Carreira - Meu currículo

Instalando Ruby on Rails no Windows

Apesar de ser extremamente simples, existem várias dúvidas e confusões quanto ao processo de instalação do ambiente (linguagem Ruby + framework Rails) de desenvolvimento Ruby on Rails no MS Windows.

por Jackson Laskoski



Apesar de ser extremamente simples, existem várias dúvidas e confusões quanto ao processo de instalação do ambiente (linguagem Ruby + framework Rails… saiba mais sobre isso aqui!) de desenvolvimento Ruby on Rails no MS Windows. Os últimos empacotamentos do Ruby trouxeram uma gama de facilitadores, para todos os sistemas operacionais em que a linguagem pode ser instalada, principalmente com a melhoria do instalador de plugins RubyGems e da própria maturidade da interconectividade com o Rails.Isso tudo tornou o trabalho que já era descomplicado, extremamente simples.

Pois bem, sem mais “delongas”, vamos a um passo-a-passo bem objetivo e direto de como colocar o seu ambiente Ruby on Rails em produção:

  1. Baixe, preferencialmente uma versão estável, o Ruby for Windows diretamente do RubyForge;

  2. De posse do executável, basta instalar em seu sistema como qualquer outro software for Windows (mantenha as opções padrões, assim você já terá instalado os editores SciTe e FreeRIDE, além do próprio interpretador de comandos IRB e do instalador de plugins GEM, que será vital para instalarmos o Rails posteriormente);

  3. Baixe a biblioteca de acesso e transações SQL, chamada SQLite. Para tanto, faça o download tanto do arquivo sqlite-3_6_4.zip quanto do sqlitedll-3_6_4.zip (no momento em que escrevo esta dica, as últimas versões estáveis da lib), descompacte e copie os arquivos sqlite3.def, sqlite3.exe, sqlite3.dll para o C:\WINDOWS\SYSTEM32;

  4. Bem, até o presente momento temos o Ruby com seus principais requisitos e recursos instalados. É chegada a hora de instalarmos o Rails, o que com o RubyGems é muito simples: Abra um prompt de comando do MS-DOS e digite:
    • gem install rails –include-dependencies (isso fará o download do Rails, a partir dos repositórios oficiais, e instalará as suas dependências também).

  5. A posteriori, se tiveres problemas com SQLite quando do geramento das suas aplicações, instale a GEM para a biblioteca (normalmente ela já é instalada quando se utiliza o parâmetro –include-dependencies na instalação do Rails):
    • gem install sqlite3-ruby (Escolha a plataforma operacional correta: ms-win32).

Pronto, agora você já tem o seu Ruby on Rails operante e produtivo. Basta aprender mais sobre como aproveitar ao máximo este espetacular ambiente de desenvolvimento. Boa sorte! ;)

Artigo originalmente publicado em:
http://www.jack.eti.br/www/?p=422  
Jackson Laskoski

Jackson Laskoski - Desenvolvedor, analista/administrador de sistemas e professor universitário.
http://www.JACK.eti.br