Desenvolvimento - C#

Primeiras imagens do Visual Studio Team System 2010

A Microsoft disponibilizou para download uma máquina virtual com o Visual Studio Team System 2010, o .NET Framework 4.0 e diversas outras tecnologias.

por Marcos Dell Antonio



A Microsoft disponibilizou para download uma máquina virtual com o Visual Studio Team System 2010, o .NET Framework 4.0 e diversas outras tecnologias. A versão disponível é somente um Community Technology Preview (CTP) e portanto deverá sofrer alterações até a versão final. Confira abaixo as primeiras imagens.

Visual Studio 2010

A “home page” mudou e ao que tudo indica a promessa de que a nova versão da IDE seria construída com o Windows Presentation Foundation (WPF) foi cumprida.

vsts-1.jpg

Diagramas UML

Um novo tipo de projeto foi adicionado no Visual Studio 2010: Modeling Project. Dentro dele é possível criar seis tipos de diagramas UML: casos de uso, atividades, camadas, sequência, componentes e classes.

vsts-13.gif
Novo tipo de projeto: Modelig Projects

vsts-14.gif
Diagramas UML

A criação de todos eles está bem flexível e simples. Para criar um diagrama de sequência, por exemplo, basta adicionar um novo item do tipo Sequence Diagram, criar objetos Lifeline e definir as mensagens.

vsts-15.gif
Diagrama de sequência

vsts-16.gif
Diagrama de atividades

Ferramentas para banco de dados

Parece que a realidade brasileira não é só nossa. A Microsoft percebeu que o desenvolvedor .NET por mais especialista que seja na plataforma sempre precisa escrever alguma query SQL ou manipular o banco de dados. Logo, não havia sentido para existir uma versão do Visual Studio para desenvolvedores e outra para DBAs.

No Visual Studio Team System 2010 todas as funcionalidades do Visual Studio Database Edition foram incorporadas à Developer Edition. Agora o desenvolvedor .NET poderá realizar diversas tarefas com o banco de dados, tais como: comparação de schemas, comparação de dados, refatoração, etc.

vsts-10.gif
Ferramentas de banco de dados para os desenvolvedores

Ps: isso já é possível nas versões 2005 e 2008 do Visual Studio, entretanto não faz parte da instalação padrão da IDE.

Ferramentas para arquitetos

Um dos itens mais interessantes do Visual Studio 2010 é o avanço que ele sofreu na área de arquitetura. Um novo recurso chamado Architecture Explorer permite que arquitetos e desenvolvedores naveguem pelo código fonte de uma forma muito simples, como se fosse uma navegação entre as áreas de um site.

vsts-17.gif
Navegação pelo sistema através do Architecture Explorer

Também no Architecture Explorer é possível visualizar um diagrama de dependência de chamadas (call dependency). A idéia por trás desta funcionalidade é apresentar para os arquitetos e desenvolvedores uma imagem dos relacionamentos que existem dentro do sistema. Desta forma, eles podem prever qual é o impacto que uma alteração terá em determinado componente.

vsts-19.gif
Diagrama com os relacionamentos entre componentes

Outra funcionalidade também disponível no VSTS 2010 é a validação da arquitetura (architectural validation). Através dela é possível definir um conjunto de camadas na aplicação e aplicar restrições sobre elas. Em um modelo três camadas, por exemplo, onde há apresentação, negócio e persistência será possível restringir o acesso as classes da terceira camada na primeira. Tudo isso verificado em tempo de compilação.

Gerenciamento de projetos e processos

Foram feitas diversas melhorias referentes aos itens de trabalho (work items). O resultado da query realizada nos itens de trabalho pode ser exportado para o Excel ou Project através de um novo botão. A mesma funcionalidade já existia com um clique do botão direito do mouse sobre a lista de itens.

vsts-8.gif
Opção para exportar para o Excel e Project

Os campos description e history dos itens de trabalho agora suportam rich text editing, ou seja, é possível formatar o texto utilizando diversos recursos (negrito, itálico, lista ordenada, configurações de fonte, etc).

vsts-5.jpg
Cadastro de itens de trabalho com rich text editing

Na hora de adicionar um item de trabalho é possível defini-lo como um Linked Work Item, ou seja, um item de trabalho ligado a outro. Essa funcionalidade dá suporte para algo que há tempos o pessoal já precisava: itens de trabalho hierárquicos.

vsts-20.gif
Linked Work Item

Para visualizar a hierarquia entre os itens de trabalho deve-se alterar o parâmetro Type Query da pesquisa. O valor dele deve ser Tree of Work Items.

vsts-21.gif
Itens de trabalho hierárquicos

Team Build

O team build foi completamente remodelado para usar o Workflow Foundation (WF) na elaboração dos fluxos.

vsts-11.gif
Configuração da build através do WF

vsts-12.gif
Toolbox para configuração da build

Conclusões

De fato o Visual Studio Team System 2010 irá incorporar ainda mais diversas ferramentas para desenvolvedores, analistas, arquitetos e gerentes. A evolução neste sentido é clara, ou seja, a Microsoft está ampliando ainda mais uma suíte de ferramentas capaz de atender as necessidades de todos os envolvidos no projeto.

Referências

Marcos Dell’ Antonio
http://www.marcosdellantonio.net

Igor Abade
http://igoravl.spaces.live.com

Ramon Durães
http://blogs.2pc.com.br/ramonduraes

Marcos Dell Antonio

Marcos Dell Antonio - Profissional certificado (MCPD, MCTS e MCP) em tecnologias da Microsoft e especialista em .NET e Visual Studio Team System. Site: www.marcosdellantonio.net.