Infra - Exchange Server

Entendendo o roteamento de mensagens entre o Hub Transport e o Mailbox Server

Neste tutorial vamos explicar como funciona o roteamento de mensagens no Exchange Server 2007, quando falamos roteamento estavamos falando de apenas duas possíveis funções: Hub Transport e Edge Transport.

por Anderson Patricio



Autor: Anderson Patricio / Rodrigo Rodrigues

Overview

Neste tutorial vamos explicar como funciona o roteamento de mensagens no Exchange Server 2007, quando falamos roteamento estavamos falando de apenas duas possíveis funções: Hub Transport e Edge Transport. Neste tutorial vamos entender como funciona o roteamento somente na figura do Hub Transport e explicaremos o porque de obrigatoriamente existir um Hub Transport em um site que tenha um Mailbox Server instalado.

Solução

Uma das grandes mudanças que tivemos no Exchange Server 2007 em relação ao Exchange Server 2003 é utilização de regras de transporte, mas para elas funcionarem foi necessária uma mudança na arquitetura do produto. Com isto temos todas mensagens entre usuários é redirecionado para um Hub Transport que ai temos a oportunidade de criar regras flexíveis para mexer com o tráfego de mensagens.

Basicamente, o Mailbox Server através do serviço de Mail Submission sinaliza para um Hub Transport no mesmo site do Active Directory que existem mensagens para serem entregues e tais mensagens estão no Outbox dos usuários, o Hub Transport por sua vez pega esta informaçao do Mailbox Server e coloca na fila Submission do Hub Transport. A transferência desta mensagem é feita via Exchange RPC

O processo para escolha de Hub Transport pode ser resumido nestes 3 passos:

  1. Se o mailbox server também tiver a função de Hub Transport, se tiver qualquer problema no Hub Transport local (Back Pressure feature) o Mailbox pega outro Hub Transport server
  2. Se o Mailbos Server não tiver Hub Transport instalado as mensagens serão entregues balanceadamente entre os servidores Hub Transport ativos
  3. Se o Hub Transport selecionado não poder ser contatado o serviço de Microsoft Exchange Mail Submission vai designar outro servidor para conexão no mesmo site do AD. O servidor será marcado como inativo.

Na figura abaixo podemos ver um Hub Transport no site principal Porto Alegre, o processo de descoberta de Hub Transports ocorre a cada 10 minutos, e esta lista é mantida no Mailbox Server, se um dos server estiver com problemas ele é removido desta lista. Então se não tivermos nenhum Hub Transport ativo no site onde o Mailbox Server reside as mensagens não serao entregues.

Configurando exceções...

Okay, usando o cenário acima, em alguns casos podemos forçar o Mailbox Server a usar apenas 2 Hub Transport como servidore ao invés de 3, para isto podemos usar o seguinte cmdlet:

Set-MailboxServer -SubmissionServerOverrideList HubServer01, HubServer03

Conclusão

Com este tutorial mostramos como funciona o Mailbox Server conversa com o Hub Transport para roteamento de mensagens.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/