Infra - Exchange Server

Exchange Server: Microsoft Transporter: Configurando mapeamento de pastas

Neste tutorial mostraremos como utilizar o Microsoft Transporter para customizar pastas a serem copiadas e/ou redirecionadas durante a migração de conteúdo de servidores usando protocolos legados para o Exchange Server 2007.

por Anderson Patricio



Overview

Neste tutorial vamos mostrar como mapear pastas durante a utilização do Microsoft Transporter, usando o protocolo IMAP podemos criar um arquivo onde podemos redirecionar pastas da mailbox de um usuário para um lugar dirente na nova mailbox que será armazenada no Exchange Server 2007, usando o mesmo arquivo podemos estar excluind algumas pastas de estarem sido copiadas pelo Microsoft Transporter.

Solução

Neste tutorial estaremos usando um Exchange Server 2003 com o protocolo IMAP4 habilitado, e estaremos migrando o conteúdo deste servidor para uma nova infraestrutura/organização Exchange Server 2007. Nota: Este procedimento deve ser utilizado quando a opção de transiçao não é possível, ou seja, instalação do Exchange Server 2007 na infraestrutura de mensageria atual e operação de move mailbox para o novo servidor. Usando o Transporter pode ser adequado quando nao vamos utilizar a mesma organização Exchange. Nota2: O Transporter é somente para mover os dados de um servidor que utiliza POP3/IMAP4 para um Exchange Server 2007, a configuração cliente não é alterado, ou seja, coloque isto no seu planejamento.

Vamos verificar a usuária Lidiana.Zamprona onde a mesma possui uma pasta chamada Projects e algumas mensagens dentro do mesmo. Digamos que isto seja um padrão da Companhia, vamos utilizar o Microsoft Transporter para tratar com este específico cenário.

Vamos localizar o arquivo FolderMap.XML que fica em X:\Program Files\Microsoft Transporter tools\config, e vamos criar uma cópia do mesmo, em nosso tutorial vamos nomear esta cópia como CustomFolderMap.xml, e vamos adicionar a chave abaixo, onde todo o conteúdo dos mailbox de origem chamados Projects vao ser copiados para uma subpasta chamada Projects no Exchange Server 2007. Note: Se a pasta não existir no Exchange Server 2007 ela será criada automaticamente.

Usando o mesmo arquivo podemos excluir pastas a serem copiadas, abaixo um exemplo de como remover a pasta Projects durante a utilizaçãod o Microsoft Transporter.

<Folder path = “Projects”>
<Property ExcludeFolder = “true”>
</Folder>

Vamos executar o assistente de migração do Microsoft Transporter, estaremos usando todos os passos mostrandos no tutorial AP947 - Microsoft Transporter: Migrando servidores IMAP4 para Exchange Server 2007 mas na seção IMAP4 Folder Mapping, vamos selecionar um Custom Folder Mapping através do botão browse e vamos selecionar o arquivo que alteramos anteriormente.

Já podemos terminar o assistente e as pastas Projects que estão na raiz da mailbox no servidor antigo, agora serão copiada para uma subpasta dentro de Caixa de entrada/Inbox no Exchange Server 2007.

Conclusão

Neste tutorial mostramos como utilizar o Microsoft Transporter para customizar pastas a serem copiadas e/ou redirecionadas durante a migração de conteúdo de servidores usando protocolos legados para o Exchange Server 2007.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/