Infra - Windows Server

Removendo Dc do Domínio - Parte 2

Esta segunda parte do artigo, a qual acho a mais interessante relatam processos e ferramentas e serão de extrema eficácia no momento que o leitor passar por esta dificuldade, prefiro que esta não aconteça mas se acontecer você terá informações suficientes para remover este Domain Controller com problemas.

por Rover Marinho



2 – REMOVENDO DC DO DOMINIO FORÇADAMENTE

No artigo anterior foi bem fácil, removemos o Dc este não gerou nenhum erro, foi totalmente removido e ao restartar já poderíamos voltar a trabalhar com o mesmo na função de Member Server.

Porém e quando não conseguimos remover o Dc de forma simples e rápida, esta segunda parte do artigo, a qual acho a mais interessante relatam processos e ferramentas e serão de extrema eficácia no momento que o leitor passar por esta dificuldade, prefiro que esta não aconteça mas se acontecer você terá informações suficientes para remover este Domain Controller com problemas.

2.1 – Despromover um de DC com Problemas

Após tentar remover um DC com problemas da rede e este não ser removido, e esta conseqüência se dá pelas mais variadas formas, problemas no Dc, problemas de Sincronização, Objetos órfãos e poderíamos citar muitos e muitos exemplos de erros que possam acontecer neste Dc, porém vamos dar ênfase neste momento à resolução desses erros.

Todo servidor removido é retirado suas credenciais e informações da chave:

CN=NTDS Settings,CN=<nome_do_servidor>,CN=Servers,CN=<nome_do_site>,CN=Sites,CN=Configuration,DC=<domínio>...

Os objetos NTDS que são guardados dando referencia ao servidor poderão ser encontrados na chave acima, porém no caso de despromover o DC e o mesmo sofrer erros este trabalho terá que ser feito manualmente com a utilização do Ntdsutil.exe

Também teremos que usar o utilitário Adsiedit.msc, este você poderá encontrar no cd do seu Windows tanto 2000 quanto 2003.

Bem o primeiro passo ao qual temos que executar é sem dúvidas a remoção forçada deste controlador de domínio via Ntdsutil.exe, todos os comandos serão descritos e exemplificados com Print’s de todas as telas.

2.1.1 – Utilizando o Ntdsutil.exe

Neste exemplo removeremos o Dc Srv03 do Domínio Hosana.net, este processo faremos forçadamente, para começarmos teremos que remover as referencias NTDS e para isto utilizaremos o Ntdsutil.exe.

Na Figura1, vamos abrir o Ntdsutil, utilizando o prompt de comando:

Vale salientar que em todo o processo de Ntdsutil, disponibiliza a opção de Help, então utilizaremos o Help para apresentarmos as opções.

Figura.1 – Utilizando o Ntdsutil, e visualizando o Help

Conforme a Figura1, o segundo quadrante abaixo do comando, relata todas as opções principais do Ntdsutil, nós utilizaremos à opção METADATA CLEANUP, esta opção server para limpar objetos de servidores e referências dos mesmos. Caso na utilização você desconheça para o que a determinada opção sirva, você poderá ler ao lado direito do comando, um resumo das funções do mesmo.

Figura2 – Utilizando e Visualizando as opções do Metadata Cleanup

Após você digitar o Ntdsutil, digite o comando que esta no quadrante “Metadata Cleanup” e digite Enter.

Nas opções acima você pode ver o “Connections” então digite esta opção e tecle Enter conforme a Figura3.

Figura3 – Utilizando e Visualizando as opções do Connections

A opção de “Connections” nos traz várias opções no comando utilizaremos a opção para nos conectarmos ao Servidor Srv03. Segue na Figura4.

Figura4 – Conectando ao SRV03

Aparece aqui um processo interessante após se conectar ao Srv03, Digite “Quit” e tecle Enter, para retornar as opções do Metadata Cleanup, porém neste momento conectado ao Srv03. (Caso queira ver as opções do help, visualize a Figura1)

Após isto digite o Comando “Select Operation Target”, tecle Enter.

Na Próxima linha digite “Help” para visualizar as opções.

Figura5 – Utilizando a opção Select Operation Target

Na Figura6 demonstramos três funções dentro do Ntdsutil Segue opções:

“List Domains” este lista os domínios habilitados no seu contexto de trabalho.

“Select Domain ‘x’” esta opção serve para selecionar o Domínio ‘x’ para ser feita a manutenção.

“List Sites” esta opção lista todos os sites habilitados para o Domínio selecionado no passo anterior.

Figura6 – Utilizando a opção List Domains, Select Domain e List Sites

Agora que já estamos no Domínio, Site corretos precisamos saber os servidores disponíveis neste Site, para isto utilizaremos o comando “List Servers in Site”, conforme a Figura7

Figura7 – Utilizando a opção List Servers in Site

Vamos neste momento nos conectar ao servidor ao qual queremos remover suas referências.

Digite o comando “Select Server ‘x’” (onde ‘x’ é o número do Servidor).

Figura8 – Utilizando a opção Select Server

Após selecionar o Servidor, podemos utilizar do comando “Remove Select Server” assim removemos as referencias do servidor.

Após isto basta utilizar o comando “Quit” para fechar o Ntdsutil.

Figura9 – Utilizando a opção Remove Select Server

Agora que removemos o Srv03, precisamos tirar toda e qualquer referência do mesmo, dentro do Domínio, vamos começar removendo todas as referências do Srv03 do Dns, para isto abra o console de Gerenciamento do Dns, segue exemplo na Figura10.

Figura10 – Removendo Referências de DC removido

Em toda a zona “hosana.net” será necessário deletar as referências para o Dc Srv03, este trabalho envolve entrar em cada uma das divisões da Zona e remover todos os registros em nome do Srv03, tanto das zonas Forward como da Reverei Zoem.

Não se esqueça de que cada Zona tem suas propriedades e a guia “Name Servers” pode estar com o mesmo configurado, delete a referência, conforme Figura11.

Figura11– Removendo Referências de DC removido

Certo, não esqueça de remover registros no DHCP, Wins e qualquer outro serviço que você utiliza.

Obs: Caso você utilize Exchange Server 2000/2003, e o servidor removido era um Global Catalog, lembre-se de no System Manager da sua organização Exchange, atualizar as opções do Recipient Updates Services.

Neste momento utilizaremos o Adsiedit.msc este pode ser encontrado, no cd do SO na pasta Support, instale o pacote de ferramentas, lembrando que este recurso esta disponível para Windows 2000 e Windows Server 2003, no cd do produto.

Removeremos a referência (objeto) do DC da OU “Domain Controllers”, conforme Figura12, basta selecionar o objeto e deletar, confirme a caixa de Alerta para que o objeto seja removido da OU. Segue exemplo na Figura12.

Caminho:

Menu Iniciar / Executar / (Digite) Adsiedit.msc / (Clique) OK

Expanda o recipiente DOMAIN NC

Expanda DC=Seu Domínio, DC=Com, Local, Net (no nosso caso Hosana.net)

Expanda OU=Domain Controllers

Figura12 Removendo Objetos do Dc do Domínio

Precisamos agora remover os objetos de referência do servidor Srv03, do FRS, segue processo na Figura13.

Caminho:

Menu Iniciar / Executar / (Digite) Adsiedit.msc / (Clique) OK

Expanda o recipiente DOMAIN NC

Expanda DC=Seu Domínio, DC=Com, Local, Net (no nosso caso Hosana.net)

Expanda CN=System

Expanda CN=File Replication Service

Expanda CN=Domain System Volume

Figura13 Removendo Objetos do Dc do Domínio

Existem algumas opções do Active Directory que necessitam ser revistas após este procedimento, segue:

Active Directory Domains and Trusts

Active Directory Sites and Services

Dicas sobre processo com Dc como Global Catalog ou Domínio Filho

Se o controlador de domínio removido era um servidor de catálogo global, avalie se os servidores de aplicativo direcionados para o servidor de catálogo global offline devem ser direcionados para um servidor de catálogo global on-line.

Se o controlador de domínio removido era um servidor de catálogo global, avalie se um catálogo global adicional deve ser promovido para o site, o domínio ou o catálogo global da floresta.

Se o controlador de domínio era um proprietário de função FSMO (Flexible Single Master Operation), aloque novamente essas funções para um controlador de domínio on-line.

Se o controlador de domínio era um servidor DNS, atualize a configuração DNS cliente em todas as estações de trabalho e servidores membro, além de outros controladores que possam ter usado esse servidor DNS para a resolução dos nomes. Isso for necessário, modifique o escopo DHCP para refletir a remoção do servidor DNS.

Se o controlador de domínio era um servidor DNS, atualize as configurações de Encaminhador e Delegação em todos os demais servidores DNS que possam ter indicado o controlador de domínio removido para a resolução de nomes.

Esta Dica citada acima bem como outras informações sobre este processo você poderá ler hein:

http://support.microsoft.com/kb/216498/pt-br

Uma dica muito importante, após todo este processo execute os utilitários:

Dcdiag – Diagnóstico de Dc

Netdiag – Diagnóstico de Infra

Replmon – Teste na Replicação

Assim você poderá testar e saber se sua manutenção ocorreu corretamente.

Bem, finalizamos este artigo.

Caso você tenha dúvida sobre algum tópico ou parte do artigo, entre em contato pelo e-mail: rovermarinho@itcentral.com.br , Este e-mail pode ser utilizado para sugestões ou criticas, bem como solicitação de artigo num tópico especifico.

Até mais,

Rover Marinho

Rover Marinho

Rover Marinho - Atua no mercado de infra-estrutura desde 1998, especializando-se na área de Active Directory, Exchange e infra-estrutura de produtos Microsoft. Trabalha como Consultor e Instrutor em um grande CPLS em São Paulo, onde atua com os produtos: Exchange, Active Directory, Cluster e Projetos Específicos. Grande ênfase na comunidade TechNet, é colunista de muitos sites de Infraestrutura e colaborador da comunidade ITCentral. Atua ministrando palestras e Eventos de Produtos Microsoft, Rover Marinho é certificado MCP, MCSA, MCSE, MCTS, MCITP, MCT e MVP em Directory Services. Para conhecerem suas últimas publicações acessem o Blog: http://rovermarinho.spaces.live.com.