Infra - Exchange Server

Microsoft Transporter: Migrando servidores POP3 para Exchange Server 2007

Neste tutorial vamos mostrar como utilizar o Microsoft Transporter para migrar de um servidor utilizando o protocolo POP3.

por Anderson Patricio



Overview

Neste tutorial vamos mostrar como utilizar o Microsoft Transporter para migrar de um servidor utilizando o protocolo POP3.

Solução

Antes de migrarmos o servidor POP3, devemos estar criando um arquivo .csv com as informações das contas que estão no servidor pop3, neste tipo de migração precisamos saber as senhas dos usuários, podemos estar abrindo um Excel e usando as colunas mostradas na figura abaixo e feito isto podemos preencher com os dados da sua organização.

Neste tutorial estaremos migrando de um servidor de e-mail de mercado chamado MDaemon, como podemos ver na figura abaixo o usuário Anderson Patricio possui algumas mensagens, algumas delas formatadas com links e informações em geral.

Vamos abrir o já instalado Microsoft Transporter Suite for Internet Mailboxes, vamos clicar no botão Add Mailboxes...

O Transporter irá solicitar o arquivo .csv criado no Excel, o qual contém todas informações necessárias para conexão no servidor remoto e autenticaçao das caixas, feito a escolha do arquivo clique em Import.

Todas as caixas irão aparecer no item All Mailboxes e podemos verificar o status de cada uma delas através da coluna Migration Status, como podemos ver não temos nenhum erro e podemos migrar 1 ou várias caixas ao mesmo rodando o mesmo assisnte, vamos clicar na caixa de Anderson Patricio e vamos clicar em Migrate Selected Mailboxes na Toolbox Actions.

Assistente de migraçao, vamos escolher o protocolo POP3, e podemos configurar se o nosso servidor utiliza SSL para autenticação, também vamos selecionar qual o Client Access que estaremos utilizando. Lembrando que é necessária a permissao de Impersonation no client Access que será utilizad nesta migraçao.

Podemos escolhar um período a ser migrado do servidor POP3, em nosso caso queremos todo a caixa do usuários, marcamos All e-mail e clicamos em Next.

Sumário do assistente, devemos apenas clicar em Next.

Tela final do assistente mostrando que a migração foi feita com sucesso apesar de receber um warning onde o assistente não encontrou o default root folder, mas este erro será ignorado.

Agora no Transporter podemos verificar as caixas que já foram migradas, como segue:

Finalmente, o usuário pode acessar o OWA e validar que o conteúdo foi migrado e a formatação foi preservada.

Conclusão

Neste tutorial mostramos como migrar de um servidor de POP3 utilizando o Microsoft Transporter.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/