste cenário geralmente existe uma secretária que recebe as ligações e notifica o usuário final que linha ele deve usar para completar a ligação recebida. No caso de ligações externas o usuário escolhe uma linha disponível para fazer a ligação.
  • PBX: é um sistema privado de telefonia e disponibiliza inúmeras funcionalidades quando comparado com o Centrex e o Key Telephone System. A empresa óbtém várias linhas da Operadora de telefonia, todas as linhas terminam no PBX e não são extendidas para cada telefone interno. O PBX faz automaticamente todo o roteamento para ligações externas (ao contrário do Key Telephone System onde o usuário tem que fazer a escolha), fazendo a utilização das linhas disponíveis, aumentando a disponibilidade e diminuindo os custos com telefonia.

Bom existem vários sistemas de telefonia, mas todos se integram com o Exchange 2007 nativamente? Não e em alguns casos um dispositivo chamado VoIP Gateway se faz necessário para tal integração.

O que é um VoIP Gateway?

É um dispositivo capaz de enviar dados de voz em uma rede IP. Um gateway por definição é um dispositivo capaz de ligar duas redes incompatíveis, em nosso caso a rede de telefonia com a rede IP, esta interligação é feita através da conversão de protocolos.

Um VoIP Gateway converte os dados que vem de uma rede de circuito (sinal analogico ou digital) e converte em pacotes, pacotes estes que são entendidos pelo Unified Messaging Server.

Quando o ambiente atual não suporta integração direta com o UM a figura do VoIP Gateway se faz necessária, ele será o componente de ligar o ambiente de telefonia legado com o UM.

Quando utilizar um VoIP gateway?

O mais importante é conhecer o ambiente e sempre ter um especialista para validar o projeto e hardware necessário, mas como via de regra se qualquer uma das seguintes afirmações for verdadeira, você deverá utilizar um VoIP gateway:

  • Se você possuir um Key Telephone System é necessário um VoIP gateway
  • Se você possuir um Centrex que não suporte IP (IP Centrex System) é necessário um VoIP Gateway
  • Se você possuir um PBX sem suporte a IP (IP PBX System) é necessário um VoIP Gateway
  • Não tenho PBX, Centrex e Key Telephone System só linhas comuns da telefonia, o que eu faço? Instala primeiro um sistema de telefonia e depois parte para o UM.

Conclusão

Com este tutorial mostramos o que é um VoIP Gateway e quando precisamos utilizá-lo.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/