Infra - Exchange Server

Exchange Server: Instalando o Microsoft Transporter para migração POP3/IMAP4

Com este tutorial mostraremos como instalar o Microsoft Transporter e configurar as permissões para o usuário que executará a ferramenta.

por Anderson Patricio



Overview

O Microsoft Transporter que originalmente era uma ferramenta de migração Lotus Notes para Exchange Server 2007 recebeu uma nova funcionalidade que é a migração de caixas rodando em outros sistemas de correio que tenham acessibilidade via protocolos POP3/IMAP4.

Para fazer o correto download, basta ir no site www.microsoft.com/downloads e procurar por Microsoft Transporter, baixar sempre a última versão pelo feto de ser a mais atualizada.

Um dos pré-requisitos para o Microsoft Transporter é que a caixa que será migrada deva já estar criada na organização Exchange Server 2007, o processo de criação do arquivo .CSV que será usado para a migração com a ferramenta.

Solução

A instalação do produto é simples, devemos efetuar o seguinte processo:

  1. Tela inicial do assistente. Clicar em Next.

  1. End-User License Agreement. Clicar em I accept the terms in the License Agreement e clicar em Next.

  1. Select Components and Install Location. Se a migração for somente para POP3/IMAP4 e não temos o Lotus Domino no ambiente, podemos estar excluindo tais funcionalidades, feito isso devemos clicar em Next.

  1. Ready to Install. Simplesmente clicar em Install.

  1. Tela final do assistente de instalação, devemos clicar em Finish.

Feito a instalação do produto precisamos configurar as permissões para o Microsoft Transporter, o usuário que irá executar o Microsoft Transporter precisa ter no mínimo as permissões de Recipient Admin e direito de Exchange Impersonate em no mínimo 1 CAS Server. Se configurarmos o Exchange Impersonate para um único CAS Server, deveremos usar este server durante o assisnte de migração.

Adicionando as permissões...

Primeiro precisamos pegar o DistinguishedName do servidor CAS Server, para isto devemos executar o seguinte procedimento:

Sabendo o DistinguishedName temos que rodar o Add-ADPermission no Client Access Server, designando o usuário, para isto vamos utilizar o seguinte procedimento:

Conclusão

Com este tutorial mostramos como instalar o Microsoft Transporter e configurar as permissões para o usuário que executará a ferramenta. Nos próximos tutoriais vamos criar o arquivo que será utilizado pela ferramenta e migração via POP3 e IMAP4.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/